Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Palavras Africanas na Língua Portuguesa

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a intervenção de outras culturas na formação da própria cultura brasileira.
Conhecer as palavras africanas incorporadas por nossa língua em várias áreas culturais.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Desenvolva a sequência de atividades " A capoeira: manifestação afrodescendente" disponível no Portal do Professor em

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=15630

Estratégias e recursos da aula

Professor, conheça a Lei 11.465, de 10 de março de 2008 , que modificou artigo 26-A da LDB (Lei 9.394), antes alterado pela 106639/03, determinando a obrigatoriedade do tema "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" nas escolas.

                                 


1. Na sala de informática, peça que os alunos acessem http://www.teiaportuguesa.com/origemdaspalavras.htm, onde encontrarão um jogo para associar palavras da língua portuguesa a sua origem, o “ORIGEM DE PALAVRAS PORTUGUESAS" elaborado por  Luís Aguilar e Vitália Rodrigues.

Após o jogo, abra a discussão, perguntando-lhes se já sabiam qual seria a origem das palavras sugeridas no jogo, antes de fazê-lo, e se haviam ouvido sobre uma das origens indicadas no jogo: “Quimbundo”. Em grupos, peça que pesquisem o que significa Quimbundo . Promova uma socialização das informações obtidas.

2. Exiba o vídeo  Palavras africanas  , disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11683

3. Ofereça também a leitura do seguinte texto:


Culturas africanas influenciaram nosso idioma
Heidi Strecker*


Especial para Página 3 Pedagogia & Comunicação disponível em http://educacao.uol.com.br/cultura-brasileira/ult1687u24.jhtm


"O português que falamos no Brasil tem muitas palavras de origem africana, você sabia? Isso acontece porque - principalmente durante o período colonial - os negros foram trazidos da África como escravos, para trabalhar na lavoura.

Os africanos trouxeram consigo sua religião - o candomblé - e sua cultura, que inclui as comidas, a música, o modo de ver a vida e muitos dos seus mitos e lendas. Trouxeram ainda - é claro - as línguas e dialetos que falavam.

Os povos bantos, que habitavam o litoral da África, falavam diversas línguas (como o quicongo, o quimbundo e o umbundo). Muitos vocábulos que nós usamos freqüentemente vieram desses idiomas. Quer exemplos? "Bagunça", "curinga", "moleque", "dengo", "gangorra", "cachimbo", "fubá", "macaco", "quitanda"...

Outras palavras do português falado no Brasil também têm raízes africanas. Muitas delas vêm de diferentes povos do continente, como os jejes e os nagôs (que falavam línguas como o fon e o ioruba). Palavras como "acarajé", "gogó", "jabá" e muitas outras passaram a fazer parte do nosso vocabulário, foram incorporados à nossa cultura. Em geral, trata-se de nomes ligados à religião, à família, a brincadeiras, à música e à vida cotidiana.

Quer um exemplo bem trivial? "Bunda". Essa palavra também é africana, pode ter certeza. Se não fosse por ela, teríamos que dizer "nádegas", que é efetivamente o termo português para essa parte do corpo humano. Da mesma maneira, em vez de "cochilar", teríamos que dizer "dormitar". Em vez de "caçula", usaríamos uma palavra bem mais complicada: "benjamim". Empolado, não é?

Dizem que a língua banta tem uma estrutura parecida com o português, devido ao uso de muitas vogais e síla bas nasais ou abertas. Deve ser verdade, observe os sons da palavra "moleque" e de "gangorra". Parece também que o jeito malemolente (isto é, devagar e cheio de ginga) de falar facilitou a integração entre o banto e o português.

A verdade é que hoje a gente usa tantas palavras africanas que nem repara em sua origem. Q uer ver? O que seria do Brasil sem o "samba"? E tem mais: "cachaça", "dendê", "fuxico", "berimbau", "quitute", cuíca", "cangaço", "quiabo", "senzala", "corcunda", "batucada", "zabumba", "bafafá" e "axé". Para quem não sabe, "bafafá" significa confusão. E "axé" é uma saudação com votos de paz e felicidade. "
*Heidi Strecker é filósofa e educadora.

Professor, saiba mais: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/documentos/linguas-africanas.pdf


4. Peça que os alunos acessem o site http://www.linguakimbundu.com/index3.html onde encontrarão a página: “ Palavras de Origem Bantu inseridas no Português "


5. Com algumas das palavras de origem africana, cada grupo irá criar desafios de adivinhação que serão usados posteriormente com os demais grupos. Em seguida, proponha que um grupo dê dicas, por meio dos significados encontrados, desafiando outro grupo a descobrir a palavra e escrevê-la na lousa corretamente e assim, sucessivamente, listando as palavras de origem africana.


6. Após, descontraidamente, os alunos trabalharem com palavras de origem africana, seus significados e ortografia, divida as letras do alfabeto entre os grupos para cada um produza uma página de dicionário com essas palavras e outras mais que descobrirem... O desafio proposto é encontrar outras palavras além das usadas no jogo!


Ajude os alunos a conferirem suas produções, encontrando na internet mais de uma fonte de informação que ratifica a origem da palavra adicionada ao dicionário.


7. Ao final, as produções devem ser organizadas em ordem alfabética em uma versão on line do trabalho coletivo.
Para publicação é possível usar ferramentas tais como o Google Doc. Veja mais informações sobre como disponibilizar textos on line em http://www.google.com/google-d-s/intl/pt-BR/tour1.html

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Palavras africanas Vídeo
Avaliação

1. Verifique a ortografia das palavras durante o jogo de adivinhação
2. Observe como os alunos se organizam para a produção coletiva
3. Verifique se conseguiram encontrar outras palavras além daquelas que aparecem nos sites indicados por você, buscando assim , novas fontes de informação.
Converse com cada grupo sobre suas observações.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 13 classificações

  • Cinco estrelas 6/13 - 46.15%
  • Quatro estrelas 5/13 - 38.46%
  • Três estrelas 0/13 - 0%
  • Duas estrelas 1/13 - 7.69%
  • Uma estrela 1/13 - 7.69%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • lucimara, cei vicentina velasco , São Paulo - disse:
    lupellegrim@hotmail.com

    20/03/2014

    Cinco estrelas

    Que bacana, vou compartilhar com as professoras da minha escola no horário coletivo!


  • aninha, Outros Países - disse:
    aureatorniai@r7.com

    30/10/2012

    Uma estrela

    eu queria os exemplos de palavras


  • Carla Peres, Albânia - disse:
    biancarochabunita@live.com

    01/09/2012

    Duas estrelas

    Amei mim ajuou muitooo


  • Suelene Maria dos Santos, Secretaria Municipal da Educação e Cultura , Tocantins - disse:
    su_elento@hotmail.com

    11/01/2012

    Quatro estrelas

    Achei muito boa, de crande valia este site para professores e coordenadores. Espero que seu site continue assim atualizado. Parabéns!


  • Joyce C., paulo guerra , Pernambuco - disse:
    joycinha_net@hotmail.com

    22/11/2011

    Cinco estrelas

    Gostei Muito :D é Sempre bom Agente encontrar um site assim*_*


  • Joyce De oliveira, aushga , Rio de Janeiro - disse:
    joycinhacosta1@hotmail.com

    30/10/2011

    Cinco estrelas

    Noossa .. adoreei .. esse site me ajudoou muito ! Obriigadooo Geente !


  • lena jaques, faac , Rio de Janeiro - disse:
    lenajaques@yahoo.com.br

    01/10/2011

    Quatro estrelas

    gostei do site espero que vcs possam ter sempre atualizada a pagina que certamente é de grade intersse para os estudantes de Históra,entre outros.


  • miriam , CIEP BRIZOLÃO 189 VALDYLIO VILLAS BOAS , Rio de Janeiro - disse:
    miriamsjmfranca@yahoo.com.br

    01/10/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula e será muito útil como sugestão que indicarei como anexo ao projeto que será desenvolvdo nos meses de outubro e novembro para os professores da escola em que trabalho como Coord. ped.


  • Angélica Dantas Figueredo, Escola Municipal Chico Mendes , Bahia - disse:
    kekinhafigueredo@hotmail.com

    25/09/2011

    Cinco estrelas

    Esse Portal foi muito importante para mim. Eu gosto muito de trabalhar a cultura-afro com meus alunos. Obrigada!


  • Nea, Juvenal , Rio Grande do Sul - disse:
    nevesnea@hotmail.com

    10/08/2011

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante. Gostei demais.


  • Eugênia, Escola Estadual , Mato Grosso - disse:
    eugeniacruz@pop.com.br

    28/01/2011

    Quatro estrelas

    bem elaborada sua aula e o passo a passo também... valeu


  • ANA PAULA TEIXEIRA GUSMAO, UNIVERSO , Rio de Janeiro - disse:
    paulagusmao20@hotmail.com.br

    22/09/2010

    Quatro estrelas

    ACHEI OTIMA!


  • CAMILA, NAUM SEI , Minas Gerais - disse:
    CAMILAX3X3@GMAIL.COM

    12/05/2010

    Cinco estrelas

    FOI MUITO LEGAL GOSTEI DE MAIS DESSA AULA ACESSEM


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.