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AUTORRETRATO

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras com enfoque em Retrato e Autorretrato;
 Conhecer o gênero artístico RETRATO, exercitando a prática do desenho de observação;
 Produzir plasticamente uma composição artística poetizando a si mesmo em um Autorretrato nas técnicas de desenho e pintura.

Duração das atividades
•Cinco aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Exercícios de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras;
• Noções básicas de desenho;
• Mosaico.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1
 Para esta aula você necessitará de papel sulfite, lápis, fita crepe e retalhos de espelho – que você pode conseguir em lojas de molduras;
 Providencie um aparelho de som e uma música para reflexão e interiorização – sugestão “Quem é você” – Simone;
 Entregue um retalho de espelho a cada aluno (cuidando para que a empresa doadora lixe as laterais; não havendo esta possibilidade, você poderá aplicar fita crepe enquanto proteção para cortes);
 Coloque a música e dê a comanda do silêncio e atenção necessários a este tipo de dinâmica (exercício de observação);
 Repita a música para que os alunos possam ver aquilo que não conseguiram no primeiro contato consigo mesmo;
 Pegue um espelho para você e inicie um processo de exploração dos detalhes do seu rosto, solicitando que os alunos acompanhem o exercício em si mesmos;
 Fale das sobrancelhas acima dos olhos, destaque os cílios, as cores dos olhos, a forma desse órgão – não é redonda, localize o nariz entre as sobrancelhas e acima da boca/lábios, contorne os lábios destacando a sua forma e cor rosada, converse sobre os tons de pele – branca, negra, morena (pálida/bronzeada), ressalte o formato do seu rosto, apontando para outras formas existentes (redondo, oval, triangular)... enfim, vá destacando os aspectos importantes dos detalhes do rosto, destaque as orelhas - que se localizam nas laterais esquerda e direita da cabeça, de modo a facilitar a compreensão dos alunos para olhos, nariz, boca, orelhas, de tão difícil representação gráfica;
 Busque referenciar os diversos tipos de cabelo (liso, anelado, ondulado, crespo – curto, comprido, com franja e sem franja) e cores (loiro, castanho, preto, ruivo...);
 Incentive os alunos a falarem individualmente de suas impressões sobre o rosto humano – proporção de órgãos e detalhes como sobrancelhas, cílios, dentes, feições...
 Convide os alunos a criarem facialmente, perante o espelho, expressões de: alegria, contentamento, estranhamento, medo, dor, surpresa, tristeza, mal estar, dentre outras;
 Eleja no grupo as expressões mais significativas e convide os colegas a imitarem/reproduzirem o colega;
 Entregue papel sulfite e grafite aos alunos e prenda as folhas com uma fita crepe/adesiva, de modo a facilitar o manuseio do lápis, do papel e do espelho ao mesmo tempo;
 Novamente coloque a música e peça para que desenhem seu rosto no papel, observando com atenção a imagem refletida no espelho;
 Recolha os desenhos para utilização na próxima aula.

Aula 2
 Proponha uma pesquisa virtual sobre artistas que produziram obras desenhando eles mesmos, ou seja que fizeram seu Autorretrato;
 Reúna imagens de obras com Autorretratos e apresente aos alunos, destacando a autoria de cada uma, a técnica utilizada pelo artista e a época em que foi construída;
Sugestão:

Pablo Picasso, AUTORRETRATO, s/d
Pintor espanhol (25/10/1881, Málaga, Espanha - 08/04/1973, Mougins, França)
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pablo-picasso/imagens/pablo-picasso-30.jpg

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pablo-picasso/pablo-picasso-4.php

Claude Monet, Autorretrato, óleo sobre tela, 1886.
Artista francês (1840-1926), considerado como “O pai do impressionismo”.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u71219.shtml

Alexandra Pescuma, AUTORRETRATO III, fotografia contemporânea, s/d
http://www.saobernardo.sp.gov.br/secretarias/sec/cultura/cultura_pinacoteca_acervo_leiamais.asp?+codcadastro=&ref=534

Vik Muniz, Autorretrato, Série Pictures of Magazines, 2003.
http://fernandalopes.wordpress.com/2009/02/

http://agendadecor.files.wordpress.com/2009/04/auto-retrato2.jpg

Patrícia Bonavita, Autorretrato, quebra-cabeça, s/d.
Patrícia Bonavita brincou bastante com fotos suas de infância, colorizou, recortou, etc. O trabalho final transformou seu auto-retrato em um quebra-cabeça de caixinhas de madeira que incorporavam um vicio declarado dela: chocolate BIS !! Trabalho Pop, alegre, interessante e interativo.
www.lauranehr.com/.2009/08/mafe2009-fpa.jpg

Maria Fernanda, Autorretrato, Acrílica, s/d.
Maria Fernanda, a Mafe, pintou este lindo auto-retrato em acrílica, citando uma musica de Osvaldo Montenegro que trabalha a oposição, a duplicidade, estar dividido e ser inteiro. Brincou com cores depois de vários estudos com papéis maiores do que ela!!!!! A participação da Mafe foi intensa, motivada e me deixou com a sensação de que sempre vale a pena.
http://www.lauranehr.com/blog/wp-content/uploads/2009/08/mafe2009-fpa.jpg

www.lauranehr.com/.2009/08/mafe2009-fpa.jpg


 Destaque com os alunos as duas primeiras obras, de um tempo anterior e as demais, bem contemporâneas, falando de estilos, de autoria, de materiais utilizados pelos artistas-autores;
 Permita que seus alunos dialoguem com as produções poéticas trazidas para o contexto da apreciação estética das imagens de obras.

Aula 3 e 4

 Distribua papel canson A4, grafite e lápis de cor;
 Entregue os desenhos feitos na aula anterior, solicitando que transfiram para o papel canson e trabalhem com lápis de cor;
 Rememore com o grupo as imagens trabalhadas na aula anterior e deixe que produzam plasticamente uma proposta em Autorretrato com lápis de cor sobre papel canson;
 Proponha o trabalho com figura e fundo e que os alunos utilizem os conhecimentos sobre Mosaico, adquiridos anteriormente - trabalhar o lápis de cor criando uma estampa que simule pecinhas que compoem ium mosaico;
 Algumas propostas construídas pelos alunos:

Autorretrato com lápis de cor sobre papel canson
Alunos do 3º Ano – ESEBA-UFU/ 2007
Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

Aula 5

 Converse com os alunos sobre as produções apresentadas por eles em Autorretrato e proponha uma apreciação dos trabalhos – uma forma de socializar o saber constituído individual e coletivamente;
 Conclua o estudo sobre Autorretrato, apresentando de forma objetiva uma síntese/definição/conceito deste gênero artístico. Sugestão para estudo do professor e adaptação aos alunos e à faixa etária:
Autoretrato muitas vezes é definido em História da Arte, como um retrato (imagem, representação), que o artista faz de si mesmo, independente do suporte escolhido. Reconhece-se, em geral, que a partir da renascença italiana, a produção destes, conscientemente, pelo artista, passou a ser cada vez mais freqüente, chegando à obsessão de um Rembrandt - quase uma centena - ou de uma Vigée-Lebrun. Mais recentemente, no século XX, dificilmente encontra-se artista, renomado ou não, que não tenha procurado produzir o seu. Seja ou não este produto, reconhecido no campo artístico como inserido nesta categoria. É comum encontrar-se em textos referentes à autorretratística, a afirmação de que a produção de autorretratos é presente na antigüidade clássica. Cita-se constantemente o escultor Fídias, do século V a.C., o qual teria deixado no Partenon, em Atenas, sua imagem esculpida; antes, no Antigo Império Egípcio, um certo Ni-ankh-Phtah, teria deixado sua fisionomia gravada em monumento; ou ainda, considera-se eventualmente, que em culturas pré-literárias já havia quem os produzisse. O mesmo é dito a propósito do período medieval, época na qual procuram-se autorretratos (e alguns afirmam encontrar) em manuscritos destinados aos mais variados propósitos: em iluminuras religiosas, principalmente. Os estudos exclusivamente versando sobre autorretratos e a atenção a eles dispensados, entretanto, só têm início no século XX: década de 20, especificamente. Trabalhos mais rigorosos e aprofundados só aparecerão na década de 50, mas, neste período, as peculiaridades do fazer artístico e o pensamento sobre ele esfacelam as noções do que seria um autorretrato e o seu enquadramento como gênero artístico advindas dos séculos anteriores. Como entender e classificar um "autorretrato" de Mattia Moreni ou de Keith Haring?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Autorretrato

 Exponha as poéticas visuais em Autorretratos nos corredores da escola como forma de nutrição/alfabetização estética e interação com a comunidade escolar.

Exposição AUTORRETRATO – Lápis de cor sobre papel canson
Alunos do 3º Ano – ESEBA/UFU – 2007.
Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino

Recursos Complementares

 Croqui – 1 Esboço de desenho ou pintura. 2 Representação gráfica; esboço. (ROCHA, Ruth. Minidicionário. São Paulo: Scipione, 1996, p. 178)
 Mosaico – A arte de elaborar padrões e imagens através da organização de fragmentos coloridos de vidro, mármore e outros materiais adequados, fixando-se a uma base de cimento ou argamassa. Seu primeiro desenvolvimento extensivo deu-se em Roma, na decoração de pavimentos. Trata-se de técnica muito apropriada ao adorno de paredes e abóbodas, e foi muito empregada nas igrejas cristãs da Itália e do Império Bizantino durante toda a Idade Média. Como decoração de exteriores, figura por vezes nas fachadas medievais e de alguns edifícios modernos. Mais raramente, o mosaico é usado para compor imagens portáteis ou como incrustação em peças de mobiliário e outros objetos, como na arte asteca do México. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 364)

Avaliação

• Acredita-se que em um processo contínuo, as trocas e reflexões acerca da fruição e da produção artística pelo viés da História da Arte, atribuem mérito à produção do conhecimento em arte e contribuem para a construção do repertório e vocabulário plásticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educação estética, entendendo a avaliação em Arte como processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.


Recursos educacionais
Nome                                             Tipo
Aula expositiva                               Teórica
Apreciação de imagem de obras      Teórica
Desenho de observação                  Prática

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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