14/12/2009
Simone de Alencastre Rodrigues Soymara Vieira Emilião
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
• Desenvolver a criatividade;
• Refletir sobre a escrita das palavras desconhecidas;
• Ampliar seu repertório com novas palavras;
• Expressar seus desejos através das palavras;
• Expressar seus sentimentos através das palavras.
Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio para tal atividade.
Primeiro momento:
A professora distribui uma folha com o texto abaixo reproduzido e faz a leitura para classe.
Árvore de Natal
Muitas histórias são contadas sobre a origem da árvore de Natal, mas tudo indica que sua origem é tipicamente alemã.
Hoje, ela é um dos símbolos mais expressivos do Natal e as crianças aguardam ansiosas para ajudar os pais a enfeitá-la com flocos de algodão, fitas, luzes e bolas coloridas.
Segundo a lenda, a árvore é a representação de Jesus, que é o tronco, e nós somos os ramos. As bolas e as luzes coloridas representam os frutos por ela produzidos, indicando a nossa caridade e generosidade.
Segundo momento:
Após a leitura, discute oralmente com eles sobre o texto apresentado e pede a turma para pensar em palavras especiais, que nos tragam e que possam representar os frutos desta árvore de amor e generosidade.
Professora lembre-se que é importante que todos os alunos possam ter a oportunidade de expressar-se oralmente.
Terceiro momento:
A professora lista no quadro as palavras que eles forem falando:
AMIZADE,
FESTA, SORRISO,
AMIGOS, ALEGRIA, HARMONIA,
CARINHO, ORAÇÃO, PAZ, PROSPERIDADE,
COMPREENSÃO, SAÚDE, CELEBRAÇÃO, FELICIDADE, CRESCIMENTO,
RENOVAÇÃO, ESPERANÇA, UNIÃO, FÉ, AMOR, PAIXÃO, TRANQUILIDADE, VIDA,
CONHECIMENTO, RESPEITO, MORADIA,
Terceiro momento:
A professora distribui uma etiqueta retangular para cada aluno e pede para que cada um escolha e escreva nela uma das palavras escritas acima.
Apresenta uma árvore, conforme o modelo abaixo e pede para que cada criança cole no lugar de seu nome a sua palavra, construindo assim a árvore coletiva da classe.
Papéis, etiquetas, hidrocor, CDs estragados.
Observar a riqueza do vocabulário apresentado pelos alunos.
Quais alunos expressam de forma espontânea seus sentimentos e desejos.
O desenvolvimento quanto à habilidade de ouvir e falar.
A contribuição para o enriquecimento do grupo como um todo.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/12/2010
Quatro estrelasGostei ... parabéns