16/12/2009
Marco Guilherme. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado.
Reunir a turma numa sala de audiovisual e passar o filme:
http://www.youtube.com/watch?v=UIneljGZQI8
Assim como se pode tirar música da sucata, também pode se tirar músuca com as mãos:
http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A
http://www.youtube.com/watch?v=ShiummeqHo8
Através de sucatas também pode-se desenvolver materiais acústicos que podem ser usados na aula. Professor, podendo contar com a ajuda do professor de artes para a confecção dos materiais, a idéia se desenvolve com maior integração dos alunos, mudando apenas o tempo da aula que ao invés de uma aula apenas, terão de ser duas ou mais, dependendo do desenvolvimento dos trabalhos.
Professor, para o aluno incluso com deficiência leve ou moderada, bem como aqueles amputados ou aos deficientes visuais, a aula se torna ainda mais interessante, pois a minimização da (s) diferença (s) entre os alunos possibilita o maior envolvimento para a finalização do objetivo.
Logo após o video, reunir a turma no pátio da escola, ou mesmo no ginásio, para ser dividida em grupos de de 5 ou 6 pessoas, depende do tamanho da turma, para fazer um trabalho de percução integrada. Os grupos se organizam de forma que para cada apresentação de grupo, o próximo grupo se torna extensão da que foi antecessor, trabalhando assim ritmo e improvisação, uma vez que não se terá intervalo entre um grupo e outro.
Junto com o professor de artes, confeccionar objetos sonoros que possam auxiliar na variedades de sons para complementarem a apresentação final.
Pode-se colocar aqui a idéia de preservação e reciclagem.
A avaliação poderá ser media pelo interesse do aluno, bem como uma prova prática, em grupo, para desenvolvimento de aspectos levantados durante a execução da aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/05/2010
Cinco estrelasÓtima idéia!!!