21/12/2009
Oswaldo José Bueno Alves da SIlva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Evolução tecnológica e as novas territorialidades em rede |
O positivismo é uma linha teórica da sociologia, criada pelo francês Auguste Comte (1798-1857), que começou a atribuir fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando o primado da razão, da teologia e da metafísica. Segundo Henry Myers (1966), o "Positivismo é a visão de que o inquérito científico sério não deveria procurar causas últimas que derivem de alguma fonte externa, mas sim, confinar-se ao estudo de relações existentes entre fatos que são diretamente acessíveis pela observação".
Em outras palavras, os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.
Para Comte, o método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal.
O positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.
A inscrição "Ordem e Progresso", sempre em verde, é o lema político do Positivismo, forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Auguste Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim. Seu sentido é a realização dos ideais republicanos: a busca de condições sociais básicas (respeito aos seres humanos, salários dignos etc.) e o melhoramento do país (em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais).
Embora o positivismo tenha tido grande aceitação na Europa e também em outros países, como o Brasil, e talvez seja, a base do pensamento da sociologia, as idéias de Comte foram duramente criticadas pela tradição sociológica e filosófica marxista, com destaque para a Escola de Frankfurt.
http://quiosqueazul.blogspot.com/2008/10/dia-da-tecnologia.html
http://farm4.static.flickr.com/3249/3143917281_5b4f26bab4_o.jpg
Após observar as duas imagens e construir a relação entre ordem e progresso, propor aos alunos um mural interativo onde eles possam questionar e responder às seguintes questões:
• O que é o verdadeiro progresso?
• O que as guerras com armas de última geração, armas biológicas, representam no cenário do progresso tecnológico?
• Em que nível o Homem precisa progredir?
• O progresso deve ser consequência da ordem? Explique.
Reúna os alunos em grupos e distribua as tarefas entre os integrantes dos grupos. Faça com que todos trabalhem procurando e colando as gravuras, montando no mural da escola, escrevendo os textos de apresentação do trabalho e as questões.
■ cartolina ou papel color set
■ canetas hidrocor ponta grossa
■ clips colorido ou qualquer adereço que possa ser fixado no mural da escola
■ gravuras que mostrem tecnologia de ponta (retirada de jornal ou revista)
■ jornal e/ou revista (pedidas previamente aos alunos ou levadas pelo professor e que possam ser cortadas)
EXEMPLO EM EXPOSIÇÃO NO MURAL DA ESCOLA:
Anexo aos cartazes coloque frases que chamem a atenção das pessoas que passarem pelo mural, convidando-as a contribuir com sua opinião, depois de lerem a questão e a resposta, marcando um "X" em SIM ou em NÃO.
Se as perguntas levantadas não interessarem aos alunos recomendamos outra estratégia:
Fazer a exibição do filme "O Exterminador do futuro", que pode ser encontrado no seguinte endereço: http://www.clinper.com/2009/02/download-exterminador-do-futuro-dublado.html
Trabalhar as questões a seguir, relacionadas ao filme:
■ Como o filme aborda o avanço tecnológico?
■ A ênfase é dada à máquina ou ao Homem?
■ Quem sobrevive ao iminente progresso tecnológico acelerado?
■ Em que nível o filme aborda a mecanização do humano?
■ Qual é a relação entre tecnologia e violência?
A partir destas quesões o Professor pode montar o mural interativo, anteriormente explicado, ou pode criar um espaço/tempo para que outras pessoas possam debater questões de ordem e progresso através de encontros, palestras, entrevistas, que deverão ser organizadas pelos alunos.
Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_pensamento_evolutivo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin
Estimule e avalie a capacidade criativa e de reprodução do conhecimento através dos cartazes.
Cinco estrelas 1 classificações
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20/07/2010
Cinco estrelasGOSTEI DAS IDEIAS, PODERIA SER USADO ESTE MATERIAL LIGANDO TAMBEM AOS PENSADORES POSITIVISTAS (Algusto Conte, Durkhem) e os representantes brazucas desta linha positivista. Suas influencias no contexto historico brasileiro.