Luciana Lacerda de Castro e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Pluralidade Cultural
Vida sociofamiliar e comunitária
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Construir as primeiras noções sobre democracia.
Compreender a importância desse modo de organização social e política.
Duração das atividades
1 aula de 40 minutos cada momento
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Em ritmo de festas, é assim que as crianças percebem as eleições. Algo mágico e diferente. As ruas, as avenidas ficam cheias de Panfletos com as fotografias dos candidatos a prefeito e vereador. Dessa forma, é necessário que as crianças compreendam o que está acontecendo. Portanto, é papel da escola promover situações que ajudem as crianças compreenderem o processo sucessório como algo que faz parte da democracia do nosso país, ampliando seus conhecimentos.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento - Discutir e procurar o significado da palavra DEMOCRACIA.
O professor deverá conversar com as crianças para saber qual a idéia que elas têm sobre democracia. Assim, iniciará a aula levantando algumas questões como:
O que é democracia?
Nos debates entre os candidatos houve-se muito sobre essa palavra. O que vem a cabeça de vocês quando escutam essa palavra?
Obs:. É interessante o professor escutar o que as crianças pensam a respeito dessa palavra e qual significado que ela atribui. A partir das falas das crianças, deverá ir anotando no quadro para que depois façam uma reflexão sobre o que elas achavam e, o que de fato ela significa e representa. Assim, deverá escrever no quadro a palavra DEMOCRACIA e orientar as crianças a buscar no dicionário o significado da mesma.
2º Momento - Pesquisar para entender
Consultar o dicionário é importante na faixa etária entre os 6 a 7 anos, pois muitas palavras, ainda, são desconhecidas por elas. Ampliar o vocabulário das crianças é tarefa da escola. Pensando sobre essa lógica é importante ajudá-las a realizarem consultas ao dicionário. Assim, organize a turma em 4 grupos. Em cada grupo uma criança ler o significado da palavra para os colegas. É importante colocar uma criança que saiba ler em cada grupo.
Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. 1º ano - matutino. NEI-CAp/UFRN.2009
Após a consulta, o professor deverá ler o significado da palavra DEMOCRACIA. Depois é necessário conversar para saber o que elas compreenderam. Os alunos irão registrar o significado da palavra no seu caderno.
s egue exemplo:
S egundo o dicionário Aurélio, DEMOCR ACIA significa:
governo do povo; soberania popular. Doutrina ou regime político baseado na soberania popular e na distribuição eqüitativa do poder.
3º Momento- Compreender como e onde surgiu esse conceito de Democracia
De forma descontraída, o professor poderá introduzir essa literatura de forma simples e numa linguagem infantil. Esse termo “DEMOCRACIA” vai sendo desmistificado quando o professor trabalha em sala de aula com livro ilustrado. Pois, a criança na faixa etária entre 6 e 7 anos, ainda, necessita visualizar as imagens para compreender o que está sendo dito.
Recursos Complementares
Sugestão de livro.
A Democracia na Grega. Martin Cezar Feijó. Ática.
Avaliação
Analisar se as crianças conseguiram compreender o conceito de democracia, por meio das discussões orais e escritas em sala de aula.
Opinião de quem acessou
Sem estrelas
0 classificações
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.