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O estudo da física nas atividades esportivas (Aula 2)

 

08/02/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar os fenômenos físicos relacionados nas atividades esportivas;

Identificar fenômenos físicos nas mais diversas atividades esportivas;

Compreender e aplicar as fórmulas de física para analisar os gestos esportivos.

Duração das atividades
50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta aula é importante que os alunos já tenham internalizado os conhecimentos básicos dos conteúdos de física do 1º ano do Ensino Médio e, interagido na aula 1 sobre o tema que estamos desenvolvendo. Para isso acesse:

O estudo da física nas atividades esportivas (Aula 1):

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16002

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, para esta aula tornar-se mais atrativa busque um diálogo com o professor de física da turma e, discuta com ele as atividades que deverão ser desenvolvidas para análise dos trabalhos.
A associações de outras disciplinas com as atividades de educação física, certamente, fortalecem o processo de ensino aprendizagem dos alunos, sobretudo, nesta aula, onde a prática esportiva será fonte de estudo e análise da física, através de gestos esportivos e atividades.

Professor, parte desta aula deverá ser apresentada na sala de vídeo, onde seja possível assistir a vídeos e imagens(data show, notebook ou dvd-tv).

Este aula busca evidenciar a Física presente nos esportes, particularmente nos esportes olímpicos. Essa é uma das maneiras de mostrar que a Física está presente no nosso cotidiano, de várias formas, em diversos fenômenos físicos.

A aula será dividida em duas partes. A 1ª parte será realizada na sala de aula apresentando a teoria associada com os fenômenos físicos nos esportes. A 2ª parte será desenvolvida na quadra de esportes, onde os alunos deverão executar uma tarefa divididos em grupos de 5 alunos.

Parte I - Sala de aula:

Atividade I - Movimento retilíneo: O arremesso JUMP no basquetebol.

A trajetória de uma bola lançada obliquamente no espaço (próximo à Terra) é uma curva denominada parábola.

É possível observar esse movimento em outros esportes, tais como:

  • Saques em partidas de tênis,
  • Arremessos da bola de basquete,

Apresente para os alunos os vídeos(recursos complementares) Vídeo 1 - O arremesso Jump no Basquetebol e o vídeo 2 - O saque no Tênis. Discuta com seus alunos o momento de cada gesto esportivo.

A bola descreve uma trajetória parabólica no ar


Fonte: http://pan2007.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11219359-EX,00.jpg

Dica I - Professor, neste momento da aula estimule os seus alunos a levantarem outras situações no esporte em que apareçam parábolas. Anote todos os exemplos apontados pelos alunos e discuta com eles sobre o tema.

Atividade II - Movimento Retilíneo Uniformemente Variado:
Professor proponha um desafio aos seus alunos:

A - Peça que definam MRUV.

B - Pergunte:

1 - Um nadador de 80kg pula de um trampolim de altura h. Qual será sua velocidade ao atingir a água?

Fonte: http://stat.correioweb.com.br/arquivos/Olimpiadas2008/noticias/00saltos_cesarcastro0.jpg

2- Um corredor A inicia uma corrida a partir do repouso. Sua aceleração é a. Nesse instante passa por ele um outro corredor B com um velocidade constante e no mesmo sentido do corredor A. Depois de quanto tempo após a largada o corredor A alcança o corredor B?

Apresente o vídeo sobre a corrida de 100 metros rasos: http://www.youtube.com/watch?v=PEi7C5OBa3Y

Atividade III - Atrito:

Dê um exemplo da natação:

Quando o nadador começa a nadar, seu deslocamento na água provoca um atrito. Este faz uma força contrária ao movimento do atleta, fazendo com que fique mais lento. Para que isso não ocorra, criaram uma roupa especial para os nadadores. A famosa roupa de tubarão. Esta serve para a água escorrer mais facilmente pelo corpo do nadador e diminuir o atrito entre eles

Observe aos alunos que os movimentos utilizados na natação (braçadas e pernadas) são estudados por uma ciência advinda da física - a biomecância - que auxilia na correção e estruturamento dos movimentos dos nadores.

Em relação ao atrito com a água ocorre a seguinte estratégia realizada pelos nadadores:eles não possuem quase pelo nenhum no corpo, eles raspam os pelos exatamente para evitar o atrito. Quanto mais pelos se tem no corpo, mais obstáculos a água terá para passar, tornando o nado muito lento. Com a touca ocorre o mesmo. É mais fácil a água passar por uma superfície lisa do que por um monte de fios de cabelo.


Exemplifique através da corrida:

Peça aos alunos que identifiquem onde o atrito atua a partir do movimento da corrida.

Logo após essa parte apresente a seguinte definição para explicar o atrito na corrida:

Quando o atleta corre, o seu pé age empurrando o chão para trás. Por sua vez, o chão reage e empurra o pé do competidor para frente. Se não houvesse atrito - força de resistência aos movimentos - entre o chão e o pé do atleta, não haveria reação e, portanto, o atleta não sairia do lugar ou e scorregaria como se estivesse andando no gelo

Atividade IV - apresentação do vídeo 3 sobre a "Física atuando nos esportes":

Professor, apresente este vídeo aos alunos e , ao final, realize um debate em que deverão ser explorados os temas desenvolvidos em aula, estimulando os alunos a exemplificarem e explicarem os seus argumentos. 

Parte II - Quadra de esportes:

Professor, neste momento encaminhe-se junto com seus alunos para a quadra de esportes. Divida a turma em 5 grupos e peça que cada grupo organize situações desportivas onde eles consigam identificar, com fidelidade, ou seja, explicando a presença da física naquele movimento desportivo.

Dica II - Sugiro que, dentro das possibilidades, esta parte da aula seja filmada para que estas tarefas sejam apresentadas na sala de aula. Hoje é muito comum a maioria dos aparelhos celulares terem câmera de foto/vídeo e, fica muito atrativo para os alunos a discussão dos resultados das tarefas através das análises das imagens. 

Dica III - Para esta tarefa, apresento alguns exemplos para os grupos:

A - O que ocorreria com um corredor se não existise a força do atrito?

B - Um jogador de futebol imprime uma velocidade v0 a uma bola, que sobe verticalmente. Que altura máxima atingirá a bola?

C - Porquê um saltador de distância,por exemplo, tem possibilidade de saltar uma distância maior na Cidade do México(México)?

D - Porque o judoca sempre cai rolando?

E - Por qual motivo os atletas de 100/200 metros rasos são mais fortes que os corredores de 5.000/10.000 metros ou maratonistas?

São alguns exemplos para discussão, estimule que os alunos visualizem um gesto desportivo e, através dele expliquem onde percebem a presença da física.

Finalize a sua aula com uma breve discussão sobre a avaliação e apresentação das atividades. Peça que os alunos levem os trabalhos(com as imagens) para a próxima aula e, apresente ao professor de física da turma os resultados.

Seria muito interessante apresentar os resultados destas tarefas em algum evento científico da escola. Para isso,sugiro que havendo a concordância dos alunos,que os grupos preparem os seus trabalhos para apresentação na escola, com a orientação dos professores de física e educação física.

Recursos Complementares

Movimento Retilíneo:

Vídeo 1 - O arremesso Jump no Basquetebol: http://www.youtube.com/watch?v=mQkQxRWkbvc

Vídeo 2 - O saque no Tênis: http://www.youtube.com/watch?v=Y_YvBr5mEPk

A Física atuando nos esportes:

Vídeo 3 - http://www.youtube.com/watch?v=DfEzT_Had3U

Avaliação

A avaliação desta aula será através do trabalho desenvolvido na Parte II (quadra de esportes) ,onde os alunos devem organizar 5 grupos e avaliar a presença da física nos gestos e atividades desportivas.

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