Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A BOLA: UM SÓLIDO GEOMÉTRICO

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula:


• Reconhecer a bola como sólido geométrico.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
                                       

Atividade 1 – Inventando bolas
1º Momento: O professor deverá conversar com o grupo sobre a bola, questionando as crianças sobre seu formato, dimensões, com quais objetos as bolas parecem, quais os tipos de bolas que eles conhecem. Em seguida, o professor entrega giz e solicita a cada criança que desenhe bolas no chão. Depois o professor deve questionar as crianças sobre o desenho que fizeram. O desenho tem formato de quê? Com qual objeto parece o desenho?


Atividade 2 – Fazendo bolas de massa de modelar
1º Momento: Preparando a massa caseira. O professor deverá trazer para a sala os ingredientes necessários para a preparação da massa de modelar, informando a turma sobre a modelagem da bola, para tanto será necessário que façam a massa caseira. Nesse momento, o professor escreve na cartolina a receita da massa de modelar:


 Recurso Didatico: RECEITA- MASSA CASEIRA INGREDIENTES
02 XICARAS DE ÁGUA;
01 XÍCARA DE SAL;
06 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO;
01 TUBO DE ANILINA.
MODO DE FAZER
Misturar a anilina com a água, o sal e vai colocando aos poucos a farinha de trigo até a massa soltar das mãos. (Às vezes se faz necessário colocar um pouco mais de farinha de trigo).


2º Momento - O professor traz os ingredientes para a sala e à medida que for lendo o modo de fazer vai produzindo a massa, nesse momento, o professor deve possibilitar que todas as crianças misturem e amassem a massa.


3º Momento: O professor entrega para cada criança um pedaço de massa para que elas façam a modelagem da bola. Com um pedaço de massa na mão o professor deverá mostrar as crianças como fazê-la. Em seguida o professor deve questionar as crianças sobre a modelagem que fizeram. Com qual objeto parece a bola? Quantas bolas você fez? A bola rola? E o desenho do chão rola? Levando as crianças perceberem que o desenho do chão é uma figura plana, bidimensional (circulo) e a bola modelada é um sólido geométrico, tridimensional (esfera).

Avaliação

Avaliar se as crianças:


• Reconheceram a bola como sólido geométrico;
• Vivenciaram a produção da massa de modelar
• Participaram das atividades com envolvimento.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • katyany anny ricarte dutra, liberalimes,,uniasselvi , Mato Grosso do Sul - disse:
    katyanybrasil06@hotmail.com

    13/07/2010

    Quatro estrelas

    ola. sou academica do curso de pedagogia, adorei esta ideia, principalmente sobre o questionamento e a massa que podemos elaborar com as crianças.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.