15/12/2010
Luciana Lacerda de Castro e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações políticas e administrações urbanas |
Problematize:
Votar é escolher as pessoas que vão representar nossos interesses, fazer as leis do país e governá-lo. Proponha ao grupo a seguinte situação:
Você chega na quadra da escola onde sempre brinca com seus amigos e encontra um grupo de crianças de outra turma. Vocês querem jogar futebol, mas os outros ocuparam a quadra antes e querem jogar. Não há espaço para dois jogos ao mesmo tempo e começa a discussão: você e seu grupo acham que têm direito de jogar futebol porque lá todos os dias. E as outras crianças acham que têm direito de jogar porque, naquele dia, chegaram antes. Quem tem razão?Vamos partir do princípio de que não vale resolver no tapa. A solução, então, é conversar.Só que não dá para todo mundo falar ao mesmo tempo. O QUE FAZER?
Peça que encontrem uma solução para o impasse. Observe as respostas das crianças. De acordo com as soluções apresentadas o professor poderá fazer a seguinte intervenção:
Cada grupo deve escolher um representante, os dois irão conversar e o que eles decidirem será respeitado por todos.Proposta aceita, os que queriam representar o grupo se candidataram e cada um escolheu a pessoa que considerava mais apta para ir conversar com a outra. Depois de muito papo, elas chegaram a várias decisões. A primeira delas é a mais importante: todas as crianças têm direito de brincar na quadra. A segunda é que foi estabelecido um horário para jogar futebol.
A partir daí situe as eleições que está acontecendo no país ou no município/ estado. Pergunte sobre o que sabem. Leve imagens dos candidatos a presidente - (adequar conforme as eleições do ano para governadores ou prefeitos). Converse sobre sua função.Desafie a turma a pensar e a escrever propostas. Caso fossem candidatos o que fariam pelo Brasil?
http://blog.professoralex.com/2010/08/eleicoes-presidenciais-2010-as.html
Solicite as crianças que tragam panfletos com os nomes dos candidatos. Construa uma lista com o nome dos candidatos. Se possível faça um passeio a câmara municipal ou a assembléia legislativa.
http://candidatovencedor.blogspot.com/
Proponha um jogo simbólico em que as crianças vão apresentar as propostas como se fossem candidatos para os colegas da sala. Depois desse momento elas tem que escolher candidatos para a representar a turma; Para este momento, o professor propõe que cada grupo indique nomes/colegas que desejam participar da brincadeira como candidatos. Em seguida, os candidatos irão discutir com o grupo as suas propostas e fazer uma lista de ações que pretendem desenvolver caso sejam eleitos.
Fonte: arquivo do NEI/Cap/UFRN.2008.
O professor propõe assistir trechos de um debate pela TV com candidatos, assim como sobre o processo eleitoral. È preciso que o professor veja com antecedência trechos do debate. Após a visualização do vídeo, o professor deverá conversar com as crianças quais foram às propostas apresentadas pelos candidatos.
Após a conversa propor que registrem por escrito o que compreenderam. Sugerimos os vídeos abaixo:
Eleitor do futuro: dia da eleição:
http://www.tse.gov.br/internet/institucional/eleitorFuturo_video.htm
Candidatos a presidente - 2010
http://www.youtube.com/watch?v=ZqT3Mlp0-Pc
Em cada bloco as crianças são convidadas a fazer perguntas. As perguntas serão divididas em escritas e orais. O professor vai intercalando uma pergunta escrita e outra oral. Organize uma eleição na escola. Promova comícios e visitas as salas de aula com panfletos de cada candidato. Marque o dia da votação. Escolha uma comissão eleitoral para organizar as cédulas com os nomes e fazer a apuração junto com o professor. Confeccione uma cabine com papelão. Após este momento, proponha um texto coletivo sobre a experiência vivenciada.
Leia +
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/colunas/maquina-do-tempo/e-tempo-de-eleicao
Avaliar a criatividade das crianças como forma de expor suas idéias para solucionar os problemas da cidade;
Avaliar os níveis de escrita, coesão e coerência na produção de textos;
Avaliar a habilidade para expor as idéias de forma clara.
Cinco estrelas 1 classificações
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19/12/2010
Cinco estrelasExcelente proposta e espero que seja adotada pelos professores pois as conexões para as eleições municipais já estarão sendo formuladas em 2011.