27/01/2010
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Atividade no laboratório de informática (2 aulas)
Professor para motivar seus para o estudo do assunto “Logaritmo” apresente a eles o seguinte problema:
Radioatividade: Os químicos, para determinar o tempo de desintegração de um substância radioativa, utilizam a fórmula Q =Q.2,71-rt, em que Q é a massa da substância. Q é a massa inicial, r é a taxa de redução da radioatividade e t é o tempo em anos. Qual será o tempo gasto para 200 g de determinada substância se reduzir a 100 g, a uma taxa de 5% ao ano?
Professor, peça aos seus alunos que tentem resolver o problema. Na resolução do problema, eles devem chegar a seguinte situação:
0,5 = 2,71-0,05t
Em seguida questione: “Com os conhecimentos de resolução equação exponencial, é possível resolver esta equação?”
Professor, apresente aos seus alunos o vídeo da aula 65 do antigo TeleCurso, caso não tenha na escola o mesmo esta disponível em http://novotelecurso.blogspot.com/2009/07/os-logaritmos-decimais.html. Peça aos alunos observem a necessidade histórica para criar operações com logaritmos.
Professor a parte teórica sobre o assunto esta disponível em:
Professor, mostre aos seus alunos que podemos substituir a utilização da tabela de logaritmos por calcularas científicas. Existem diversos modelos e marcas. Dentre os diversos modelos, utilizarem a Kenko 105B, mas qualquer calculadora científica pode ser utilizada, basta seguir as orientações do manual.
Por exemplo, para efetuar log111000, transformamos para logaritmos de base 10, para isto faça:
Professor, peça aos seus alunos para utilizar a calculadora e calcular o valor de logaritmo de:
Professor, retome o exercício proposto no início da aula e também elabore uma lista de exercícios pa ra que seus alunos po ssam praticar um pouco. Peça a eles que resolvam os exercícios em uma folha de papel e, em seguida, confiram as respostas em qualquer um dos recursos citados. Outros recursos estão disponíveis em “Recursos complementares”. Para elaboração da lista de exercícios, existem exemplos disponíveis nos sítios abaixo:
Atividade em sala de aula (1 aula)
Professor, outra forma de consolidar os conhecimentos adquiridos é utilizando uma atividade lúdica, no caso, o Dominó dos logaritmos. Esta atividade, elaborada com base na construção de materiais didáticos simples, permitem a construção/reconstrução, codificação e a sistematização de conceitos, além de contribuir para a organização das informações e o desenvolvimento de procedimentos matemáticos.
Objetivos
Modo de jogar
Tutoriais:
A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:
Cinco estrelas 1 classificações
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07/04/2010
Cinco estrelasMuito interessante a ideia de relacionar logaritmo com a Química, pois os alunos acham que a Matemática não faz parte de nenhum contexto. Genial também o uso da calculadora para os logs decimais. Parabéns Também sou professora do ensino médio e resolvi trabalhar com o assunto usando os sites e vídeos dos terremotos no Haiti e Chile como material inicial, já que eles têm sido constantes.