15/12/2009
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
A criança na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula:
• Desenvolver o conhecimento perceptivo e a habilidade de fazer diferenciação.
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1: Encontrando bolas
1º Momento: O professor deverá trazer para a roda um cesto com vários brinquedos (bolas, bonecas, carros, etc.). Nesse momento o professor deve questionar cada criança pedindo-lhe que identifique as bolas entre os brinquedos através de suas características, e que as retire do cesto. Essa atividade deve ser realizada com mais de uma criança e no final discutir com o grupo a quantidade de bolas que foram retiradas do cesto. As fotos abaixo ilustram o momento.
Atividade 2: Representando quantidades
1º Momento: O professor deverá retomar com as crianças sobre a atividade anterior, solicitando que façam um registro através de desenho das quantidades de bolas que elas retiram do cesto. Depois o professor deverá discutir com as crianças sobre a quantidade de bolas que cada uma registrou, questionando quem representou mais ou menos bolas. O momento está ilustrado nas fotos abaixo.
Avaliar se as crianças:
• Desenvolveram o conhecimento perceptivo e a habilidade de fazer diferenciação:
• Registraram as quantidades através do desenho;
• Participaram das atividades com envolvimento.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/03/2013
Quatro estrelastudo que eu li gostei e maravilhoso
27/10/2012
Cinco estrelasEsta aula é excelente para creche, maravilha!!!!!
05/08/2010
Quatro estrelasMuito boa a atividade, principalmente porque pode-se desenvolver vários conteúdos a partir desta atividade. ex. cores, formas, tamanhos, conceitos dentro fora.... Parabéns e obrigada pela sugestão....