Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


JOGO: amarradinho na base 3

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro, Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o princípio do agrupamento na base 3.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Contagem;
  • Relacionar a quantidade da face do dado com a quantidade de palitos.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE: Trabalhar agrupamentos utilizando o jogo de Amarradinho

1° Momento: Conhecendo o jogo de Amarradinho

O professor deverá apresentar ao grupo o jogo do amarradinho e os materiais necessários para ser realizada a brincadeira. Logo após, o professor deverá discutir o jogo com o grupo e construir coletivamente as regras de forma que fique exposta na sala enquanto é realizada a brincadeira.

Regras do jogo:
· Cada palito vale 1 unidade.
· Cada grupo de 3 palitos equivale a 1 amarradinho.

2° Momento: Realizando o jogo

Primeiro o professor irá dividir a sala em pequenos grupos

  • O grupo decide quem inicia o jogo que pode ser por "sorte";
  • Cada aluno na sua vez de jogar lança os dados e retira a quantidade de palitos correspondente ao número sorteado no dado; cada ponto equivale a troca por 1 palito.
  • Quando conseguir três palitos a criança faz uma amarra (amarrar 3 palitos e formar um amarradinho); os palitos que sobrarem ficam guardados para serem usados na próxima jogada.
  • Quando acabam as rodadas, cada participante do grupo faz a contagem dos seus pontos e registra a quantidade de amarradinho e a quantidade de pontos obtidos ao final do jogo.

Por exemplo:

undefined

undefined

Realizando o jogo

undefined

Realizando os agrupamentos e trocas

3º Momento: Registrando o jogo

Após terminado o jogo cada criança irá realizar a contagem de amarradinhos e registrar os pontos obtidos através da escrita.

undefined

Registro do jogo

Ao final da atividade, o professor senta com cada grupo e realiza alguns questionamentos como:

  • Quem fez mais pontos no jogo? Por quê?
  • Se Pedro conseguiu formar 4 amarradinhos e sobrou mais um palito, quantos palitos ele tem no total? Por quê?

Obs.: É importante que o professor durante o jogo realize intervenções quando houver necessidade e observe as estratégias de jogo de cada criança.

Recursos Complementares
  • Palitos;
  • Dado;
  • Elástico.
Avaliação
  • O envolvimento das crianças no jogo;
  • Realizou agrupamentos na base 3;
  • Realizou contagem a partir dos agrupamentos (amarradinhos)
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.