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Descobrindo os sons do corpo.

 

19/12/2009

Autor e Coautor(es)
Solange Kátia Epifânio Soares
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão:

  • Familiariza-se com alguns sons naturais e/ou produzidos pela cultura,
  • Expressar-se utilizando a linguagem corporal;
  • Reconhecer  diferentes sensações e ritmos que o corpo produz;
  • Expressar-se utilizando o desenho como forma de registro.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada a 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O (a) professor (a) deve estimular as crianças para que relatem ou que pensam ou já sabem sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento
– Idéias iniciais

O (a) professor (a) poderá iniciar a discussão com as crianças levantando alguns questionamentos: Quais os sons que elas conhecem? De onde vêm os sons? Será que o nosso corpo produz sons, como? A partir das idéias apresentadas por elas, o (a) professor (a) instiga-os a descobrir alguns sons, pedindo para (bater as mãos, bater os pés, colocar a mão na boca, etc.).

Este momento também possibilitará ao professor explorar com os alunos diversos sons (naturais - canto dos pássaros, latidos de cães, vozes de pessoas, o vento, a chuva, etc. - ou produzidos pela cultura - sons de máquinas, instrumentos musicais, objetos diversos), o som que eles mais gostam de ouvir, um som forte e um fraco, dentre outros.

2º Momento - Barbatuques

Depois desse primeiro momento convidar a assistir um vídeo sobre o grupo musical, "Os Barbatuques", esse grupo produz som apenas com o som do corpo. Primeiramente as crianças ouviram o som desse grupo sem as imagens. Conversar para saber se o som que eles estão ouvindo vem de instrumento, se sim qual?

Em seguida o Vídeo poderá ser apresentado com as imagens e o professor chama a atenção para as impressões que tiveram quando somente ouviram e quando virem o vídeo na íntegra com as imagens, como tambem sobre alguns dos movimentos que o grupo utiliza para produzir sons.
Crédito: Grupo Barbatuques Imagem do grupo Barbatuques.

O vídeo do grupo Barbatuques está disponível no site -http://www.youtube.com/watch?v=0Q4aj_te-dw

3º Momento - Após esse vídeo deixar as crianças produzirem novamente sons utilizando os seus corpos, em seguida pedir que registrem através do desenho esses momentos.

Recursos Complementares

REFERÊNCIA - RCNEI: BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998. v. 3.

Música na Educação Infantil, Teca Alencar de Brito, 208 págs., Ed. Peirópolis, 2003.

Avaliação

O (a) professor (a) poderá avaliar se o aluno:

  • Expressa de forma oral suas idéias e opiniões;
  • Explora o seu corpo para produzir sons;
  • Apresenta formas em seus desenhos.
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