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Compreendendo as charges e extrapolando o discurso

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Fabiane de OLiveira Braga Felício
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1 - Identificar aspectos e características do gênero Charge,

2- Conhecer a biografia de Millôr Fernandes;

3 - Relacionar a Charge ao fato que lhe deu origem;

4 - Perceber o efeito humorístico/crítico da Charge;

5 - Inferir significado de expressões a partir do contexto;

6- Reconhecer que a Charge é altamente marcada pelas suas condições de produção;

7- Aprofundar a compreensão das relações texto-ilustração.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é importante que o aluno tenha:

. Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.


. Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.


. Reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual.


. Identificação, nos suportes, de fontes de informação.


. Habilidade de identificação de informações explícitas.

Estratégias e recursos da aula

1 aula

Professor, serão apresentadas algumas propostas para se trabalhar a charge com os alunos nas aulas de Língua Portuguesa.

Esse tipo de gênero textual, pela sua característica humorística, promove um maior interesse por parte dos alunos que, ao estudá-lo, desenvolverão uma visão crítica a respeito do assunto que a charge aborda e, ao mesmo tempo, trabalhará a linguagem de uma forma geral.

Utilizar a charge, assim como a qualquer outro gênero textual em sala de aula, deve ser um convite ao maior interesse por parte dos alunos e, portanto, sucesso tanto em aprendizagem quanto em socialização de conhecimentos.

Apresente algumas charges de Millôr Fernandes em lâminas ou em slides para apresentar a turma.

http://www2.uol.com.br/millor/aberto/charges/008/034.htm ( Acesso 12/12/2009)

http://omalfazejo2.files.wordpress.com/2009/01/millor_ovelha2.jpg ( Acesso 12/12/2009)

http://www2.uol.com.br/millor/aberto/charges/008/034.htm (Acesso 12/12/2009)

http://www.panoramablogmario.blogger.com.br/deus_millor.jpg  ( Acesso feito dia 12/12/2009)

Explique o que é uma Charge e onde elas comumente aparecem.

Sugestão:

Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil. Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, é considerado como algo totalmente diferente, pois ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge ( Acesso feito dia 12/12/2009)

Dica: Para entender melhor as charges é interessante que os alunos conheçam alguns dados sobre o autor.

Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar sobre o autor das charges apresentadas. Aproveite e fale um pouco sobre Millôr.

Abaixo um link com sua biografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mill%C3%B4r_Fernandes ( Acesso feito dia 12/12/2009)


Solicite aos alunos que, em grupos, façam a análise das charges apresentadas:


1-Façam uma descrição das charges, com o máximo de detalhamento possível.

2- Qual a importância das ilustrações nas charges?

3- Qual a importância da escrita nas charges?

4- Qual o objetivo de uma charge?

5- Você considera a charge um texto? Explique.

6- Qual o foco que Millôr Fernandes dá em suas charges?

Dica : Comparem a análise feita pe los grupos. Discut am em busca de um cons enso ou verifique se é possível ter interpretações diferentes sobre a mesma charge ( desenho e texto).

2 aula

Peça aos alunos para sentarem-se em grupos e apresente alguns temas para que eles possam construir juntos algumas charges:

Sugestões de temas

- Cidadania, Ética, Educação, Trânsito...

Após a atividade, peça que cada grupo apresente sua proposta e depois crie, a partir dessa atividade, um livro com charges.


3 aula


Selecione alguns textos de gêneros diferentes (tirinhas, piadas, pequenas crônicas engraçadas) e proponha aos alunos que reconheçam os efeitos de ironia ou humor causados por expressões diferenciadas (que podem ou não estar assinaladas), utilizadas no texto pelo autor, ou, ainda, pelo uso de pontuação e notações.
Dica: Professor, você poderá passar os textos em slides no data-show ou imprimir cópias e distribuir para os alunos.

Trabalhe algumas estratégias linguísticas: jogos de linguagem, a falta de lógica, o inusitado, os desvios e as distorções do padrão, o duplo sentido, as amplificações - que geram o efeito cômico de cada texto.

Recursos Complementares

Professor, será interessante traçar um pararelo entre Charges e Tirinhas. Explicar
qual a diferença entre esses dois gêneros textuais.

Alguns links de charges e tirinhas, acessados em 13/12/09:
http://www.cambito.com.br/tiras/charges.htm
http://www.botojaweb.com/2009/01/comeando-semana-260109.html

Avaliação

A avaliação deverá acontecer de forma progressiva e contextualizada. Ou seja, observe todo o processo, avalie o desenvolvimento e participação de cada aluno (aspectos sociais tais como, a cooperação, o respeito, a generosidade e o afeto). Analise se os objetivos propostos foram alcançados. Não se esqueça de eleger como elementos avaliativos os que você trabalhou com mais ênfase. Os textos escritos pelos alunos devem servir como importantes diagnósticos a partir de que você definirá os próximos passos de suas aulas. Observe a qualidade da argumentação construída pelos alunos - orais e escritas - os textos incorporam informações que demonstram o aprendizado proposto? O que precisa ser revisto? Como buscar elementos para sistematizar determinado conteúdo de estudo? Observar se os alunos ampliaram, problematizaram e sistematizaram as mais variadas leituras e os usos sociais da língua e da escrita.
Poderá ser feita também uma avaliação individual, tendo como premissa o fato de que todos os alunos devem estar envolvidos na realização das atividades. Em relação ao uso da língua, vale observar a capacidade de identificar informações e registrar de acordo com as especificidades do gênero textual estudado.

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