19/12/2009
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:
• Vivenciar uma aula de campo a um aquário;
• Conhecer os diferentes tipos de peixes, como vivem, sua alimentação e habitat, etc.;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita e a elaboração de um texto coletivo.
Atividade 1 – Visitando um Aquário – Aula de Campo
O professor deverá agendar uma visita em um aquário, depois deverá solicitar a autorização dos pais para a aula de campo, bem como providenciar o transporte.
1º Momento: Antes de sair para a aula de campo o professor deverá conversar com as crianças sobre alguns combinados da aula: O que vão observar? O que querem saber? Neste momento o professor poderá levantar com as crianças algumas questões que poderão ser respondidas pelos biólogos. Durante a aula de campo solicitar que um biólogo acompanhe a turma para que todas as questões levantadas pelas crianças sejam respondidas, como: O que os peixes estão fazendo? Porque eles nadam? Que cores eles têm? Onde os peixes vivem? O que ele comem? Quem trouxe o peixe para o aquário?
2º Momento: Ao final, o professor deve retomar com as crianças o que elas observaram, e aprenderam com o biólogo sobre os peixes, durante a discussão o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivências com os peixes. As fotos abaixo ilustram o momento.
Atividade 2 - Relembrando a visita ao Aquário
1º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita que fizeram ao aquário, relembrando o que viram, depois da discussão, o professor juntamente com as crianças deverá elaborar/construir um texto coletivo. Nesse momento o professor deve:
• Incentivar e coordenar a fala das crianças;
• Escrever o que as crianças falam;
• Registrar e expor no mural suas falas.
Depois de construir o texto, o professor deve ler para as crianças e pedir que registrem através de desenho a parte que mais gostaram da visita ao aquário. Após o registro o docente deve fixar os desenhos no mural junto ao texto.
Avaliar se as crianças:
o Conheceram os diferentes tipos de peixes e como vivem: alimentação, habitat, etc., através da linguagem oral e do desenho.
o Participaram da aula de campo, observando e questionando o biólogo.
o Participaram de todas as atividades com envolvimento.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/04/2012
Cinco estrelaseu achei otima e muito interessante.As crianças amam aulas e principalmente passeios.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula. Muito bem projetada e elaborada em todos os aspectos, desde seu objetivo à avaliação final. Parabéns.