Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Ordem e Progresso"

 

21/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriana Monferrari Amorim
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da SIlva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Evolução tecnológica e as novas territorialidades em rede
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A teoria evolucionista dos primeiros cientistas sociais sobre o potencial humano, o avanço tecnológico e até onde o Homem pode chegar através das ciências.
Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Teoria da evolução de Charles Darwin
Estratégias e recursos da aula

APRENDENDO COM A HISTÓRIA

O positivismo é uma linha teórica da sociologia, criada pelo francês Auguste Comte (1798-1857), que começou a atribuir fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando o primado da razão, da teologia e da metafísica. Segundo Henry Myers (1966), o "Positivismo é a visão de que o inquérito científico sério não deveria procurar causas últimas que derivem de alguma fonte externa, mas sim, confinar-se ao estudo de relações existentes entre fatos que são diretamente acessíveis pela observação".

Em outras palavras, os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.

Para Comte, o método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal.

O positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.

A inscrição "Ordem e Progresso", sempre em verde, é o lema político do Positivismo, forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Auguste Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim. Seu sentido é a realização dos ideais republicanos: a busca de condições sociais básicas (respeito aos seres humanos, salários dignos etc.) e o melhoramento do país (em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais).

Embora o positivismo tenha tido grande aceitação na Europa e também em outros países, como o Brasil, e talvez seja, a base do pensamento da sociologia, as idéias de Comte foram duramente criticadas pela tradição sociológica e filosófica marxista, com destaque para a Escola de Frankfurt.

PROBLEMATIZANDO

■ O que é ordem (social)?

■ O que é progresso?

■ Há progresso sem ordem?

■ Há progresso na desordem?

■ Que tipos de progressos podemos elencar?

■ O que pode ser considerado progresso tecnológico? E humano?

OBSERVANDO A REALIDADE

http://quiosqueazul.blogspot.com/2008/10/dia-da-tecnologia.html

http://farm4.static.flickr.com/3249/3143917281_5b4f26bab4_o.jpg

ATIVIDADE 1

Após observar as duas imagens e construir a relação entre ordem e progresso, propor aos alunos um mural interativo onde eles possam questionar e responder às seguintes questões:

• O que é o verdadeiro progresso?

• O que as guerras com armas de última geração, armas biológicas, representam no cenário do progresso tecnológico?

• Em que nível o Homem precisa progredir?

• O progresso deve ser consequência da ordem? Explique.

Com o este mural pode ser feito:

Reúna os alunos em grupos e distribua as tarefas entre os integrantes dos grupos. Faça com que todos trabalhem procurando e colando as gravuras, montando no mural da escola, escrevendo os textos de apresentação do trabalho e as questões.

MATERIAL NECESSÁRIO: 

■ cartolina ou papel color set

■ canetas hidrocor ponta grossa

■ clips colorido ou qualquer adereço que possa ser fixado no mural da escola

■ gravuras que mostrem tecnologia de ponta (retirada de jornal ou revista)

■ jornal e/ou revista (pedidas previamente aos alunos ou levadas pelo professor e que possam ser cortadas)

EXEMPLO EM EXPOSIÇÃO NO MURAL DA ESCOLA:

Anexo aos cartazes coloque frases que chamem a atenção das pessoas que passarem pelo mural, convidando-as a contribuir com sua opinião, depois de lerem a questão e a resposta, marcando um "X" em SIM ou em NÃO.

ATIVIDADE 2

Se as perguntas levantadas não interessarem aos alunos recomendamos outra estratégia:

Fazer a exibição do filme "O Exterminador do futuro", que pode ser encontrado no seguinte endereço: http://www.clinper.com/2009/02/download-exterminador-do-futuro-dublado.html

Trabalhar as questões a seguir, relacionadas ao filme:

■ Como o filme aborda o avanço tecnológico?

■ A ênfase é dada à máquina ou ao Homem?

■ Quem sobrevive ao iminente progresso tecnológico acelerado?

■ Em que nível o filme aborda a mecanização do humano?

■ Qual é a relação entre tecnologia e violência?

A partir destas quesões o Professor pode montar o mural interativo, anteriormente explicado, ou pode criar um espaço/tempo para que outras pessoas possam debater questões de ordem e progresso através de encontros, palestras, entrevistas, que deverão ser organizadas pelos alunos.

REFERÊNCIAS

http://www.brasilescola.com/sociologia/positivismo.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil

Recursos Complementares
Avaliação

Estimule e avalie a capacidade criativa e de reprodução do conhecimento através dos cartazes.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ismaiel Ferreira Gusmão, ESC.EST.PATRONATO MARIA AUXILIADORA , Amazonas - disse:
    gusmao_01@hotmail.com

    20/07/2010

    Cinco estrelas

    GOSTEI DAS IDEIAS, PODERIA SER USADO ESTE MATERIAL LIGANDO TAMBEM AOS PENSADORES POSITIVISTAS (Algusto Conte, Durkhem) e os representantes brazucas desta linha positivista. Suas influencias no contexto historico brasileiro.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.