Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Foi na Loja do Mestre André que eu comprei...

 

21/12/2009

Autor e Coautor(es)
Solange Kátia Epifânio Soares
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão:

  • Familiariza-se com os instrumentos musicais de uma bandinha;
  • Desenvolver a linguagem musical;
  • Desenvolver a capacidade de ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada a 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema música. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados por intermédio da aula, apresentada neste portal, intitulada: "Descobrindo os sons do corpo", que possibilita uma introdução sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade - Sensibilização sobre os instrumentos musicais

Para iniciar esta atividade o (a) professor (a) poderá ouvir junto com a turma a música "A loja do Mestre André" . Essa música fala dos instrumentos musicais e do som que eles produzem, e é uma música que sempre desperta o interesse e a curiosidade dos alunos. O (a) professor (a) e alunos também podem cantar essa música citando outros instrumentos que não estejam presentes na letra.

A loja do Mestre André

Foi na loja do mestre andré
Que eu comprei um pianinho
Plim,plim,plim
Um pianinho
Plim,plim,plim
Um pianinho

Foi na loja do mestre andré
Que eu comprei uma guitarrinha
Plim,plim,plim
Uma guitarrinha
Plim,plim,plim
Uma guitarrinha

Ai,olé,ai olé foi na loja
Do mestre andré
Ai,olé,ai olé foi na loja
Do mestre andré

Foi na loja do mestre andré
Que eu comprei um tamborzinho
Tum,tum,tum
Um tamborzinho
Tum,tum,tum
Um tamborzinho

Foi na loja do mestre andré
Que eu comprei uma cornetinha
Tá,tá,tá
Uma cornetinha
Tá,tá,tá
Uma cornetinha

Ai,olé,ai olé foi na loja
Do mestre andré
Ai,olé,ai olé foi na loja
Do mestre andré

Ai,olé,ai olé foi na loja
Do mestre andré
Ai,olé,ai olé foi na loja
Do mestre andré

 2ª Atividade - Apresentando a Bandinha

Reunir o grupo de alunos e apresentar os instrumentos da bandinha. Nesse momento, apresentar instrumento por instrumento, se possível dentro de um saco surpresa, nomeando-os e mostrando o som que cada um emite. É uma ótima oportunidade para mostrar alguns elementos do som, como intensidade, por exemplo. O (a) professor (a) poderá mostrar imagens de instrumentos musicais que não tenham na escola. Durante esta atividade cada criança poderá tocar um ou mais instrumento e depois mostrar para o grande grupo o que ela aprendeu tocando o instrumento desejado.

As imagens abaixo mostram as crianças explorando os instrumentos.

undefined

undefined

3ª Atividade - socializando saberes

Após essas atividades o (a) professor (a) poderá combinar com as crianças em fazem uma apresentação para outras crianças e familiares da escola. Desta forma, é preciso escolherem uma música e pesquisar o instrumento musical adequado para sonorização da mesma. Abaixo imagem de crianças apresentando para o grande grupo, a música "Bate o Sino" e utilizando sinos para sonorizar.

undefined

A música na Educação Infantil se constrói com base em vivências e reflexões orientadas. Todas as crianças devem ter o direito de cantar e tocar um instrumento mesmo que ainda não tenham um senso rítmico fluente e equilibrado, para tanto, é preciso que a escola crie oportunidades para que elas vivenciem momentos musicais.

Recursos Complementares

Vídeo: A loja do mestre André - http://www.youtube.com/watch?v=C3_pZhWmEDk

Zorelha: Identificações dos instrumentos - http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso_2007/zorelha/index.html

Avaliação

Com esta aula o (a) professor (a) poderá avaliar se o aluno:

  • Vivenciou os momentos musicais;
  • Reconheceu o som de alguns instrumentos musicais;
  • Identificou alguns tipos de instrumentos musicais de percussão.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rejane Magela Carlos da Silva, ultimamente não estou lecionando , Minas Gerais - disse:
    remagelas@yahoo.com.br

    28/05/2014

    Quatro estrelas

    Muito interessante, pois nessa faixa etária as crianças estão e gostam de conhecer coisas novas, sobretudo, as que emitem sons. E também uma oportunidade de criar junto com elas e com a família os possíveis instrumentos, fomentando assim a interação e a integração.


  • Geovana Morais dos Santos, Universidade Nove de Julho , São Paulo - disse:
    geovanamorais@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O plano de aula está excelente, parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.