25/12/2009
Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
• Apresentar a cidade de Uberlândia às crianças à partir da sua história, de suas origens.
• Resgatar a memória do cotidiano da cidade de Uberlândia, recente ou de tempos passados.
• Despertar nas crianças o interesse pela cultura e o desejo de participar dela.
• Refletir sobre a historicidade como processo que se renova a cada dia.
• Contribuir para que os (as) alunos (as) possam perceber-se como pessoas responsáveis pela construção e reconstrução histórica.
• Estimular a criação, a experimentação, a observação, a curiosidade e as descobertas.
• Criar um espaço de convivência que propicie interações espontâneas e desprovidas de preconceitos.
• Promover exposições dos trabalhos produzidos pelos (as) alunos (as) e apresentar à comunidade escolar.
A fim de proporcionar uma valorização e resgate ao respeito pela nossa cidade, decidimos inicialmente trabalhar este projeto com a função de mostrarmos aos(as) nossos(as) alunos(as) que podemos e devemos conhecer a HISTÓRIA da nossa cidade, pois é nela que vivemos, nos tornamos cidadãos e muitas vezes, passamos por toda a nossa experiência de vida nela.
1º momento: Rodo conversa. Conversamos informalmente com as crianças sobre alguns lugares da nossa cidade. Comentamos que o Museu Cultural é um espaço vivo e acolhedor da nossa cidade, pois nele contém objetos que nos mostram um pouco da origem da cidade de Uberlândia.
2º momento: Realizamos uma apresentação através do data show/ fotos dos principais pontos da cidade como( igrejas, praças, escolas, shopping, oficina da cultura), inclusive fotos do interior do Museu Cultural para posterior visita. Neste momento, as crianças foram reconhecendo os lugares falando o nome e o que podiam fazer em cada um deles.
3º momento: Visita ao Museu Cultural. Após a visita, as crianças fizeram o registro com desenhos dos objetos e utensílios que contam o início da construção da nossa cidade.
4º momento: Aproveitamos o aniversário da cidade e as crianças realizaram uma pesquisa junto às famílias, procurando em jornais, revistas ou internet, reportagens que destacavam a nossa cidade.
5º momento: Descobrimos que a nossa cidade estava fazendo 120 anos. As crianças fizeram a tentativa do registro da idade da cidade e da idade deles comparando a diferença dos anos.
6º momento: Cada criança recebeu uma ficha com o nome da cidade e observou se havia alguma letra do seu nome e circulou.
7º momento: Hora de cantar!
As crianças aprenderam a cantar o hino da cidade.
8º momento: Oba a nossa cidade também tem uma bandeira! As crianças conheceram a bandeira e observaram as cores. Contaram quantas cores tem e fizeram a tentativa da escrita do número. E para finalizar fizeram uma linda bandeira com EVA picadinho com as respectivas cores.
Obsevação: Caros professores, espero que essa aula colabore como uma sugestão a mais, para trabalhar com a temática sobre outras cidades ou outras regiões.
• Vista ao Museu Cultural;
• Desenhos, fotos e imagens da cidade;
• Confecção da bandeira da cidade. (EVA)
A avaliação foi realizada continuamente (através da observação, questionamentos, desenhos, produções dos/das alunos/as, dentre outros), sendo que a cada encontro analisávamos a procedência das tarefas realizadas com os/as alunos/as, bem como a participação dos/das mesmos/as nas atividades propostas, para planejarmos os encontros posteriores.
A expressão oral foi um recurso significativo na avaliação do projeto, através das discussões, exposições de ideias e opiniões que o (a) aluno (a) explicitava suas conquistas e dúvidas.
Várias atitudes concretas demonstraram os objetivos alcançados, como o interesse em pesquisar, a auto confiança, a auto estima, o respeito pelas diferenças e o trabalho em equipe.
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/09/2013
Cinco estrelasMuito Boa. Parabens à Escola!
18/08/2013
Cinco estrelasExcelente! Recomendarei as minhas amigas, que estavam com dúvidas, sobre o trabalhar o dia do aniverssário de UDI, na Educação Infantil. Fazer viseiras e gravatas, nas cores da Bandeira de Uberlãndia acredito que as crianças vão amar.
01/05/2013
Cinco estrelasMuito construtivo!!!
20/09/2012
Cinco estrelasExcelente. vou adaptar e usar no curso proinfo integrado. Obrigada!
11/07/2012
Cinco estrelasExcelente projeto vou adaptar para trabalhar com as crianças da escola onde leciono.
08/04/2012
Cinco estrelasótimo planejamento, me ajudara muito na tematica vivenciada essa semana. Parabéns.
02/10/2011
Três estrelasmuito interessante
03/06/2011
Cinco estrelasAdorei seu projeto, com certeza irei aplicar nos meus alunos. Parabéns!
02/02/2011
Cinco estrelasAMEI A SUGESTÃO.ESTOU CURSANDO O 1º PERÍODO DE PEDAGOGIA E NÃO VEJO A HORA DE LECIONAR PARA POR EM PRÁTICA MINHAS IDÉIAS E AS DOS PROJETOS QUE ENCONTRO NO PORTAL DE PROFESSOR QUE É UM ESPAÇO MARAVILHOSO E SUPER INTERATIVO. UM ABRAÇO