17/12/2009
Marco Guilherme. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Possibilidades de deslocamentos
Variações das superfícies de apoio na caminhada e na corrida
Melhorar a coordenação global
Nenhum conhecimento prévio precisará ser trabalhado.
Professor, coloque a turma em ambiente que seja amplo, de preferência no pátio da escola ou em algum ginásio, desde que se tenha um bom espaço onde os alunos possam se locomover amplamente sem que se esbarrem.
Motivação:
(fonte: Propostas de Atividades Motoras Para a Educaçao Infantil - Teresa Godall e Anna Hospital)
Cada aluno escolhe uma maneira de se locomover, assim como exemplificado na figura acima.
Os alunos não podem se encostar. Primeiramente eles têm todo o espaço para eles. A partir de 1 (um) minuto, a cada minuto este espaço é reduzido.
Delimitar o espaço com pedras ou linhas já demarcadas, no caso de ser uma quadra poliesportiva, são maneiras de facilitar a sua diminuição durante a execução da atividade. Quanto maior for o espaço diminuído, mais rápido a atividade será trocada, pois os alunos não podem se tocar.
A mesma atividade acima só que agora com dois alunos. Primeiramente, cada dupla fazendo o seu jeito de caminhar.
Depois, dificultando um pouco, cada aluno terá a sua forma de se locomover, mas terão de estar juntos.
A mesma regra deve continuar valendo, ou seja, as duplas não poderão se tocar e o espaço será a cada minuto diminuído até que não se tenha espaço suficiente para a locomoção das duplas.
Colocar todos sentados à frente e discutir as dificuldades dos exercícios feitos. Propor maneira de amenizar as diferenças como sendo fator limitante. Por exemplo, pedir para que toda a turma pule em uma perna só. Depois, peça para que se juntem em duplas e um dos alunos seja o espelho do outro, ou seja, quem está pulando com a perna esquerda terá a companhia de um aluno que está pulando com a perna direita. Quem está de joelhos virados para frente, terá a companhia de um aluno virado de costas.
Neste segundo exemplo, quando um estiver para frente, o outro andará de costas, por isto mesmo o professor, caso não haja voluntária participação, deve pedir para que os alunos troquem a direção do movimento.
Reunir a turma agora em um círculo e discutir o aprendizado. Fazer um paralelo aos alunos especiais, incluídos, e as dificiuldades que eles encontram por serem diferentes. Dificuldades muitas vezes colocadas por preconceitos e não por incapacidade. Cada um tem seu tempo, alguns mais rápidos e outros menos, mas todos somos capazes de realizar as tarefas, se não só, com ajuda de outros.
A avaliação deve ser feita a todo momento , desde o início até o final, medindo-se o interesse dos alunos na desenvolver das aulas.
Quatro estrelas 2 classificações
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10/12/2011
Cinco estrelasAdorei! Sou professora de Sala de Recursos e vou aproveitar a sugestão. No início do ano letivo quero desenvolver essa atividade em todas as salas de aula da minha escola. Dessa forma pretendo evitar o preconceito e conscientizar sobre a necessidade de colaborar com os colegas que apresentam ritmos diferentes na aprendizagem.
18/03/2011
Quatro estrelasBoa aula. Resgata a questão do movimento corporal nas aulas de Educação Física que parecem ter se perdido em diversas aulas expostas no portal.