Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BOLA DE MEIA, BOLA DE PAPEL!

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula:

  • Explorar e coordenar habilidades físicas e motoras do próprio corpo;
  •  Conhecer a estrutura de um texto – música.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
                                      

Atividade 1 – Fazendo e arremesando bolas de papel

1º Momento: O professor deverá conversar com o grupo sobre a modelagem da bola com papel. Nesse momento, o professor entrega a cada criança pedaços de jornal ou outro tipo de papel já cortados para que as crianças possam modelar. Com um pedaço de papel nas mãos, o professor mostra as crianças como modelar a bola.


 
2º Momento: Após a confecção das bolas de papel o professor deverá explicar as crianças como será a brincadeira de arremessar as bolas no cesto. Em seguida, organiza as crianças para arremessar as bolas. Nesse momento, o professor deve questionar quantas bolas cada criança acertou no cesto.

Atividade 2 – Fazendo e arremessando bolas de meia

1º Momento:  Inicialmente o professor deverá enviar um bilhete solicitando aos pais meias velhas (soquete e finas). O professor deverá conversar com o grupo sobre a confecção da bola de meia. Nesse momento, o professor entregará a cada criança  uma meia soquete e o enchemento escolhido ( retalhos de tecido, acrilon, TNT ou as meias finas), para que as crianças possam encher as meias para formar uma bola. Com a meia nas mãos e o material que será utilizado para enchê-la o professor mostra as crianças como confeccionar a bola.  As fotos abaixo ilustram o momento.

2º Momento: Após a confecção das bolas de meia o professor deverá explicar as crianças como será a brincadeira de arremessar as bolas no cesto. Em seguida, organiza as crianças para arremessar as bolas. Nesse momento, o professor deve questionar sobre qual bola ( meia ou papel) ela usou mais força para arremessar e quantas bolas cada criança acertou no cesto.

Atividade 3: Interpretação da música "Bola de Meia, Bola de Gude.
1º Momento: O professor deverá distribuir a letra da música, cantar com as crianças e pedir para elas interpretarem a letra da música através do desenho, questionando-as sobre quais os tipos de bolas que aparecem nela. As fotos abaixo ilustram o momento.

Recurso Didático: Letra da Música

Bola de Meia, Bola de Gude
Milton Nascimento
Composição: Milton Nascimento

Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão
Há um passado no meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão
E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito
Caráter, bondade alegria e amor
Pois não posso
Não devo
Não quero
Viver como toda essa gente
Insiste em viver
E não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal
Bola de meia, bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcanç a
O menino me dá a mão
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraquej a
Ele vem pra me dar a mão

A música pode ser encontrada no site:

http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/102443/

OBS: A letra da música já deve esta exposta no mural da sala.

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Exploraram e coordenaram habilidades físicas e motoras do próprio corpo;
  •  Aprenderam sobre a estrutura do texto música;
  • Participaram das atividades com envolvimento.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marilde Dell Moro Paganini, Creche Municipal'' Nona Verginia''. , Santa Catarina - disse:
    marildepag@hotmail.com

    26/05/2013

    Três estrelas

    Boa alua. fazer com que os alunos confeccione seu próprio material de arremesso. Vou acrescentar nas minhas aulas. trabalho com essa faixa de idade com 4,5,6 anos. período Integral Creche ''Nona Virginia'' (CMEI) salto Veloso SC.


  • patricia, CEMCE , Mato Grosso do Sul - disse:
    patriciabelone@hotmail.com

    10/06/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula,muito boa para desenvolvimento das crianças.


  • Sissa, Centro Educacional Menino Jesus , Santa Catarina - disse:
    sissarpires@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Eu adorei esta aula, parabéns! Estava procurando uma ideia de aula de expressão corporal e ela veio com tudo! Dei uma adaptada, encontrei a música do Milton no youtube e vou passar para meus alunos. Meus parabéns! Um forte abraço, Sissa


  • Rejane Medeiros, Colégio Souza Lima , Rio de Janeiro - disse:
    rejane.re.med@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    realmente excelente e me ajudou muito no projeto que estou construindo. Gostaria de melhor explicação sobre a confecção da bola de meia. Desde já agradeço


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.