Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BRINCAR COM OS NÚMEROS

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro, Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender a fazer a sequência numérica;
  • Identificar o número cardinal.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fazer leitura de números.
Estratégias e recursos da aula

sAtividade 1 - Construir linha numérica com cartelas.

1º Momento: O professor orienta as crianças a construir uma linha numérica com fichas numeradas. Elas recebem fichas contendo números de 0 a 12 (por exemplo) de forma desordenada e com a tarefa de organizá-las na ordem crescente. As crianças depois que ordenam as fichas fazem a leitura da sequência.

undefined

2º Momento: Brincadeira das cadeiras a partir da seqüência numérica.

O professor propõe um jogo no qual as crianças também se organizam em seqüência. Para isso, é necessário que o professor construa junto com as crianças as regras do jogo. À medida que vão ditando o professor assume o papel de escriba e registra em um cartaz para ser afixado durante a realização do jogo.

Exemplo de um jogo organizado por crianças na faixa etária de 5 anos:

Regras do jogo:

  • A sala será dividida em dois grupos;
  • Cada criança do grupo receberá uma placa com os números entre 1 e 11 (quantidade da metade de crianças da sala);
  • A quantidade de cadeiras será proporcional ao número de crianças para que nenhuma fique fora da brincadeira;
  • Coloca-se uma música e quando parar as crianças de cada grupo deverão se organizar de forma que a seqüência numérica esteja em ordem crescente dos números e sentam-se nas cadeiras. (Obs.: Uma criança de cada grupo poderá ficar responsável na organização das crianças durante o jogo)
  • Vence o jogo o grupo que conseguir formar a seqüência primeiro.

Crianças numeradas fora da ordem

undefined

undefined

Dançando a música

Quando a música parar as crianças se organizam em uma sequência.

Recursos Complementares
  • Aparelho de som;
  • CDs de músicas;
  • Cartolinas numeradas;
  • Cadeiras
Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  • Fazer a sequência numérica;
  • Identificar o número cardinal;
  • Envolvimento das crianças na brincadeira.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 11 classificações

  • Cinco estrelas 7/11 - 63.64%
  • Quatro estrelas 4/11 - 36.36%
  • Três estrelas 0/11 - 0%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ALINE, IEG COLEGIO E CURSO , Paraíba - disse:
    ALINE.AAGS@GMAIL.COM

    05/09/2013

    Cinco estrelas

    gOSTEI MUITO DA CRIATAVIDADE DE TRABALHAR A SEQUENCIA NUMÉRICA ,ONDE É ALGO QUE ELES SE ATRAPALHAM MUITO.PARABÉNS!!!


  • Zenaide Quintana da Silva, CEIB , Mato Grosso do Sul - disse:
    zenaide_quintana@hotmail.com

    17/06/2013

    Cinco estrelas

    Aula maravilhosa, muito divertida. Amei!!


  • Eva Maria, Francisca Barros de Oliveira , Acre - disse:
    eva_deusefiel@hotmail.com

    21/05/2013

    Quatro estrelas

    Ótimo,amei essa dica e vou trabalhar com minhas crianças. Que Deus abençoe vc com muita saúde e continue com suas dicas maravilhosas. bjs e um forte abraço.


  • Mirian, Centro Educacional Campinho. , Rio de Janeiro - disse:
    miriancorreia1226@gmail.com

    15/10/2012

    Quatro estrelas

    Achei muito legal e criativo. Vou fazer com minha turminha do Pré I.


  • nina rosa, c.e.i: cicero graciano , Ceará - disse:
    ninarosa52@hotmail.com

    11/09/2012

    Quatro estrelas

    adorei a sugestao da aula ,amanha mesmo aplicarei em minha sala de aula.


  • Fernanda, Nao sei , Paraná - disse:
    loira_ericematheus@hotmail.com

    19/08/2012

    Cinco estrelas

    Exelente!


  • MÔNICA CAMILO, JARDIM ESCOLA KIDS.COM , Rio de Janeiro - disse:
    camiloeugenio@bol.com.br

    10/04/2012

    Cinco estrelas

    ADOREI! HOJE MESMO VOU TENTAR REALIZAR COM MEUS ALUNOS. MESMO NÃO TENDO UM NÚMERO GRANDE DE ALUNOS VOU FAZER. UM ABRAÇO!


  • JOSIANE, Escola Lia Therezinha , Espírito Santo - disse:
    josianechaves@msn.com

    03/04/2012

    Cinco estrelas

    muito bom! vou realizar essa atividade com meus alunos.


  • LARA WELANNE PINTO OLIVEIRA GONÇALVES, UNIDADE ESCOLAR ADALGISIA FERREIRA COSTA , Bahia - disse:
    larawelanne@gmail.com

    23/03/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a brincadeira, vou apresenta-la hoje mesmo às minhas colegas.


  • vitoria regina bezerra, Jardim de infancia , Rio Grande do Norte - disse:
    vicregina2008@hotmail.com

    11/05/2010

    Quatro estrelas

    muito boa o desenvolvimento da aula, a professora foi muito feliz em envolver o lúdico, assim a criança aprende brincando. Parabéns.


  • Elayne Jocelym dos Santos, CENTRO MUNICIPAL DE ENS. FUND. AYRTON SENNA , Mato Grosso - disse:
    elaynetga@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Coerente e criativo o Plano de Aula, parabéns professora!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.