Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lidando com os medos: uma proposta de produção escrita

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através da sequência de aulas que será apresentada, o aluno poderá:

- melhorar a expressão escrita e oral da língua;

- refletir sobresobre a temática do medo, que é constante nas histórias e canções infantis;

- interagir com alunos de outra classe;

- conhecer o significado do termo parodia;

- aprender a construir uma sinopse.

Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos conheçam previamente alguma canção infantil que tenha conotação triste ou negativa. Assim eles poderão participar ativamente da primeira aula. Para isso, recomenda-se o site:

http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php - [Acesso em 13/12/09]. Nele os alunos terão acesso a várias canções de ninar e infantis.

Também é interessante, professor, que os alunos tenham acesso a modelos de sinopses de filme, já que faz parte da proposta construir um texto dessa natureza. Então, idica-se o link: http://www.telacritica.org/sinopses.htm - [acesso em 13/12/09], em que há vários modelos e formatos distintos de sinopses reais de filmes.

Como será falado também em paródia nessa proposta, cabe ensinar aos alunos o significado desse termo. Encontre maiores informações no site: http://www.alunosonline.com.br/portugues/parodia/ - [acesso em 13/12/09].

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA – 2 aulas de 50 minutos cada


Professor, pretende-se, com essa sequência de aulas, promover uma reflexão em sala sobre a origem do medo no imaginário das crianças brasileiras, propondo, a partir dessa temática, uma produção textual.


Para iniciar essa proposta apresente aos alunos a imagem de Edvard Munch, “O grito”.

http://3.bp.blogspot.com/_r5TQRpABFOc/SGTofWfDLdI/AAAAAAAAAXU/8u_IWcbsdFo/s400/o_grito.jpg - [acesso em 12/12/09].

A partir do quadro, pergunte aos alunos o que a imagem parece sugerir. Será que essa pessoa está com medo? Medo de quê? E o lugar onde ela está, pode significar alguma coisa? Ela aparece sozinha na imagem? Qual a impressão que esse quadro causa?


Depois que eles responderem, pergunte se conseguem se lembrar de alguma canção de ninar ou de roda. Anote no quadro as canções que sugerirem, dividindo-as em dois grupos: letras tristes/letras alegres. Caso eles não se lembrem de muitas, sugira algumas:


Atirei o pau no gato

Atirei o pau no gato to
Mas o gato to
Não morreu reu reu
Dona chica ca
Admirou-se se
Do berro, berro
Que o gato deu.
Miau

Boi da cara preta


Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Pega essa criança
Que tem medo de careta.

Cai, cai balão

Cai, cai balão
Cai, cai balão
Aqui na minha mão.
Não cai não, não cai não
Não cai não,
Cai na rua do sabão.
Cai, cai balão
Cai, cai balão

Aqui na minha mão.
Não vou lá, não vou lá, não vou lá
Tenho medo de apanhar.

Ciranda, cirandinha,

Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar,
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar.
O anel que tu me deste,
Era vidro e se quebrou,
O amor que tu me tinhas,
Era pouco e se acabou.
Por isso menina agora
Entre dentro dessa roda,
Diga um verso bem bonito,
Diga adeus e vá embora.

O cravo brigou com a rosa

O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
E a rosa despedaçada.
O cravo ficou doente
A rosa foi visitar
O cravo teve um desmaio
E a rosa pôs-se a chorarn

http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php - [acesso em 13/12/09].

De preferência, faça-os ouvir as canções. Depois disso, peça para que eles relacionem a coluna de “CaNções com letras tristes” com o quadro “O grito”. O que há em comum entre eles? Qual é o sentimento que tanto o quadro quanto as canções transmitem a quem os observa/ouve?


Espera-se que os alunos digam que tanto as canções quanto o quadro despertam medo ou alguma forma de tristeza. Então, aproveite para questionar seus alunos: se as canções são feitas para ninar um bebê ou para embalar brincadeiras infantis, porque elas são, por vezes, tão tristes e/ou até sugerem violência?


Após o debate, mostre a eles o vídeo do link: http://www.youtube.com/watch?v=RUBz5flBGvs – [acesso em 12/12/09]. Nele existem comentários interessantes a respeito do fato de as canções infantis expressarem violência. Aguce a visão crítica dos alunos, pedindo que comentem linguagem do vídeo, a forma como o autor se dirige aos seus leitores. É uma maneira pertinente? Estabeleça um debate, deixe que eles se lembrem de outras canções, que comentem as que foram sugeridas. E estimule a discussão, contrapondo as suas ideias.

3ª AULA – 4 aulas de 50 minutos cada


Nesta aula, profes sor, sugere-se que, dando sequência ao tema do medo de forma lúdica, seja exibido o filme “Monstros S/A". Nele, os monstros assustam as crianças entrando em seus quartos à noite, para colher o som de seus gritos, que serve de combustível para abastecer a cidade dos monstros. Os monstros acreditam que o contato com as crianças humanas é contagioso e inaceitável. Mas isso não acontece com o monstro Sulley, que acaba criando um laço de amizade com a menina Boo.

http://www.querocolorir.com.br/imagem/monstros-s.a_158/monstros-s.a_05.jpg - [acesso em 12/12/09].

Após verem o filme, pergunte a seus alunos qual é o relacionamento entre o filme, as canções de ninar e o quadro de Edvard Munch?


É interesse que os alunos assistam a esse filme, porque além de ele estar relacionado com a temática do medo infantil e poder contribuir com a proposta de criação de texto futura, é ainda uma ótima oportunidade de ensinar aos alunos a criarem uma sinopse de filme.


Divida a turma em grupos de quatro pessoas e dê as instruções seguintes antes que eles vejam o filme, para que possam segui-las.


Explique que sinopse é uma apresentação resumida do conteúdo do filme, que tem a função de antecipar ao espectador o que ele verá. Diga que eles deverão escrever a sinopse pensando que o público será uma outra turma da escola. A sinopse deve apresentar dados técnicos da obra, como, título original, gênero, duração, ano de lançamento, estúdio, país de origem, direção, música, elenco e outros dados que achar interessante. Além disso, a história deve ser parcialmente contada, de forma que o leitor fique curioso para ver o filme.


Para obterem essas informações específicas sobre o filme, os alunos poderão usar o laboratório de informática para pesquisar caso sua escola tenha um, ou a pesquisa deve ser encomendada previamente, para que tragam de casa. 


Após a elaboração da sinopse, peça às equipes que façam a leitura de seus textos em voz alta. Observe e sugira mudanças em erros de nível gramatical e de conteúdo e dê a eles tempo para que façam a reescrita.


As sinopses deverão ser digitalizadas e impressas para divulgação que será proposta em uma outra aula.

7ª AULA


Agora, professor, a proposta é, retomando a temática das cantigas de roda ou canções de ninar, do quadro de Edvard Munch e do filme “Monstros S/A”, que os alunos, ainda divididos em equipes, reescrevam as canções que ouviram, parodiando, ou criem outras. Nas novas canções, deverão ser usados temas leves e alegres, que realmente sejam propícios para embalar o sono de um bebê ou as brincadeiras de criança. Cada equipe pode produzir duas  ou três músicas. Ajude-os no processo de elaboração das letras, sugira modificações, forneça tempo para a reescrita.

8ª AULA


Agora, já com as canções prontas, os próprios alunos deverão cantar as músicas, de preferência seguidos por algum tipo de instrumento musical. As equipes devem ensaiar inicialmente e quando estiverem afinadas, deve-se usar o programa de gravação de áudio Audacity, encontrado no link: http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm - [Acesso em 13/12/09]. Esse programa permite fazer edição e cortes nos áudios capturados e permite que os alunos criem, com as canções de ninar, ou uma coletânea com as músicas, ou um programa de rádio que os próprios meninos podem montar. É necessário apenas um fone de ouvido com microfone para realizar a gravação. A criatividade de como o programa será usado fica por sua conta e dos alunos, professor.


O importante é que, após gravados os programas, para cada equipe d e alunos seus, deverá ser montada uma equipe de outra sala. Assim, os gru pos se encontrarão em um momento agendado por você e os seus alunos ficarão encarregados de apresentar aos demais as cantigas consagradas e as que são de autoria deles, por meio da gravação feita. Esse é o momento, também, para entregar a sinopse do filme aos colegas da outra turma, para que eles sintam-se curiosos a assisti-lo.


Esse momento de interação é importante, professor, pois seus alunos se sentirão motivados, por se sentirem produtores do conhecimento que repassam.

Recomenda-se, por fim, a leitura de “O livro dos Medos”, que aborda justamente a temática dessa proposta/aula. Referência: O livro dos medos. Organização: Heloisa Prieto; ilustrações Maria Eugênia. – São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

http://www.tiagodoria.ig.com.br/wp-content/uploads/2008/06/medo2.jpg - [acesso em 12/12/09].

http://1.bp.blogspot.com/_cm_hoJR99yw/R6OSAvVBAeI/AAAAAAAAARE/TgfXExjUdtc/s400/fobia+crian%C3%A7a.jpg – [acesso em 12/12/09].

http://www.thetoque.com/images/stories/monster_under_bed.jpg - [acesso em 12/12//09].

Recursos Complementares

http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm - [acesso em 13/12/09]. Link para baixar programa Audacity.

http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm - [acesso em 13/12/09]. Imagem do filme “Monstros S/A”

http://www.youtube.com/watch?v=RUBz5flBGvs – [acesso em 12/12/09]. Comentário sobre a violência expressa nas canções infantis.

http://3.bp.blogspot.com/_r5TQRpABFOc/SGTofWfDLdI/AAAAAAAAAXU/8u_IWcbsdFo/s400/o_grito.jpg - [acesso em 12/12/09]. Quadro “O grito”, de Munch.

http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php - [Acesso em 13/12/09]. Site de músicas infantis.

Avaliação

Professor, durante a apresentação dos trabalhos dos alunos à outra turma, você poderá avaliar o nível de entendimento deles em relação à proposta sugerida. Aproveite para perguntar, logo em seguida, que aprenderam com essa aula e pedir que façam sugestões ou críticas a ela. Deixa-los avaliar o próprio aprendizado é muito válido, pois eles são quem melhor sabem dizer se aprenderam ou não e se ainda restam dúvidas sobre o conteúdo. Procure sempre torna-los os principais alvos das estratégias aplicadas por você.
Você também pode avaliar a criatividade e coerência linguística dos textos dos alunos, tanto as canções, quanto a sinopse do filme.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ivone Utpadel Henschel , ESC MUN ENS FUND PROF GERTRUDES S. MILBRATZ , Santa Catarina - disse:
    ivone@netuno.com.br

    21/04/2010

    Cinco estrelas

    Uma proposta excelente de trabalhar os sentimentos, em especial o medo. Parabéns professora!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.