Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Polígonos inscritos em uma circunferência

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a inscrição de polígonos regulares na circunferência, calcular o lado e apótema destes polígonos regulares.

Duração das atividades
4 horas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Mediatriz de um segmento

Estratégias e recursos da aula

Atividades no laboratório de informática (2 aulas)

               Professor, no laboratório de informática, acomode os alunos em duplas. Apresente a eles uma situação para que possam refletir um pouco sobre o assunto, por exemplo:

               “Um bloco retangular de madeira, com 18 cm de largura e 12 cm de altura, passa por um buraco redondo de 11 cm de raio ?”

Dê um tempo para que eles possam discutir. Peça a eles que registrem as soluções encontradas

               Professor, peça aos seus alunos que acessem o sítio http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/geom-circ/geom-circ.htm#cir11 e leiam sobre o assunto e também sobre “Polígonos regulares”. Outros sítios estão disponíveis:

Professor, após a leitura, verifique se ainda há alguma dúvida e reforce os conceitos sobre:

    • Centro do polígono;
    • Raio do polígono;
    • Apótema;
    • Ângulo central;
    • Ângulo interno;
    • Área dos polígonos regulares.

Reforce também que para construir, por exemplo, um triângulo qualquer inscrito em uma circunferência, basta:

Peça a eles que construam um triângulo qualquer em uma folha de papel, em seguida, construam a circunferência circunscrita ao triângulo. Após a construção, questione a eles: “Por que isto acontece?”.

               Professor utilize um software de geometria dinâmica para que eles possam con solidar os conheciment os. Utilizaremos o GeoGebra. Ele reúne GEOmetria, álGEBRA e cálculo. Esta disponível em http://www.geogebra.org/ em versão para download gratuito ou para ser executado via web (WebStart). Tenha instalado previamente o GeoGebra em todos os computadores do laboratório de informática. Como documentação do software, temos:

Existem algumas atividades nos sítios:

               Professor, retome o problema inicial e, em seguida, elabore uma lista de exercícios para que seus alunos possam praticar um pouco. Peça a eles que resolvam os exercícios em uma folha de papel e, em seguida, confiram as respostas no GeoGebra. Outros recursos estão disponíveis em “Recursos complementares”. Para elaboração da lista de exercícios, existem exemplos disponíveis nos sítios abaixo:

Atividades em sala de aula (1 aula)

           Professor, uma atividade interessante é trabalhar com o geoplano c ircular

Fonte: http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01039031/webfolios/isabel/geoplano.jpg

               Utilizando 4 borrachas de mesma cor,  montamos um quadrado  circunscrito.  Sabendo que o centro de um polígono regular é o centro comum das circunferências circunscrita e inscrita, e que o apótema de um polígono regular é o segmento com uma extremidade no centro e a outra no ponto médio do lado, responda:

  • Qual a relação entre o apótema do quadrado circunscrito e a circunferência ?

Sabendo que a diagonal é o segmento que une dois vértices não consecutivos, responda: 

  • Qual a relação entre a diagonal do quadrado inscrito e a circunferência?

Sem desmanchar o quadrado inscrito, construa um triângulo retângulo (utilizando apenas uma borrachinha), com as extremidades em 3 vértices do quadrado e responda, utilizando o Teorema de Pitágoras:

  • Se o lado do quadrado vale L cm, quanto mede a diagonal do quadrado ( e também, o diâmetro  da circunferência)? 

Recursos Complementares

CAD

Curiosidades

Material de apoio aos professores

Vídeos

 

Como criar uma Webquest, http://pt.wikipedia.org/wiki/WebQuest:

Avaliação

A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.