Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos adaptados

 

21/12/2009

Autor e Coautor(es)
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar atividades de modo a compreender o universo das pessoas com necessidades especiais, deficientes visuais.

Oferecer oportunidades lúdicas, que envolva a formação de um senso crítico social, reconhecendo limitações de portadores de deficiência visual por meio do jogo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (duas) aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios para desenvolver esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Espaço da Educação Física.

Atividade 1

Discutir com a turma sobre o que compreendem por portadores de  necessidades especiais, lançando questões como:

- Quais são as necessidades especiais mais conhecidas? (físicas sensoriais e mentais).

- Que tipo de dificuldades estas pessoas tem no dia a dia? Apontar que além das dificuldades motoras, outras de ordem sociais surgem, como discriminação, preconceito, rejeição.

- Existe algum tipo de esporte ou disputa para portadores de necessidades especiais?

- Vocês concordam na inclusão dessas pessoas? E nas aulas de educação física, será que elas podem participar normalmente?

Apontar para os alunos atividades voltadas especialmente para portadores de necessidades especiais, falando sobre as paraolimpiadas,. Destaca-se que nas paraolipíadas a maioria dos esportes são os já conhecidos, mas também existem esportes próprios, como: Goalball, esporte onde cada equipe fica do seu lado do campo, com três jogadores (deficientes visuais) cada uma e com, no máximo, três suplentes. O jogo consiste em lançar a bola com a mão na direção da baliza adversária.

Atividade 2

BOLA AO CONE

Através de uma conversa com os alunos, relembrar alguns pontos vistos na aula anterior como: tipos mais freqüentes de necessidades especiais, e as paraolimpiadas.

O professor para esta atividade necessitará de vendas para os olhos, cones, bolas de futsal.

Em duplas os alunos deverão se espalhar pelo espaço da aula (quadra), cada dupla tomará conta de um cone. Uma pessoa da dupla deverá manter certa distância do cone, ter os olhos vendados e dominar a bola com os pés. O seu companheiro de duplas deverá conduzi-lo por estímulos sonoros (orientar sua direção falando: para frente, para direita) até o aluno que estiver vendado, acertar bola no cone. Depois de certo tempo trocar a venda de pessoa.

undefined

http://2.bp.blogspot.com/_LAlzj35n53A/Snzv96bgwiI/AAAAAAAAADU/Hpohirk-2Y4/s320/P3040044.JPG

Atividade 3

QUEM É ESTE?

O professor deverá misturar a turma, vendar um aluno e coloca-lo em frente a qualquer colega. Este, somente pelo tato tentar descobrir qual colega é.

Atividade 4

Dança esquisita

Para desenvolver esta atividade o professor necessitará de um aparelho de som.

Junto com os alunos o professor deverá montar uma coreografia, rápida e de fácil ficção, ex: tipo aeróbica, dois pra direita, dois pra esquerda três para trás, três para frente.

Logo após os alunos memorizarem a coreografia, os alunos serão todos vendados e com cuidado realizar a coreografia, depois retirar as vendas e ver em que posição os alunos se encontram, se foi fácil ou difícil executar a dança vendado. O professor poderá criar várias coreografias e repetir as atividades mais vezes.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá observar se realmente os alunos viram esta aula como forma de experimentarem as dificuldades vividas pelos portadores de deficiência visual.

Verificar se os alunos mostraram sinais de conscientização em relação ao assunto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fernanda, Colégio estadual Wolff Klabin , Paraná - disse:
    tebol_tebol@hotmail.com

    31/10/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa as atividades, vou desenvolver na sala de aula, com minhas colegas, como se fosse uma dinâmica para conscientização da inclusão. bjos e abraços.


  • Luan Maikon Sisenando, Ministério de Dança Os Anjos do HipHop , Santa Catarina - disse:
    luan_figura@hotmail.com

    30/11/2010

    Cinco estrelas

    Muito bacana essa metodologia.


  • Fabiana, Colégio Opcão , Pará - disse:
    fabyanajacob@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótimo!!! Vou usar como referência na minha aula de Ed. F. Parabéns!


  • HELOÍSA QUEIROZ, ERC Prof. Virgílio Libonati , Pará - disse:
    helopq_19@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    É Excelente, pois com a inclusão há a necessidade dos alunos sentirem o que o DV sente por exemplo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.