17/12/2009
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Conhecer o bairro onde mora.
Perceber o bairro como uma parte da cidade.
Conhecer o seu endereço.
Moradia. Endereço.
O(A) professor(a) faz um levantamento com as crianças dos bairros onde elas moram, inicia uma conversa questionando:
Como é o nome do bairro em que você mora?
Como é o bairro em que você mora?
O que tem no bairro (casas, supermercados, fábricas, lojas, Shopping center, feira livre, escolas)?
Enquanto as crianças falam sobre o bairro o(a) professor(a) anota na cartolina. Depois o(a) professor(a) analisa com as crianças as informações que anotou, fazendo o levantamento de quantas crianças moram no mesmo bairro. Em seguida, o(a) professor(a) sugere que cada criança desenhe o seu bairro. Para o desenho, o(a) professor(a) deverá orientar as crianças a tomarem como referência os lugares que conhecem e ficam próximos a sua rua/casa. Exponha os desenhos.
Material necessário: papel oficío, cartolina, lápis grafite, hidrocor, giz de cera e cartolina colorsete para fazer a moldura.
Como atividade de casa o professor propõe que a criança faça um passeio com algum parente no seu bairro, ou ruas próximas a rua em que mora ou se possível entrevistar um morador antigo do bairro.
No diaseguinte, as crianças irão socializar as informações que pesquisaram, durante a troca de informações, o(a) professor (a) propõe a comparação a partir das informações e imagens que os alunos apresentarem, apontando as diferenças e semelhanças entre os bairros. Depois as crianças fazem uma lista no caderno de elementos o que compõe o bairro: casas, supermercados, mercadinhos, farmácias, escolas, praças, hospitais, lojas, etc. O professor, faz uma apresentação com fotos dos bairros da cidade, e tece comentários, por exemplo, acerca da fundação do bairro, monumentos, feiras livres, etc.
Fonte:http://www.santoamaroonline.com.br/fotos/estacaomorumbi2001set.htm
Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=414468
O professor deverá ajudar as crianças a localizar o bairro onde mora. Ele pode usar o mapa da cidade ou fazer uma pesquisa no Google Earth, na internet. Depois desse momento o professor orienta os alunos a confeccionar uma maquete representativa de um bairro a partir das informações pesquisadas. Inicialmente, o(a) professor(a) lista com as crianças o que vai ter nesse bairro (casas, supermercados, fábricas, lojas, Shopping center, feira livre, escolas), divide as equipes e a parte do bairro que elas irão representar. Para fazer a maquete as crianças poderão usar: caixas de tamanhos diversos, desenhos, imagems de lugares da cidade/bairro recortadas de revistas e jornais locais, miniatura de objetos, blocos de montar, palitos, papel crepom etc.
Avalia:
O envolvimento das crianças na execusão do trabalho.
O Relato de fatos relacionadaos ao bairro em que mora, pontos de referência.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/02/2015
Três estrelasMuito boa.
13/09/2010
Cinco estrelasÉ uma atividade muito boa que estarei aplicando na minha sala de aula-1 ano.
02/06/2010
Cinco estrelasmuito explica\tivo e construtivo
13/04/2010
Cinco estrelasExcelente a sugestão. oportuniza aos alunos conhecer melhor o bairro em que mora e ainda ter outro olhar sobre o local em que vive.