Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Caminhando diferente - Educação Física

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEE 02 DE CEILANDIA

Marco Guilherme. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Possibilidades de deslocamentos

Variações das superfícies de apoio na caminhada e na corrida

Melhorar a coordenação global

Duração das atividades
50 minutos (1 aula)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisará ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

Professor, coloque a turma em ambiente que seja amplo, de preferência no pátio da escola ou em algum ginásio, desde que se tenha um bom espaço onde os alunos possam se locomover amplamente sem que se esbarrem.

Motivação:undefined

(fonte: Propostas de Atividades Motoras Para a Educaçao Infantil - Teresa Godall e Anna Hospital)

Cada aluno escolhe uma maneira de se locomover, assim como exemplificado na figura acima.

ATV1

Os alunos não podem se encostar. Primeiramente eles têm todo o espaço para eles. A partir de 1 (um) minuto, a cada minuto este espaço é reduzido.

Dica 2Delimitar o espaço  com pedras ou linhas já demarcadas, no caso de ser uma quadra poliesportiva, são maneiras de facilitar a sua diminuição durante a execução da atividade. Quanto maior for o espaço diminuído, mais rápido a atividade será trocada, pois os alunos não podem se tocar.

ATV1

A mesma atividade acima só que agora com dois alunos. Primeiramente, cada dupla fazendo o seu jeito de caminhar.undefined

ATV3 Depois, dificultando um pouco, cada aluno terá a sua forma de se locomover, mas terão de estar juntos.

undefined

A mesma regra deve continuar valendo, ou seja,  as duplas não poderão se tocar e o espaço será a cada minuto diminuído até que não se tenha espaço suficiente para a locomoção das duplas.

ATV4Colocar todos sentados à frente e discutir as dificuldades dos exercícios feitos. Propor maneira de amenizar as diferenças como sendo fator limitante. Por exemplo, pedir para que toda a turma pule em uma perna só. Depois, peça para que se juntem em duplas e um dos alunos seja o espelho do outro, ou seja, quem está pulando com a perna esquerda terá a companhia de um aluno que está pulando com a perna direita.  Quem está de joelhos virados para frente, terá a companhia de um aluno virado de costas.

Neste segundo exemplo, quando um estiver para frente, o outro andará de costas, por isto mesmo o professor, caso não haja voluntária participação, deve pedir para que os alunos troquem a direção do movimento.

undefined

atv5 Reunir a turma agora em um círculo e discutir o aprendizado. Fazer um paralelo aos alunos especiais, incluídos, e as dificiuldades que eles encontram por serem diferentes. Dificuldades muitas vezes colocadas por preconceitos e não por incapacidade. Cada um tem seu tempo, alguns mais rápidos e outros menos, mas todos somos capazes de realizar as tarefas, se não só, com ajuda de outros.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve ser feita a todo momento , desde o início até o final, medindo-se o interesse dos alunos na desenvolver das aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Inês Baraldi Zonzini, EC 07 , Distrito Federal - disse:
    inesbaraldi@bol.com.br

    10/12/2011

    Cinco estrelas

    Adorei! Sou professora de Sala de Recursos e vou aproveitar a sugestão. No início do ano letivo quero desenvolver essa atividade em todas as salas de aula da minha escola. Dessa forma pretendo evitar o preconceito e conscientizar sobre a necessidade de colaborar com os colegas que apresentam ritmos diferentes na aprendizagem.


  • José Luiz Lacerda, C.A, João XXIII/UFJF , Minas Gerais - disse:
    mlacerda@terra.com.br

    18/03/2011

    Quatro estrelas

    Boa aula. Resgata a questão do movimento corporal nas aulas de Educação Física que parecem ter se perdido em diversas aulas expostas no portal.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.