Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A LINGUAGEM VERBAL E NÃO -VERBAL

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
ANTONIA ALVES FERREIRA
imagem do usuário

SANTA CARMEM - MT ESCOLA MUNICIPAL SELVINO DAMIAN PREVE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivo geral:

 Ler, interpretar e produzir.

Objetivos específicos:
• Observar a obra de Cândido Portinari;
• Interpretar e expressar sua opinião sobre a obra;
• Socializar as informações, através da oralidade;
• Trabalhar sobre a família;
• Ouvir a opinião dos alunos sobre a obra visando à socialização das ideias;
• Produzir um texto referente à obra;
• Representar a obra de Portinari através de desenhos;
• Expor as obras escritas e os desenhos dos alunos;
• Postar as atividades dos alunos no blog.

Duração das atividades
04 AULAS (55 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A leitura de mundo que cada um faz sobre determinado  texto,  levantamento de dados sobre a obra e a família.
Estratégias e recursos da aula

Metodologias
• Aulas expositivas dialógicas: com a participação, socialização e interação dos alunos ao decorrer das tarefas com objetividade de forma interdisciplinar;
• Apresentação da obra de Portinari através do data show;
• Fornecer uma cópia da imagem para aluno;
• Produção textual oral, escrita e em desenhos;
• Apresentar e divulgar as atividades dos alunos através do Blog.

Recursos
Folhas de sulfite;
Caneta;
Lápis de cor;
Lápis preto;
Data show;
Quadro;
Pincel;
Computador.

Desenvolvimento
1ª aula ( 55 minutos)

Nesta vamos apresentar a fantástica obra de Portinari com o data show e para que os alunos se interem mais vamos abrir um espaço para que cada um possa expressar sobre “Retirantes”. Sendo que a referida obra está disponível nos sites abaixo:
www.puccamp.br/centros/.../portinari/retirante.html. Acesso em: 18 dez. 2009.


www.antoniaevi.blogspot.com. Acesso em : 17 dez. 2009.


É importante o professor ouvir os alunos com muita atenção, fazer comentários sobre a obra, falar sobre as conseqüências da seca; poderá abordar também o tema “A água” os cuidados e uso com responsabilidade mas também sobre a família.

2ª e 3ª aulas ( 55 minutos cada)
Este é o momento de produzir os desenhos, deixar o aluno expressar-se com criatividade e poderá escrever um texto.


4ª aula ( 55 minutos cada)
Nesta aula os alunos socializarão os textos e os desenhos com dinamicidade, explicando sobre os desenhos, etc.

Recursos Complementares

Sites:

www.puccamp.br/centros/.../portinari/retirante.html. Acesso em: 18 dez. 2009.


www.antoniaevi.blogspot.com. Acesso em: 17 dez. 2009.

Avaliação

Avaliação

A avaliação será através da participação e desempenho nas atividades orais e escritas de forma contínua.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.