Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UMA ÁRVORE DE SENTIMENTOS

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues Soymara Vieira Emilião

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver a criatividade;
• Refletir sobre a escrita das palavras desconhecidas;
• Ampliar seu repertório com novas palavras;
• Expressar seus desejos através das palavras;
• Expressar seus sentimentos através das palavras.

Duração das atividades
Uma aula com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio para tal atividade.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento:
A professora distribui uma folha com o texto abaixo reproduzido e faz a leitura para classe.
Árvore de Natal
Muitas histórias são contadas sobre a origem da árvore de Natal, mas tudo indica que sua origem é tipicamente alemã.
Hoje, ela é um dos símbolos mais expressivos do Natal e as crianças aguardam ansiosas para ajudar os pais a enfeitá-la com flocos de algodão, fitas, luzes e bolas coloridas.
Segundo a lenda, a árvore é a representação de Jesus, que é o tronco, e nós somos os ramos. As bolas e as luzes coloridas representam os frutos por ela produzidos, indicando a nossa caridade e generosidade.

Segundo momento:
Após a leitura, discute oralmente com eles sobre o texto apresentado e pede a turma para pensar em palavras especiais, que nos tragam e que possam representar os frutos desta árvore de amor e generosidade.
Professora lembre-se que é importante que todos os alunos possam ter a oportunidade de expressar-se oralmente.
Terceiro momento:
A professora lista no quadro as palavras que eles forem falando:

                                      AMIZADE, 

                                 FESTA, SORRISO,
                          AMIGOS, ALEGRIA, HARMONIA,

                   CARINHO, ORAÇÃO, PAZ, PROSPERIDADE,

COMPREENSÃO, SAÚDE, CELEBRAÇÃO, FELICIDADE, CRESCIMENTO,

RENOVAÇÃO, ESPERANÇA, UNIÃO, FÉ, AMOR, PAIXÃO, TRANQUILIDADE, VIDA,

                    CONHECIMENTO, RESPEITO, MORADIA,
Terceiro momento:
A professora distribui uma etiqueta retangular para cada aluno e pede para que cada um escolha e escreva nela uma das palavras escritas acima.
Apresenta uma árvore, conforme o modelo abaixo e pede para que cada criança cole no lugar de seu nome a sua palavra, construindo assim a árvore coletiva da classe.

Recursos Complementares

Papéis, etiquetas, hidrocor, CDs estragados.

Avaliação

Observar a riqueza do vocabulário apresentado pelos alunos.
Quais alunos expressam de forma espontânea seus sentimentos e desejos.
O desenvolvimento quanto à habilidade de ouvir e falar.
A contribuição para o enriquecimento do grupo como um todo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.