15/12/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar a queimada enquanto categoria dos jogos e brincadeiras populares.
Reconhecer o jogo do queimado como meio de transmissão de valores sociais, como: respeito, amizade, companheirismo e cooperação, por meio das regras e da criação de estratégias durante o jogo.
Conhecer novas possibilidades de brincar com o mesmo jogo, e ampliando a capacidade criativa de interpretação no jogo.
Não será necessário nenhum conhecimento prévio.
Espaço para aulas da Educação Física.
Atividade 1
Perguntar se os alunos conhecem o jogo do queimado (ou da queimada), quais suas regras e forma de brincar. Onde brincam?
O jogo: queimada
Para jogar a queimada você precisa dividir duas equipes com mesmo número de pessoas. Traça-se dois campos, ficando cada equipe com em lado do campo. A linha de fundo de cada lado é chamado de cemitério ou poço. O objetivo é jogar a bola nos adversário para queimá-los (acertar um arremesso no adversário sem que ele segure a bola), até todos os integrantes do time adversário estarem no cemitério. A equipe que conseguir isso primeiro vence.
É importante saber que a pessoa que for queimada e estiver no cemitério pode pegar a bola quando ela passar para a área do cemitério, e queimar uma pessoa do outro time, com isso, ela retorna ao seu campo.
http://oitudoemcima.files.wordpress.com/2009/09/3467644008_debe0b092c21.jpg
Atividade 2
Queimada maluca:
continuarão divididas em duas equipes, só que agora não existirá mais o cemitério no fundo dos campos, será colocado um cone ou um objeto para marcar o lugar onde os queimados deverão ficar. Este ponto deverá ser marcado logo ao lado do próprio campo.
Para essa queimada funcionar bem o professor deverá ter pelo menos cinco bolas.
As cinco bolas estarão no jogo ao mesmo tempo, quando um aluno for queimado ele irá para o ponto marcado anteriormente, ao lado do seu campo.
Para uma pessoa retornar ao jogo ela deverá esperar um jogador do seu time agarrar a bola (encaixar) sem deixar cair. Então cada bola agarrada dá o direito de uma pessoa queimada voltar ao jogo.
http://www.caete.mg.gov.br/upload/img/%7B6DD6ECDB-67BD-EABC-A8CC-341A7DEBB5DA%7D_225X152.jpg
Atividade 3
A terceira atividade se chama queimada de quatro lados. A dinâmica do jogo é bem parecida com a primeira atividade, a queimada normal.
As pessoas que estarão no cemitério ou fosso poderão circular em torno do campo do adversário e queimar normalmente os seus adversários.
http://static.hsw.com.br/gif/queimada.jpg
Avaliar com a turma aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como:
Reconhecem a queimada enquanto categoria dos jogos populares? Qual equipe melhor desenvolveu o jogo? Por quê? É necessário estratégia para jogar a queimada?
O professor deverá em uma conversa ao final da aula discutir se questões como respeito, amizade, companheirismo e cooperação foram aplicados no jogo, e se realmente foram importantes no seu desenvolvimento, de modo a gerar planejamento para as estratégias do jogo.
Verificar junto a turma qual a queimada ficou mais interessante?
Três estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/09/2013
Cinco estrelasisso me ajudou muito no trabalho de ed.fÌsica muito obrigada.
25/06/2013
Cinco estrelaslegal maravilhoso
05/09/2012
Uma estrelanão tem queimada de 2 bolas
06/08/2011
Cinco estrelasAdorei a sua estratégia na queimada maluca!Eu só conhecia a tradicional.
18/05/2011
Duas estrelasah podia ser bem mais criativa..m,ais opicoes de queimadas..
16/05/2011
Cinco estrelasgostei