Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Logaritmo – Definição

 

27/01/2010

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aplicar o conceito de logaritmo na resolução de problemas;
  • Introduzir a calculadora como ferramenta na resolução de problemas que envolvam logaritmos;
  • Aprimorar o uso das propriedades operatórias dos logaritmos na resolução de problemas.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Potência de base 10
  • Equação exponencial
Estratégias e recursos da aula

Atividade no laboratório de informática (2 aulas)

               Professor para motivar seus para o estudo do assunto “Logaritmo” apresente a eles o seguinte problema:

Radioatividade: Os químicos, para determinar o tempo de desintegração de um substância radioativa, utilizam a fórmula Q =Q.2,71-rt, em que Q é a massa da substância. Q é a massa inicial, r é a taxa de redução da radioatividade e t é o tempo em anos. Qual será o tempo gasto para 200 g de determinada substância se reduzir a 100 g, a uma taxa de 5% ao ano?

Professor, peça aos seus alunos que tentem resolver o problema. Na resolução do problema, eles devem chegar a seguinte situação:

0,5 = 2,71-0,05t

Em seguida questione: “Com os conhecimentos de resolução equação exponencial, é possível resolver esta equação?”

               Professor, apresente aos seus alunos o vídeo da aula 65 do antigo TeleCurso, caso não tenha na escola o mesmo esta disponível em http://novotelecurso.blogspot.com/2009/07/os-logaritmos-decimais.html. Peça aos alunos observem a necessidade histórica para criar operações com logaritmos.

Professor a parte teórica sobre o assunto esta disponível em:

               Professor, mostre aos seus alunos que podemos substituir a utilização da tabela de logaritmos por calcularas científicas. Existem diversos modelos e marcas. Dentre os diversos modelos, utilizarem a Kenko 105B, mas qualquer calculadora científica pode ser utilizada, basta seguir as orientações do manual.

               Por exemplo, para efetuar log111000, transformamos para logaritmos de base 10, para isto faça:

               Professor, peça aos seus alunos para utilizar a calculadora e calcular o valor de logaritmo de:

      • “Um número negativo”. O que aconteceu? Por que aconteceu?
      • “Zero”. O que aconteceu? Por que aconteceu?
      • “Um número decimal”. Qual o sinal do resultado?

Professor, retome o exercício proposto no início da aula e também elabore uma lista de exercícios pa ra que seus alunos po ssam praticar um pouco. Peça a eles que resolvam os exercícios em uma folha de papel e, em seguida, confiram as respostas em qualquer um dos recursos citados. Outros recursos estão disponíveis em “Recursos complementares”. Para elaboração da lista de exercícios, existem exemplos disponíveis nos sítios abaixo:

Atividade em sala de aula (1 aula)

               Professor, outra forma de consolidar os conhecimentos adquiridos é utilizando uma atividade lúdica, no caso, o Dominó dos logaritmos. Esta atividade, elaborada com base na construção de materiais didáticos simples, permitem a construção/reconstrução, codificação e a sistematização de conceitos, além de contribuir para a organização das informações e o desenvolvimento de procedimentos matemáticos.

Relação de Material

  • papel cartão
  • caneta

Objetivos

  • Fixar o conceito de logaritmo e suas propriedades.

Procedimentos

  • Construir com o papel cartão 28 peças de dominó que possuam as propriedades e a definição do logaritmo.

 

 Modo de jogar

  • Cada jogador recebe 7 peças de dominó
  • A propriedade do logaritmo e a definição que constam nas peças devem encaixar com os seus resultados.
  • Ganha o jogador que encaixar todas as suas peças no jogo primeiro.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Adriana, Colégio Estadual Miguel Couto , Rio de Janeiro - disse:
    drikaamil@yahoo.com.br

    07/04/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante a ideia de relacionar logaritmo com a Química, pois os alunos acham que a Matemática não faz parte de nenhum contexto. Genial também o uso da calculadora para os logs decimais. Parabéns Também sou professora do ensino médio e resolvi trabalhar com o assunto usando os sites e vídeos dos terremotos no Haiti e Chile como material inicial, já que eles têm sido constantes.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.