Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECENDO O BAIRRO

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o bairro onde mora.

Perceber o bairro como uma parte da cidade.

Conhecer o seu endereço.

Duração das atividades
1 aula com duração de 50 minutos cada atividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Moradia. Endereço.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento

O(A) professor(a) faz um levantamento com as crianças dos bairros onde elas moram, inicia uma conversa questionando:

Como é o nome do bairro em que você mora?

Como é o bairro em que você mora?

O que tem no bairro (casas, supermercados, fábricas, lojas, Shopping center, feira livre, escolas)?

Enquanto as crianças falam sobre o bairro o(a) professor(a) anota na cartolina. Depois o(a) professor(a) analisa com as crianças as informações que anotou, fazendo o levantamento de quantas crianças moram no mesmo bairro. Em seguida, o(a) professor(a) sugere que cada criança desenhe o seu bairro. Para o desenho, o(a) professor(a) deverá orientar as crianças a tomarem como referência os lugares que conhecem e ficam próximos a sua rua/casa. Exponha os desenhos.

Material necessário: papel oficío, cartolina, lápis grafite, hidrocor, giz de cera e cartolina colorsete para fazer a moldura.

Como atividade de casa o professor propõe que a criança faça um passeio com algum parente no seu bairro, ou ruas próximas a rua em que  mora ou se possível entrevistar um morador antigo do bairro.

2º momento

No diaseguinte, as crianças irão socializar as informações que pesquisaram, durante a troca de informações, o(a) professor (a) propõe a comparação a partir das informações e imagens que os alunos apresentarem, apontando as diferenças e semelhanças entre os bairros. Depois as crianças fazem uma lista no caderno de elementos o que compõe  o bairro: casas, supermercados, mercadinhos, farmácias, escolas, praças, hospitais, lojas, etc. O professor, faz uma apresentação com fotos dos bairros da cidade, e tece comentários, por exemplo, acerca da fundação do bairro, monumentos, feiras livres, etc.

 

Fonte:http://www.santoamaroonline.com.br/fotos/estacaomorumbi2001set.htm

undefined

Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=414468

3º momento

O professor deverá ajudar as crianças a localizar o bairro onde mora. Ele pode usar o mapa da cidade ou fazer uma pesquisa no Google Earth, na internet.  Depois desse momento o professor orienta os alunos a confeccionar uma maquete representativa de um bairro a partir das informações pesquisadas. Inicialmente, o(a) professor(a) lista com as crianças o que vai ter nesse bairro (casas, supermercados, fábricas, lojas, Shopping center, feira livre, escolas), divide as equipes e a parte do bairro que elas irão representar. Para fazer a maquete as crianças poderão usar: caixas de tamanhos diversos,  desenhos, imagems de lugares da cidade/bairro recortadas de revistas e jornais locais, miniatura de objetos, blocos de montar, palitos, papel crepom etc.

Recursos Complementares

Avaliação

Avalia:

O envolvimento das crianças na execusão do trabalho.

O Relato de fatos relacionadaos ao bairro em que mora, pontos de referência.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.