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Como o remédio chega onde está doendo?

 

15/12/2009

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender como os medicamentos percorrem nosso corpo, chegando aos locais com lesão.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer como funciona a circulação sanguínea, além de terem noção da absorção de nutrientes em nosso sistema digestório.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no Ensino Fundamental deve-se iniciar o assunto sobre drogas (fumo, álcool e outras). Basicamente deve-se informar e conscientizar o aluno de que as mesmas são maléficas para o organismo e quais são seus efeitos finais (dependência, câncer, morte); e por isso devem ser evitadas. Entretanto, os PCN não informam sobre a abordagem do assunto do mecanismo da movimentação das drogas ou remédios (farmacocinética). É de suma importância que os alunos do Ensino Fundamental tenham contato inicial com este assunto, facilitando um trabalho posterior.

Farmacocinética é o caminho que o medicamento faz no organismo. Não se trata do estudo do seu mecanismo de ação mas sim das etapas que a droga sofre desde a administração até a excreção, que são: absorção, distribuição, biotransformação e excreção.

Absorção

É a primeira etapa que vai desde a escolha da via de administração até a chegada da droga na corrente sanguínea.

Distribuição

Etapa em que a droga é distribuída no corpo através da circulação. Ela chega primeiro nos órgãos mais vascularizados (como Sistema Nervoso Central, pulmão, coração) e depois sofre redistribuição nos tecidos menos irrigados (tecido adiposo por exemplo). É nessa etapa que a droga vai chegar ao local onde vai atuar.

Biotransformação

Fase em que a droga é transformada em um composto mais hidrossolúvel (que pode ser dissolvido em água) para a posterior excreção.

Excreção

Pela excreção, os compostos não absorvidos são removidos do organismo para o meio externo.

Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Farmacocin%C3%A9tica (consultado em 28/11/2009, às 15h21min).

Farmacocinética

Retirado de: http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0708/g9_metotrexato/farmacocinetica.JPG (consultado em 01/12/09, às 15h18min).

Na figura acima, é possível visualizar como os remédios administrados por via oral podem chegar até a corrente sanguínea, agindo nos locais afetados.
Após ser administrada, a droga sofre dissolução em meio aquoso, começa a ser degradada e pode ser difundida para outras partes. Após esta dissolução, a droga fica disponível para ser absorvida por diversas partes do corpo, mas ainda está no sistema digestivo. Através da movimentação do sistema gastro-intestinal, a droga consegue ser transportada pelo sistema digestório, há secreções de bile pelo fígado, além de enzimas, que ajudarão no metabolismo desta droga. Algumas regiões do sistema digestório vão absorver a droga e liberá-la na corrente sanguínea, onde ela poderá percorrer todo o corpo e chegar aos locais afetados, onde a droga será usada para reparar algum mal.

Estratégia

Nesta aula será feita uma demonstração de como os medicamentos se movimentam no nosso corpo, através de um modelo. A utilização do modelo é uma maneira simples de abordar o assunto, além de ser útil para o restante dos conteúdos sobre Sistemas do corpo humano, já que pode ser possível a visualização da localização dos órgãos.

Atividade experimental – Observando como circula o sangue em nosso corpo

Professor, leve os materiais listados abaixo para a sala de aula (esta aula poderá ser ministrada no Laboratório, para melhor desenvolvimento da atividade). Será montado um modelo de corpo humano, com ênfase no sistema circulatório, e demonstrado como se dá a circulação do sangue em nosso cor po. Após os alunos terem relembrado então como se dá nossa circulação, será i njetado um corante azul na “circulação”, simulando algum medicamento injetável. Peça que os alunos observem o que acontece com o corante azul em nossa circulação.

Pessoal, vamos fazer juntos, uma atividade muito interessante. Eu tenho aqui alguns materiais e com eles nós vamos montar um modelo de sistema circulatório, que vocês já conhecem. Vamos fazer isso para relembrar como funciona nossa circulação, e posteriormente entendermos como os medicamentos podem agir em nosso organismo. Mãos à obra!

Materiais Necessários:
- 1 m de E.V.A (emborrachado) branco ou bege e vermelho
- Dois metros de mangueira fina e transparente (a mesma usada em aquários)
- Bomba de aquário 300s ou para fonte
- Linha e agulha
- Corante alimentício azul e vermelho
- Seringa descartável com agulha
- Vasilhame

Montagem do Modelo:
- Amplie o desenho do corpo humano no E.V.A com destaque para o Sistema Circulatório. Recorte o desenho no EVA no formato do corpo.
- Costure a mangueira ao E.V.A, seguindo a trajetória de nosso sistema circulatório, e posteriormente conecte a bomba de aquário à mangueira.
- Faça uma solução de água e corante vermelho e coloque numa vasilha que caiba a bomba de aquário (1,5 litro de água + 1 mL de corante vermelho).
- Coloque a bomba sob a solução na vasilha.
- Ligue a bomba na tomada e observe a simulação do “fluxo sanguíneo” (solução de água e corante circulará pela mangueira).
- Depois desta observação, injete 2mL de corante azul numa parte da mangueira, com a ajuda da seringa com agulha, e observe sua distribuição pelo sistema circulatório.

Através desta atividade, professor, é fácil perceber que nossa circulação tem um papel importante no transporte de várias substâncias pelo corpo. Converse com os alunos sobre o que eles estão vendo acontecer no experimento.

Vocês estão observando o que está acontecendo? O que o líquido vermelho representa? E a bomba?
Sugestões de respostas.
- Estamos vendo que o líquido vermelho gira pela mangueira, com a ajuda da bomba.
- Este líquido deve ser o sangue, que circula pelas nossas veias.
- E a bomba deve ser o coração.
Isso mesmo! O líquido vermelho representa o sangue, que realmente circula por nossas veias, formando o nosso sistema circulatório. E a bomba é o coração, que funciona em nosso corpo exatamente como uma bomba, impulsionando o sangue para que ele consiga circular por todo o nosso corpo.
Mas o que será que representa o corante azul, que nós injetamos no sistema circulatório e também circulou, junto com o sangue, por todo o corpo?
- Acho que pode ser alguma coisa que a gente coloca na nossa veia.
- Eu já vi na televisão um médico colocando na veia de uma pessoa alguma coisa com a seringa também, mas não sei o que era.
Bem, vou dar uma dica: quando vamos ao médico, sentindo dor muito forte, ele pode aplicar uma injeção na gente, com uma seringa igual a essa, não é? Mas ele faz isso por quê? O que tem na injeção que ele aplica em nós?

Sugestão de respostas.
- Com certeza é alguma coisa pra melhorar a nossa dor.
- Pode ser um remédio.
Muito bem! Os remédios servem para diminuir a nossa dor, combater infecções, melhorar a nossa saúde. Quando estamos doentes, o médico injeta com a seringa em nosso músculo ou na veia algum remédio, e, assim que ele começa a fazer efeito, nós nos sentimos melhores! Se estivermos com uma dor de cabeça muito forte, por exemplo, e formos ao hospital, o médico poderá aplicar uma injeção com um medicamento para diminuir a dor, chamado analgésico. Mas esta injeção que ele vai dar não será na nossa cabeça, e sim no nosso braço. Como vocês acham que a injeção no braço vai melhorar a dor na cabeça?

Sugestão de respostas.
- Acho que o medicamento vai chegar lá na cabeça.
- O remédio vai cair no sangue e chegar à cabeça pela circulação!
Pois é, acabamos de ver pelo modelo que nosso sangue circula por todo o nosso corpo, inclusive por nossa cabeça. Quando injetamos o medicamento na corrente sanguínea, este remédio vai sendo levado pelo sangue até todas as partes de nosso corpo, fazendo a dor diminuir.
- Mas e como funciona o comprimido, que a gente engole, e não injeta no sangue?
Boa pergunta! Alguém quer dar um palpite?

Sugestão de resposta.
- Eu acho que quando a gente engole, as substâncias conseguem chegar no sangue, igual os alimentos que comemos.
Isso! Vocês devem se lembrar de nosso sistema digestório. Quando comemos um pedaço de pão, por exemplo, este pão passa por nossa boca, estômago, intestino, e neste caminho ele vai sendo quebrado em partes cada vez menores. Lá nas paredes do intestino tem várias veias muito pequeninas que recebem e conduzem os nutrientes do pão e de outros alimentos para a corrente sanguínea. O sangue então, ao circular por todo o nosso corpo, leva esses nutrientes para todo o nosso corpo, que precisa deles para continuar seu funcionamento. Com os medicamentos funciona assim também, igual ao pão. Quando engolimos um comprimido de analgésico, por exemplo, ele passa por nossa boca, estômago, intestino, e vai sendo quebrado em partes muito pequenas. Ao chegar ao intestino, estas partes pequenas conseguem chegar ao sangue, e o sangue leva o medicamento a todas as partes do nosso corpo. É dessa forma que podemos melhorar a nossa dor de cabeça: os medicamentos saem do intestino e conseguem, através da circulação sanguínea, chegar a todo o nosso corpo, como vimos através do modelo que construímos.

Avaliação

Professor, para avaliar a construção de conhecimentos pelos seus alunos, peça que eles, após a realização das atividades, montem uma história em quadrinhos relatando um caso em que uma pessoa doente precisava tomar um medicamento, mas não sabia como uma dor poderia ser melhorada com um remédio. Nesta história, eles deverão explicar com suas palavras a farmacocinética, ou seja, como o medicamento consegue chegar a todas as partes de nosso corpo.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniones

  • idila valeria, colegio certus , São Paulo - dijo:
    idila_valeria@hotmail.com

    25/11/2012

    Cinco estrelas

    achei otima esta aula m ajudo muito


  • felipe adriano , felicidade , Distrito Federal - dijo:
    lipe.adriano@bol.com.br

    23/03/2011

    Quatro estrelas

    muito boua a aula bastante pratica e rapida !!!


  • André, UEFS , Bahia - dijo:
    al.teles@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula, bastante ilustrativa. Ideal para o aluno do segundo grau. Parabéns aos autores Maria Antonieta, Lízia Maria, Marina Silva e Priscila Barboso.


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