Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A BOLA: ONDE ESTÁ?

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula:


• Desenvolver o conhecimento perceptivo e a habilidade de fazer diferenciação.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
                                       

Atividade 1: Encontrando bolas
1º Momento: O professor deverá trazer para a roda um cesto com vários brinquedos (bolas, bonecas, carros, etc.). Nesse momento o professor deve questionar cada criança pedindo-lhe que identifique as bolas entre os brinquedos através de suas características, e que as retire do cesto. Essa atividade deve ser realizada com mais de uma criança e no final discutir com o grupo a quantidade de bolas que foram retiradas do cesto. As fotos abaixo ilustram o momento.

Atividade 2: Representando quantidades
1º Momento: O professor deverá retomar com as crianças sobre a atividade anterior, solicitando que façam um registro através de desenho das quantidades de bolas que elas retiram do cesto. Depois o professor deverá discutir com as crianças sobre a quantidade de bolas que cada uma registrou, questionando quem representou mais ou menos bolas. O momento está ilustrado nas fotos abaixo.

Avaliação

Avaliar se as crianças:


• Desenvolveram o conhecimento perceptivo e a habilidade de fazer diferenciação:
• Registraram as quantidades através do desenho;
• Participaram das atividades com envolvimento.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • lena, Educação Infaitil Gloria Maria , Mato Grosso - disse:
    lenamoreira_@hotmail.com

    03/03/2013

    Quatro estrelas

    tudo que eu li gostei e maravilhoso


  • maria das graças , creche , São Paulo - disse:
    galefabio20@gmail.com

    27/10/2012

    Cinco estrelas

    Esta aula é excelente para creche, maravilha!!!!!


  • Marileusa Herpich Frozza, SAO JORGE E M ED INF ENS FUND , Paraná - disse:
    marifrozza12@hotmail.com

    05/08/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa a atividade, principalmente porque pode-se desenvolver vários conteúdos a partir desta atividade. ex. cores, formas, tamanhos, conceitos dentro fora.... Parabéns e obrigada pela sugestão....


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.