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Mistura X Reação Química

 

15/12/2009

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A diferença entre misturas e reações químicas.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O aluno deverá entender o que são as misturas e o que são reações químicas.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Uma Reação Química é uma Mistura?

Muitas reações químicas não são acompanhadas de sinais visíveis que indiquem formação de um novo material. Assim, é possível confundir uma reação química com uma simples mistura. No entanto, existem diferenças que não deixam dúvidas: os componentes de uma mistura podem ser separados por meios físicos, como a destilação, a centrifugação ou a filtragem. Já numa reação química, os componentes originais em grande parte se transformaram e, portanto, não podem ser separados. Os componentes de uma mistura conservam suas propriedades específicas; numa reação, essas propriedades desaparecem e surgem novas. Na mistura, os componentes podem estar em qualquer proporção, enquanto numa reação as proporções entre reagentes e produtos são fixas, ou estequiométricas.

Retirado de: http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-1044-,00.html (consultado em 07/11/09, às 11h54min).

Estratégia

Nesta aula, os alunos farão uma reação química e uma mistura, experimentalmente, entendendo a diferença entre os dois processos.

Atividade Experimental – Diferenciando uma Mistura de uma Reação Química

Professor, explique aos alunos que não basta misturarmos substâncias para que se tornem misturas. É preciso tomar cuidado, pois se misturarmos substâncias e houver formação de outras substâncias que antes não havia no sistema, isto não é considerado mistura, e sim reação química. Se possível, realize atividades com os alunos, no laboratório, demonstrando a diferença entre mistura e reação. Um exemplo de reação que você poderá realizar será misturar fermento biológico, água morna e farinha de trigo. Ao deixar em repouso por alguns minutos, a massa formada aumentará de tamanho. Essa mudança de característica da massa mostra que não foi simplesmente uma mistura de substâncias, mas as substâncias reagiram entre si, formando outras substâncias diferentes. Com isso, professor, os alunos poderão observar que numa mistura não há mudança de cor, nem de volume, pois não há formação de uma substância diferente: as mesmas substâncias misturadas continuam no sistema, diferentemente da reação química.

Gente, vocês acham então que basta misturar as substâncias que teremos uma mistura? Parece que sim, mas nem sempre teremos uma mistura ao misturarmos substâncias diferentes. Há algumas substâncias que, se misturarmos, reagirão umas com as outras, e até formarão substâncias diferentes. Neste caso, não podemos dizer que temos uma mistura, pois as substâncias deram origem a outras substâncias, e aquelas que tinham antes não existem mais. Aí nós dizemos que aconteceu uma reação química. Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Para investigarmos a diferença que há entre uma mistura e uma reação química, vamos ao laboratório.

No laboratório:

Tenho aqui três substâncias diferentes: água morna, fermento biológico (aquele usado para fazer pão) e farinha de trigo. Vamos misturar estas três substâncias e deixar em repouso por alguns minutos, observando o que acontece.Peça aos alunos que sintam o cheiro da mistura efetuada.
- O que está acontecendo com a massa que preparamos? O seu cheiro alterou?Ouvir a opinião dos alunos.
Vejam que a massa que preparamos aumentou de tamanho, ficou mais macia e fofinha, com várias bolhinhas de ar dentro dela. Seu cheiro mudou um pouco também, e se levarmos ao forno, o que poderá acontecer?Ouvir novamente os alunos.
Perceberemos uma mudança de cor e textura. Estas transformações nos mostram que as substâncias qu e misturamos formaram outras substâncias diferentes, pois possui características diferentes. Podemos constatar então que houve uma transformação das substâncias envolvidas, que ao serem misturadas reagiram e formaram outras substâncias diferentes.

Agora vamos ver o que acontece em uma mistura.
Tenho aqui um pouco de água e um pouco de açúcar.
- O que acontece quando misturamos essas duas substâncias?
Ouvir os alunos. A seguir efetuar a mistura e pedir que observem e relatem o que está sendo observado.
Ao misturar essas substâncias, o açúcar dissolve na água, mas não há mudança significativa de cor, nem formação de outra substância. Neste caso, continuam existindo aqui a substância água e a substância açúcar, e se eu quiser obter as duas substâncias separadas, posso realizar um processo de separação de misturas, apropriado, que conseguirei separá-las. Então, não houve reação química entre a água e o açúcar, temos apenas uma mistura.

Modelo para confecção de Relatório Científico:

MODELO PARA UM RELATÓRIO CIENTÍFICO
Primeiro Autor, Segundo Autor, Terceiro Autor, etc
Ciência da Computação, Faculdade de Computação, Universidade de Santo Amaro,
SP, Brasil
primeiro@provedor.br, segundo@provedor.br, terceiro@provedor.br

INTRODUÇÃO

Este texto tem a finalidade de ser uma base para a apresentação de um relatório científico. Apresenta o que deverá conter em cada item básico da redação do trabalho.
Deve conter no mínimo duas idéias: anunciar o assunto a ser desenvolvido, podendo delimitar, situá-lo no tempo/espaço, mostrar importância, justificar escolha, definir termos, indicar documentos consultados. Embasamento teórico: teoria de base.
Anunciar as partes do desenvolvimento: “o que” e “como” será desenvolvido.

DESENVOLVIMENTO

Seguindo a mesma metodologia apresentada no ModeloArtigo.doc, os trabalhos não terão aqui limite de páginas (dependerá do assunto), contendo: Capa, Folha de rosto, Sumário, Introdução, Materiais e métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos, e Referências Bibliográficas.
A apresentação da pesquisa:
Capa contendo: entidade, título, autor(res), orientador, local e data. Se recebeu apoio (bolsa) de alguma entidade durante o desenvolvimento do trabalho, fazer referência aqui.
Objetivos e justificativa: Tema, Delimitação do tema: especificação, limitação geográfica e temporal; Objetivos gerais e específicos.
O assunto é dividido em partes para maior clareza e facilitar a análise. Esta divisão pode ser apresentada opondo as idéias, comparando-as, hierarquizando-as.
É aqui que o tema é discutido, são apresentados os trabalhos correlatos (estado da arte), provas, argumentos, demonstrações.

RESULTADOS

Este item apresenta o estudo prático (experimento), contendo a sua metodologia: método de abordagem, método de procedimento, técnicas: descrição, como será aplicado, codificação e tabulação e o foco escolhido para a análise (delimitação do Universo).
São apresentados os tipos de amostragem: caracterização e seleção; tratamento estatístico: modelo de esperimento, nível de significância, variáveis controladas, medidas, testes de hipóteses (supor a verdade ou explicação que se busca: por dedução, por experiência: alargar a experiência, variar, inverter, estudo de casos) e resultados obtidos deste estudo (indução – argumentos e premissas -- e dedução de complementam), bem como as considerações referentes a eles.

DISCUSSÃO E CONCLUSÕES

Aqui deverá conter a síntese interpretativa dos principais argumentos do desenvolvimento. (Conclusões e inferências – concluir algo a partir de certos dados antecedentes – extensão do conhecimento.)
O ponto de vista do pesquisador , até aqui não revelado.
Os a spectos do tema discutido que deveriam ser mais aprofundados em pesqui sas posteriores (trabalhos futuros).

AGRADECIMENTOS

Os trabalhos poderão conter os agradecimentos julgados necessários, colocado no final do texto, antes da lista de referências.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Este item dá seriedade e rigor científico à pesquisa

Adaptado de: http://www.ufrrj.br/institutos/it/deng/kalil/Downloads/IT_102/Modelo%20de%20relatorio%20cientifico.pdf (consultado em 15/09/09, às 23h50 min).

Recursos Complementares

Professor, como recurso adicional, sugerimos a apresentação para os alunos de um vídeo que explica a diferença entre as misturas e reações químicas.

http://www.youtube.com/watch?v=EcmPV2dDIF4 (consultado em 07/11/09, às 11h48min).

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Professor, após a realização das atividades experimentais, peça aos alunos que, em grupos ou duplas, confeccionem relatórios científicos acerca da atividade realizada. Oriente-os como fazer um relatório, para que se familiarizem com esta linguagem mais científica e formal, não se esquecendo da introdução, materiais e métodos, resultados e discussão. Com isso, você poderá mensurar o quanto seus alunos aprenderam sobre a diferença entre as misturas e reações químicas, além de iniciar com eles a linguagem de relatórios científicos. Utilize o modelo de relatório acima, no item Estratégias e Recursos da Aula, para melhor orientá-lo quanto ao desenvolvimento de relatórios. Este modelo é específico para você, professor, pois não é apropriado para a faixa etária dos alunos, devido à linguagem rebuscada.

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