19/12/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão:
O (a) professor (a) deve estimular as crianças para que relatem ou que pensam ou já sabem sobre a temática.
O (a) professor (a) poderá iniciar a discussão com as crianças levantando alguns questionamentos: Quais os sons que elas conhecem? De onde vêm os sons? Será que o nosso corpo produz sons, como? A partir das idéias apresentadas por elas, o (a) professor (a) instiga-os a descobrir alguns sons, pedindo para (bater as mãos, bater os pés, colocar a mão na boca, etc.).
Este momento também possibilitará ao professor explorar com os alunos diversos sons (naturais - canto dos pássaros, latidos de cães, vozes de pessoas, o vento, a chuva, etc. - ou produzidos pela cultura - sons de máquinas, instrumentos musicais, objetos diversos), o som que eles mais gostam de ouvir, um som forte e um fraco, dentre outros.
2º Momento - Barbatuques
Depois desse primeiro momento convidar a assistir um vídeo sobre o grupo musical, "Os Barbatuques", esse grupo produz som apenas com o som do corpo. Primeiramente as crianças ouviram o som desse grupo sem as imagens. Conversar para saber se o som que eles estão ouvindo vem de instrumento, se sim qual?
Em seguida o Vídeo poderá ser apresentado com as imagens e o professor chama a atenção para as impressões que tiveram quando somente ouviram e quando virem o vídeo na íntegra com as imagens, como tambem sobre alguns dos movimentos que o grupo utiliza para produzir sons.
Imagem do grupo Barbatuques.
O vídeo do grupo Barbatuques está disponível no site -http://www.youtube.com/watch?v=0Q4aj_te-dw
3º Momento - Após esse vídeo deixar as crianças produzirem novamente sons utilizando os seus corpos, em seguida pedir que registrem através do desenho esses momentos.
REFERÊNCIA - RCNEI: BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998. v. 3.
Música na Educação Infantil, Teca Alencar de Brito, 208 págs., Ed. Peirópolis, 2003.
Música: A loja do mestre André - http://letras.terra.com.br/sucessos-da-minha-escolinha/793210/
Vídeo: A loja do mestre André - http://www.youtube.com/watch?v=C3_pZhWmEDk
Revista Nova Escola - http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/corpo-musical-429664.shtml
O (a) professor (a) poderá avaliar se o aluno:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!