17/12/2009
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Com estas aulas o aluno poderá aprender sobre a celebração do dia de Ação de Graças nos Estados Unidos a partir da leitura de um texto e elaboração de cartazes.
É interessante que os alunos já estejam familiarizados com as estratégias de leitura em Língua Inglesa.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Para dar início as discussões do tema destas aulas o professor deverá propor aos alunos, em aula aberta, as seguintes questões:
1. Do you know what Thanksgiving is? / Você sabe o que é o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças)?
2. Where is it celebrated? / Onde ele é celebrado?
3. How is it celebrated? Why? / Como ele é celebrado? Por quê?
4. What do people thank for in this date? / As pessoas agradecem pelo que nesta data?
5. Are you thankful for something? What? / Você é agradecido por alguma coisa? O quê?
Na sequência, os alunos assistirão ao vídeo “What Are you Thankful For- GREAT VIDEO” que tem a duração de aproximadamente dois minutos (Fig. 1).
RECURSO
Vídeo “What Are you Thankful For- GREAT VIDEO”
http://www.youtube.com/watch?v=fQ0xvnUw3YM&feature=related
Figura 1 – Imagem do Recurso
Observação: o vídeo poderá ser baixado e salvo em DVD para exibição em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo!
Ao final deste momento, após exibir o vídeo, o professor deverá instigar e questionar os alunos sobre qual o assunto tratado (o Thanksgiving Day) e se sabem algo sobre este feriado comemorado nos Estados Unidos.
ATIVIDADE 1
Dando seqüência, neste momento, o professor deverá propor a leitura do texto postado (Recurso) sobre o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), escolhendo, entre duas palavras, apresentadas em itálico nas frases do texto, qual seria a melhor para completá-lo considerando sua organização lógica e seu significado.
Tal texto trata de forma resumida sobre a celebração deste feriado americano.
RECURSO
Texto Thanksgiving
Activity: Delete the wrong word in each of the pairs of italics.
Thanksgiving is a very American holiday. It is also calling / called Thanksgiving Day. It is celebrated on the fourth Thursday in November every year. It used to / used be a religious holiday to give thanks to God. There are two versions of the original / origins of this holiday. One is thanks for the early settlers arriving in America safely / safe. On December the 4th, 1619, a group of English pioneers arrived at a place called Berkeley Hundred, in Virginia. The group made / did a promise that the day of their / there arrival should be a "day of thanksgiving" to God. The second version / vision is the thanks given to Native Americans for teaching the pilgrims how to catch eels and grow corn in Plymouth, Massachusetts. In 1941, President Roosevelt made / gave Thanksgiving a federal holiday.
The main eventful / event of any Thanksgiving is the Thanksgiving dinner. It is traditional to have baked or roasted turkey. This is usually / usual accompanied with mashed potatoes, sweet potatoes, fell / fall vegetables, cranberry sauce, and gravy. Pumpkin pie is the most commonly eaten / eating dessert. The Thanksgiving holiday weekend is one of the busiest times of the year from / for traveling. It is a four-day or five-day weekend vacation for most schools and colleges, and many businesses and government workers get three or four days over / off. Thanksgiving is also the unofficial signal for Christmas preparations to beginning / begin. Once Thanksgiving finishes, stores fill their shelves with Christmas goods. It is also a bad time to be a / in turkey.
Adaptado de: http://www.eslholidaylessons.com/11/thanksgiving.html Acesso em: 06 de dezembro de 2009.
Durante a atividade, o professor deverá passar pelos alunos, orientando quanto ao uso adequado do dicionário Inglês-Português para definirem a palavra dos pares que consideram adequadas nas frases a serem usadas. Por exemplo, no início do texto temos: “Thanksgiving is a very American holiday. It is also calling / called Thanksgiving Day.” O par de palavras pelas quais os alunos podem optar é calling / called. Para que o texto fique coerente a palavra a ser escolhida é “called” pois “calling” significa “chamando” e “called” significa “chamado” (Thanksgiving é um feriado bem americano. Ele também é chamado de Thanksgiving Day). O aluno deve ser capaz de compreender o significado da palavra considerando seu uso dentro do contexto (texto com o tema Thanksgiving Day), não apenas consultar o dicionário aleatoriamente.
Ao final, o professor solicitará que os alunos que se sintam à vontade se dirijam até a lousa e coloquem as palavras que escolheram, explicando para a turma o porquê tal palavra seria adequada. Tal proposta visa reforçar a aprendizagem do vocabulário proposto.
ATIVIDADE 2
Como continuidade da atividade anterior, o professor proporá que em duplas, os alunos pesquisem na Internet sobre o Thanksgiving Day, elaborando, ao final desta, cartazes informativos em Inglês sobre a referida data. Tais cartazes serão postados nos murais da escola. Para a pesquisa sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):
RECURSO
Sites para a Pesquisa
http://en.wikipedia.org/wiki/Thanksgiving
http://www.history.com/content/thanksgiving
http://wilstar.com/holidays/thankstr.htm
Figura 2 – Imagem do Recurso
Após a pesquisa, e antes da elaboração dos cartazes, o professor deverá promover uma discussão para socializar informações e corrigir conceitos errôneos. O professor deverá contemplar na discussão a questão do que ela mobiliza nas pessoas - valores como amizade e respeito, por exemplo, solicitando que nos cartazes os alunos citem pelo menos três coisas pelas quais agradecem e por quê. O objetivo é promover valores positivos nos alunos tendo em vista a crescente violência nas escolas e nas comunidades. Além disso, deverá questionar os alunos sobre como seria comemorar esta data no Brasil, o que eles pensam disso, se há alguma data comemorativa semelhante a esta em nosso país. Feito isto, dê prosseguimento aos cartazes.
Continuando, o professor orientará as duplas quanto à organização do texto. Dicionários em inglês-português poderão ser usados. Os tópicos a serem contemplados nos cartazes são:
• Origens do Thanksgiving
• Como é celebrado principalmente nos Estados Unidos
• Receitas de pratos consumidos na data que são mais famosas
• Usando a expressão “I am/We are thankful for. Eu sou/nos somos gratos por...” citar no cartaz pelo menos três coisas pelas quais se agradece.
ATIVIDADE 3
Ao final da criação dos cartazes estes serão apresentados oralmente para a turma e colados nos murais da escola.
Sugestões
1. Pesquisar, em colaboração com o professor de História e Filosofia, se o Thanksgiving é celebrado no Brasil, como e por quê.
Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar as estratégias adequadas para a leitura e criação dos textos em Inglês, internalizando (aprendendo) vocabulário relativo ao tema e utilizando-o na elaboração dos cartazes.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/11/2013
Quatro estrelasAdorei a atividade e os sites de pesquisa Obrigada!!!!!
20/05/2010
Cinco estrelasExcelente! Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito útil esta dica, estava à procura de um material como este para fazer esta celebração onde ensino!