15/12/2009
Fátima Rezende Naves Dias; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
1. Reconhecer a importância dos valores humanos para o desenvolvimento pessoal e social.
2. Identificar e refletir de maneira crítica sobre os valores praticados ou não em diferentes situações sociais.
Professor, para o desenvolvimento desta aula, será necessário que os alunos saibam como produzir histórias em quadrinhos ou tirinhas. Para isto, você poderá obter informações e exemplos, acessando os sítios abaixo indicados:
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html “Como fazer uma história em quadrinho”;
e http://www.monica.com.br/comics/nwelcome.htm “Quadrinhos - Turma da Mônica”.
Comentários para o professor: Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana, tais como: respeito, solidariedade, cooperação, honestidade, paz, verdade, justiça, ética, generosidade, disciplina, amizade, responsabilidade, tolerância, integridade, amor, liberdade, não violência, igualdade, não discriminação, perseverança, simplicidade, paciência, compaixão, prudência, retidão, humildade, coragem, delicadeza, determinação, discrição, obediência, compromisso e outros. Estes valores são essenciais para o desenvolvimento integral do indivíduo e, consequentemente, para uma sociedade mais equilibrada, saudável, justa e feliz. Desse modo, é importante e necessária a vivência cotidiana destes valores, pois não se ensina cooperação como um valor sem a prática da cooperação; não se ensina justiça, sem a reflexão sobre modos equilibrados de se resolverem conflitos; não se ensina tolerância sem a prática do diálogo. Assim, quanto mais se exercitar os valores e possibilitar trocas diversas entre as pessoas, mais amplo poderá ser o exercício da reciprocidade - pensar e considerar o que pode ter valor para si e para o outro.
Professor, para maiores informações acerca do tema “Valores humanos”, você poderá acessar os seguintes sítios:
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/axiologia-os-valores-361953.html "Axiologia: os valores”.http://eduquenet.net/etica01.htm“Educação em valores humanos: o resgate da construção do indivíduo ético”.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022002000100006 “Valores na escola”.
Momentos da aula:
1º Momento: O professor deverá, inicialmente, apresentar o vídeo “Valores Humanos”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=yY-2HAyOH2w.
Em seguida, instigar os alunos a identificar e comentar sobre os valores humanos abordados no vídeo. Complementar a discussão com as seguintes questões: Vocês conhecem outros valores que não foram citados no vídeo? Quais são eles? No dia a dia, as pessoas têm ou não exercitado estes valores? Quais valores vocês têm praticado em casa, na escola e em outros espaços sociais? E quais vocês têm deixado de praticar? Por quê?
(Professor, registrar na lousa os valores relatados pelos alunos e, se necessário, acrescentar outros valores que não foram citados por eles ).
2º Momento: Para enriquecer a discussão, utilizar o vídeo “Chico Bento – Na Roça é Diferente”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0&feature=related .
Logo após assistir ao vídeo, o professor deverá propor aos alunos que iniciem a discussão pelo título: O que na roça é diferente? Comentar, também, sobre os valores praticados por Chico Bento (respeito, amor /carinho/delicadeza, paciência, tolerância, simplicidade, humildade, cooperação, solidariedade, v erdade, não-violência...) e o que o primo do Chico Bento aprendeu nos dias em que passou no sítio. Na sequência, perguntar: Vocês concordam ou não que os valores mudam conforme o lugar (por exemplo: da “roça” para a cidade; de casa para a escola...)?
3º Momento: Alunos divididos em pequenos grupos. O professor apresentará a seguinte proposta: Cada grupo deverá pensar em uma situação relacionada aos valores humanos, que será contada por meio de história em quadrinhos ou tirinhas criadas pelos alunos de cada grupo, podendo utilizar o próprio Chico Bento e também outros personagens da Turma da Mônica.
4º Momento: Cada grupo deverá apresentar a sua história ou tirinha, para que toda a turma possa fazer comentários, trocar idéias relativas às situações criadas.
Posteriormente, professor e alunos poderão socializar para outras turmas e educadores da escola interessados pelo tema, a reflexão feita pelo grupo quanto aos valores humanos e as histórias produzidas pelos alunos. Na sequência, possibilitar que essa reflexão se amplie no sentido de abrir espaço para que os participantes possam também emitir opiniões, trocar informações e experiências acerca do tema.
Professor, você poderá assistir ao vídeo “Mudança de valores” (dublado e legendado), como forma de enriquecer as discussões com os alunos, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=0b14yT-FWvU&feature=related
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula.
Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões e na produção grupal. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Verificar em relação aos alunos a capacidade de: reconhecer a importância dos valores humanos para o crescimento pessoal e social; identificar valores que são praticados ou não em diferentes situações sociais; trabalhar de forma cooperativa e respeitosa com os colegas; produzir histórias em quadrinhos ou tirinhas de maneira criativa e adequada ao tema.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/06/2012
Quatro estrelasEm busca de um material para a minha aula de Ética e Moral sobre o tema respeito, abri este link e pude perceber a criatividade e o lúdico envolvidos nas atividades, o que torna prazeroso o momento da aula para os alunos. Parabéns!
18/11/2010
Cinco estrelasParabéns, é uma aula extemamente fantástica, que pode ser ministrada de primeira ao nono ano. Forma inovada, que é necessária e própria para a apreensão dos alunos... Amei, Amei
04/06/2010
Três estrelasSão atividades interessantes e que surtem um bom resultado...