02/02/2010
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
No laboratório de informática (2 aulas)
Professor, para motivar seus alunos apresente situações que sejam reais para o dia-a-dia. Por exemplo:
Carl Friedrich Gauss(1777-1855) é considerado um dos maiores matemáticos dos século XVIII. Conta-se que, quando criança, o professor de sua turma pediu aos alunos que calculassem a soma: 1 + 2 + 3 +4 + ... + 98 + 99 + 100. Para surpresa do professor, Gauss resolveu rapidamente o desafio. Qual é a resposta?
Professor, dê um tempo para que eles possam pensam um pouco e tentem responder a questão. Peça a eles que registrem a forma de resolução. Em seguida, apresente a eles o vídeo da aula 34 do Novo TeleCurso, caso não tenha na escola o mesmo esta disponível no sítio http://novotelecurso.blogspot.com/2009/03/somando-os-termos-das-progressoes.html.
Professor, caso necessite, existem diversos sítios que apresentam a parte teórica, por exemplo:
Professor, para consolidar os conhecimentos adquiridos, peça a eles que resolvam alguns exercícios do livro didático ou elabore uma lista de exercícios, alguns modelos estão disponíveis em:
Peça a eles que registrem em uma folha de papel a resolução dos exercícios.
Professor, faça o download prévio de um arquivo de planilha de cálculo disponível em http://w13.easy-share.com/3928391.html, neste arquivo existem diversas situações para resolver e conferir exercícios sobre o progressão aritmética. Peça aos alunos que confiram as respostas dos exercícios na planilha de cálculo.
Aproveite este momento e peça a eles criem alguns exercícios para ser utilizado em uma competição entre grupos, de no máximo quatro alunos, onde cada grupo apresenta um problema outro grupo caso consiga resolvê-lo, continua na competição, caso erre, será eliminado.
Tutoriais:
A avaliação (1 aula) poderá ser da seguinte forma:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!