17/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Campo e a cidade como formações socioespaciais |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
O aluno deverá conhecer o processo de urbanização da América Latina, suas megacidades e analisar os principais problemas urbanos das mesmas.
Mapa político do continente americano, aspectos demográficas e industrialização na América Latina , o espaço agrário da América Latina.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
Professo(a), explique para seus alunos algumas questões referentes ao processo de urbanização da América Latina, tais como:
- O aumento da concentração fundiária no espaço latino-americano, associado às difíceis condições de vida no campo, levou uma imensa parcela de camponeses a abandonar suas terras e migrar para as cidades, principalmente a partir de meados do século XX
-A modernização do campo( limitada ) em determinados países, eliminou milhares de postos de trabalho na zona rural.
-O desenvolvimento da atividade industrial, gerando muitos postos de trabalho nas fábricas, no comércio e no setor de serviços. Entretanto, o crescimento destas atividades urbanas,não foi capaz de gerar novos postos de trabalho na mesma proporção em que aumentou a população nas cidades. Como conseqüência, um imenso contingente de trabalhadores passou a engrossar o chamado setor informal da economia, exercendo atividades que não possuem vinculo empregatício e ainda oferecendo baixa remuneração, como é o caso dos guardadores de veículos, catadores de sucata e vendedores ambulantes entre outros.
Essa situação provocou o empobrecimento de uma grande parcela da população, que acabou não tendo condições econômicas de ocupar as áreas mais bem equipadas da cidade, onde os preços dos imóveis e aluguéis são muito elevados –“urbanização excludente”.
-Processo de metropolização (aglomeração urbana , em razão de seu crescimento e de sua importância econômica ou política, passa a adquirir maior relevância em relação as outras cidades). As correntes migratórias deslocaram-se principalmente em direção aos maiores centros urbanos, onde existe uma oferta relativamente maior de postos de trabalhos.
∙ Estruture sua aula em 4 momentos consecutivos.
∙ As atividades propostas tem como objetivo desenvolver nos alunos as capacidades cognitivas de observar, identificar e analisar os problemas urbanos das megacidades latino-americanas em virtude do processo de urbanização deformado e excludente.
Atividade 1: Pesquisando
Professor(a), leve seus alunos a sala de telemática ou a biblioteca de sua escola para que possam pesquisar sobre o índice de população urbana da América Latina (76%), comparada a outros continentes. Ásia e África- 38%. Retorne a sua sala de aula e registre os dados pesquisados no quadro-negro. Em seguida, analise com seus alunos as condições sociais e econômicas da população de seu município como parte integrante do espaço latino americano. Elabore algumas perguntas para que possam analisar e responderem:
1- Qual a população aproximada de nosso município? E de nosso país?
2- Quais os principais problemas sociais que a população de nossa cidade enfrenta?
3- Quais as condições de moradia desta população?
4- Todas as pessoas nesta cidade possuem emprego, escola, leito em hospital quando necessitam?
Professo(a), lembra a seus alunos que esta é uma micro análise sócio-econômica , ou seja, se acontecer numa média ou pequena cidade.
Atividade 2 : Investigando os Problemas das Megacidades Latino-Americanas
Professor(a), apresente a seus alunos o mapa abaixo e peça-os que divididos em grupos, enumere as principais megacidades americanas exceto Los Angeles (América Anglo-Saxônica)., Em seguida, observando a legenda do mapa, relacione os problemas enfrentados em cada uma delas.
Atividade 3 : Discussão e Analise
Nesta atividade, os grupos deverão apresentar suas respostas, que o professor (a) registrará no quadro-negro.Em seguida, discuta com seus alunos sobre estes problemas, analisando :
1-Quais as megacidades com maior número de problemas?
2- A que se relacionam estes problemas?
3- Quais as cidades brasileiras presentes neste estudo?
4-Quais as cidsdes com menor número de problemas?
5-Em nossa cidade, quais destes problemas analisados estão presentes?
Atividade 4: Concluindo o estudo
Professor(a), proponha aos grupos que escolham uma das megacidades analisadas, elaborem um texto, simulando ser enviado as autoridades competentes da mesma, propondo soluções parciais ou totais aos problemas nela existentes. Crie uma oportunidade final, para que cada um dos grupos leia sua carta , socializando os conhecimentos construídos.
Levon, Boligian...[et.al.],Espaço e Vivência 7º série, 8º ano- São Paulo: Atual,2002,pg.98, 99.
Moreira, Igor, Auricchio,Elizabht, Construindo o Espaço Americano, 7º série, Editora Ática, São Paulo: 2006, pg. 120
Os alunos deverão ser avaliados em suas respostas em todas as atividades propostas, inclusive no texto final da atidade 4, considerando o conhecimento construído, ,criatividade e habilidades desenvolvidas.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/12/2011
Três estrelasmuito boa os nos agradecem.