21/12/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema música. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados por intermédio da aula, apresentada neste portal, intitulada: "Descobrindo os sons do corpo", que possibilita uma introdução sobre esta temática.
1ª Atividade - Sensibilização sobre os instrumentos musicais
Para iniciar esta atividade o (a) professor (a) poderá ouvir junto com a turma a música "A loja do Mestre André" . Essa música fala dos instrumentos musicais e do som que eles produzem, e é uma música que sempre desperta o interesse e a curiosidade dos alunos. O (a) professor (a) e alunos também podem cantar essa música citando outros instrumentos que não estejam presentes na letra.
A loja do Mestre André
Foi na loja do mestre andré
Que eu comprei um pianinho
Plim,plim,plim
Um pianinho
Plim,plim,plim
Um pianinho
Foi na loja do mestre andré
Que eu comprei uma guitarrinha
Plim,plim,plim
Uma guitarrinha
Plim,plim,plim
Uma guitarrinha
Ai,olé,ai olé foi na loja
Do mestre andré
Ai,olé,ai olé foi na loja
Do mestre andré
Foi na loja do mestre andré
Que eu comprei um tamborzinho
Tum,tum,tum
Um tamborzinho
Tum,tum,tum
Um tamborzinho
Foi na loja do mestre andré
Que eu comprei uma cornetinha
Tá,tá,tá
Uma cornetinha
Tá,tá,tá
Uma cornetinha
Ai,olé,ai olé foi na loja
Do mestre andré
Ai,olé,ai olé foi na loja
Do mestre andré
Ai,olé,ai olé foi na loja
Do mestre andré
Ai,olé,ai olé foi na loja
Do mestre andré
2ª Atividade - Apresentando a Bandinha
Reunir o grupo de alunos e apresentar os instrumentos da bandinha. Nesse momento, apresentar instrumento por instrumento, se possível dentro de um saco surpresa, nomeando-os e mostrando o som que cada um emite. É uma ótima oportunidade para mostrar alguns elementos do som, como intensidade, por exemplo. O (a) professor (a) poderá mostrar imagens de instrumentos musicais que não tenham na escola. Durante esta atividade cada criança poderá tocar um ou mais instrumento e depois mostrar para o grande grupo o que ela aprendeu tocando o instrumento desejado.
As imagens abaixo mostram as crianças explorando os instrumentos.
3ª Atividade - socializando saberes
Após essas atividades o (a) professor (a) poderá combinar com as crianças em fazem uma apresentação para outras crianças e familiares da escola. Desta forma, é preciso escolherem uma música e pesquisar o instrumento musical adequado para sonorização da mesma. Abaixo imagem de crianças apresentando para o grande grupo, a música "Bate o Sino" e utilizando sinos para sonorizar.
A música na Educação Infantil se constrói com base em vivências e reflexões orientadas. Todas as crianças devem ter o direito de cantar e tocar um instrumento mesmo que ainda não tenham um senso rítmico fluente e equilibrado, para tanto, é preciso que a escola crie oportunidades para que elas vivenciem momentos musicais.
Vídeo: A loja do mestre André - http://www.youtube.com/watch?v=C3_pZhWmEDk
Zorelha: Identificações dos instrumentos - http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso_2007/zorelha/index.html
Com esta aula o (a) professor (a) poderá avaliar se o aluno:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/05/2014
Quatro estrelasMuito interessante, pois nessa faixa etária as crianças estão e gostam de conhecer coisas novas, sobretudo, as que emitem sons. E também uma oportunidade de criar junto com elas e com a família os possíveis instrumentos, fomentando assim a interação e a integração.
24/03/2010
Cinco estrelasO plano de aula está excelente, parabéns!