21/12/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar atividades de modo a compreender o universo das pessoas com necessidades especiais, deficientes visuais.
Oferecer oportunidades lúdicas, que envolva a formação de um senso crítico social, reconhecendo limitações de portadores de deficiência visual por meio do jogo.
Não serão necessários conhecimentos prévios para desenvolver esta aula.
Espaço da Educação Física.
Atividade 1
Discutir com a turma sobre o que compreendem por portadores de necessidades especiais, lançando questões como:
- Quais são as necessidades especiais mais conhecidas? (físicas sensoriais e mentais).
- Que tipo de dificuldades estas pessoas tem no dia a dia? Apontar que além das dificuldades motoras, outras de ordem sociais surgem, como discriminação, preconceito, rejeição.
- Existe algum tipo de esporte ou disputa para portadores de necessidades especiais?
- Vocês concordam na inclusão dessas pessoas? E nas aulas de educação física, será que elas podem participar normalmente?
Apontar para os alunos atividades voltadas especialmente para portadores de necessidades especiais, falando sobre as paraolimpiadas,. Destaca-se que nas paraolipíadas a maioria dos esportes são os já conhecidos, mas também existem esportes próprios, como: Goalball, esporte onde cada equipe fica do seu lado do campo, com três jogadores (deficientes visuais) cada uma e com, no máximo, três suplentes. O jogo consiste em lançar a bola com a mão na direção da baliza adversária.
Atividade 2
BOLA AO CONE
Através de uma conversa com os alunos, relembrar alguns pontos vistos na aula anterior como: tipos mais freqüentes de necessidades especiais, e as paraolimpiadas.
O professor para esta atividade necessitará de vendas para os olhos, cones, bolas de futsal.
Em duplas os alunos deverão se espalhar pelo espaço da aula (quadra), cada dupla tomará conta de um cone. Uma pessoa da dupla deverá manter certa distância do cone, ter os olhos vendados e dominar a bola com os pés. O seu companheiro de duplas deverá conduzi-lo por estímulos sonoros (orientar sua direção falando: para frente, para direita) até o aluno que estiver vendado, acertar bola no cone. Depois de certo tempo trocar a venda de pessoa.
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Atividade 3
QUEM É ESTE?
O professor deverá misturar a turma, vendar um aluno e coloca-lo em frente a qualquer colega. Este, somente pelo tato tentar descobrir qual colega é.
Atividade 4
Dança esquisita
Para desenvolver esta atividade o professor necessitará de um aparelho de som.
Junto com os alunos o professor deverá montar uma coreografia, rápida e de fácil ficção, ex: tipo aeróbica, dois pra direita, dois pra esquerda três para trás, três para frente.
Logo após os alunos memorizarem a coreografia, os alunos serão todos vendados e com cuidado realizar a coreografia, depois retirar as vendas e ver em que posição os alunos se encontram, se foi fácil ou difícil executar a dança vendado. O professor poderá criar várias coreografias e repetir as atividades mais vezes.
http://www.centrorefeducacional.com.br/edunespc.html
http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/98/36/1/2/
O professor deverá observar se realmente os alunos viram esta aula como forma de experimentarem as dificuldades vividas pelos portadores de deficiência visual.
Verificar se os alunos mostraram sinais de conscientização em relação ao assunto.
Quatro estrelas 4 classificações
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31/10/2011
Cinco estrelasMuito boa as atividades, vou desenvolver na sala de aula, com minhas colegas, como se fosse uma dinâmica para conscientização da inclusão. bjos e abraços.
30/11/2010
Cinco estrelasMuito bacana essa metodologia.
24/03/2010
Cinco estrelasÓtimo!!! Vou usar como referência na minha aula de Ed. F. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasÉ Excelente, pois com a inclusão há a necessidade dos alunos sentirem o que o DV sente por exemplo.