Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sobre regência verbal

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Lazuita Goretti de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer e usar mecanismos de regência verbal, produtiva e autonomamente;
  • reconhecer diferenças entre a norma padrão e o uso não padrão de regência verbal, em diferentes textos;
  • relacionar aspectos semânticos a aspectos de regência verbal;
  • reconhecer que um mesmo verbo pode apresentar diferentes regências em diferentes contextos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conhecer a estrutura do período simples;
  • conhecer  predicação/transitividade verbal.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
  • uso  de tirinhas veiculadas na internet.


AULA 1
Atividade 1

PROFESSOR, o tópico da gramática a ser trabalhado nessa aula é a regência verbal. Não se desconhece que uma das dificuldades do emprego da norma padrão relaciona-se, de um modo geral, à seleção de palavras e, num plano mais específico, à combinação das palavras em frases, ou seja, a sua organização em estruturas sintáticas, orações, centradas em verbos. Se o objeto de ensino é a língua como processo histórico e social, estudar as questões da norma, relativas ao tópico abordado, é proporcionar a experiência de entender e usar um sistema que  sempre se refaz, visto que se trata de uma prática social.

Nesse sentido, conhecer regência verbal, por exemplo, é poder refletir se determinado verbo necessita ou não de complementos, o que resulta em escolhas de preposições relacionadas a este complemento. Há verbos que, de acordo com a mudança de sua transitividade, apresentam mudança de significado. O conhecimento das diferentes regências desses verbos é um recurso linguístico que não só permite a correta interpretação de textos,como também oferece possibilidades expressivas ao falante/escritor.

Importante: Professor, para melhor desenvolvimento do tema proposto, o aluno precisa ter conhecimento básico de que a regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos.

Para retomar o tópico a ser estudado, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para assistirem ao vídeo sobre regência verbal (vídeos 1 e 2) e também para realizarem uma pesquisa sobre o assunto.

Vídeos disponíveis no site:

http://www.youtube.com/watch?v=GboPgDa8qro&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=RBdg1t-hFzw&feature=related


Sites para pesquisa:

http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/regencia-verbal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reg%C3%AAncia_verbal

Aula 2
Atividade

Em sala de aula, o professor deverá reproduzir e entregar aos alunos a tirinhas apresentadas na sequência para serem analisadas por eles.

Tirinha 1

Disponível no site:

http://cafecomgibi.files.wordpress.com/2009/04/hagar_15-04-06_pt.gif

1. Regência verbal é o nome da relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam. De acordo com a norma padrão, o verbo lembrar pode ser transitivo direto quando não for pronominal e transitivo indireto quando pronominal.

Observe a fala da Helga no primeiro quadrinho:
a. Qual a regência do verbo lembrar? Explique.
b. Qual a regência do verbo casar?

2. No segundo quadrinho, o verbo viver foi empregado como transitivo direto na locução verbal “ tendo vivido”. Apresente um exemplo em que esse verbo seja empregado como intransitivo.

3. É possível inferir porque a vida da Helga tem sido um terror? Justifique sua resposta.

Tirinha 2

< img src="http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/15509/imagens/mafaldaensino1.jpg" />

Disponível no site:

http://farm4.static.flickr.com/3143/3045781441_a31ab98a1f_o.jpg

1. Observe a fala da Mafalda no primeiro quadrinho: qual a regência do verbo ensinar?

2. Observe: “Mas... você ficou lá o dia inteiro!”. Como se classifica o verbo ficar quanto à predicação? Explique.

3. Qual é a crítica ao ensino que pode ser pressuposta na fala de Mafalda?

Tirinha 3:

Disponível no site:

http://sp2.fotolog.com.br/photo/18/55/44/mafalda_tiras/1235365417074_f.jpg

1. O verbo querer no sentido de “desejar”, “ter vontade de”, “cobiçar” é transitivo direto. E no sentido de “ter afeição”, “estimar”, “amar” é transitivo indireto.Observe a fala da Mafalda no primeiro quadrinho:
a. Qual dessa regências o verbo querer foi empregado?
b. Se Mafalda quisesse saber se sua mãe a amava, como ficaria sua pergunta, usando o verbo querer?

2. Qual é a visão de Miguelito a respeito do Comunismo? Comente.

Tirinha 4

Disponível no site:

http://pausanotrabalho.zip.net/images/calvin_feliz_natal.gif

1. Observe o emprego do verbo esquecer na fala do Calvin, no primeiro e no segundo quadrinho: qual a particularidade pode ser observada, em relação à regência desse verbo ? Comente.

2. Como pode se entendida, no contexto, as expressões:
a. “mas aqui vai um abraço de tigre...”b. “você está espremendo minhas lágrimas pra fora...”

3. Identifique as marcas de oralidade presentes na fala de Calvin.


Aula 3

Atividade

O professor deverá fazer a correção das atividades, aproveitando o momento para esclarecer dúvidas. É importante esclarecer aos alunos que eles não devem se preocupar em decorar listas de verbos. Devem conhecer os mecanismos de regência verbal e sempre que tiverem dúvidas, deverão consultar um dicionário de regência.

Avaliação

Para avaliar o desempenho dos alunos em relação ao tópico regência verbal, o professor deverá partir de situações reais ou de textos de circulação efetiva, para que os alunos sejam capazes de identificar as questões relativas ao tópico. Em relação ao uso, a melhor forma de se verificar a aprendizagem é por meio de produções escritas dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 1/3 - 33.33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alan Silva, Universidade Federal de Sergipe - Colégio Estadual Olavo Bilac , Sergipe - disse:
    alan.vocshalom@hotmail.com

    16/02/2014

    Cinco estrelas

    Cara, que subsídio perfeito para meu estágio. Gostei demais desse conteúdo e agregarei aos que já tenho. Semana que vem, vamos à luta! Valeu :)


  • gabriel henrique, sebrae , Minas Gerais - disse:
    gabrielhf@hotmail.com

    18/09/2013

    Duas estrelas

    as respostas deveriam vir ao lado


  • maria aparecida cobra garcia, E.E Wladislau Garcia Gomes , Mato Grosso do Sul - disse:
    cidacobra@hotmail.com

    17/10/2010

    Cinco estrelas

    Adorei essas atividades, pois ela é contextualizada e fica mais visível ao aluno perceber o sentido do verbo dentro do contexto parabéns e pode sugerir mais atividades que certamente irei pesquisá-la


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.