16/12/2009
Raimunda Porfírio
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Atividade 1 - Preparação para o banho.
1º Momento
O professor reunirá para expor o que irá acontecer na aula do dia: eles irão tomar um delicioso banho. Neste momento, é importante reforçar, por meio de questionamentos, da água tanto para o consumo, já que seres vivos (homem, bichos e plantas) dependem dela para se manterem vivos. Sem água não há vida. Também, neste momento, faz-se necessário reforçar a importância da água para a nossa higiene, pois com ela tomamos banho, escovamos os dentes, lavamos nossas casas, lavamos nossas roupas, damos banho nossos bichinhos de estimação.
2º Momento
Depois da conversa, a professora irá orientar os alunos a trocarem de roupa e perguntará se eles trouxeram de casa o que tinha sido combinado: sabonete, shampoo e toalha. Neste momento é bom que as coisas aconteçam organizadamente para que cada aluno tenha a oportunidade de se preparar com tranqüilidade para o banho que está por vir. Porém, antes de saírem da sala, é importante que os combinados costumeiros sejam reforçados pelo professor.
Atividade 2 - Finalmente, um delicioso banho de mangueira.
1º Momento
Agora que todos já se encontram devidamente preparados, isto é, de sunga e com sabonete, shampoo e toalha à disposição, o banho vai começar. Primeiro todos os alunos serão molhados calmamente com a mangueira (aqui o professor poderá fazer perguntas sobre as sensações que a água causa neles, sobre a temperatura da água). Depois, todos os alunos serão orientados a passarem o sabonete em seus corpos, com movimentos leves e carinhosos, esfregando bem os cantinhos escondidinhos, como axilas e atrás das orelhas. Uma vez o corpo ensaboado, é a hora de cuidar dos cabelos que já devidamente úmidos deverão receber um uma pequena quantidade de shampoo e serem massageados cuidadosamente. Depois disso, os alunos tirarão o shampoo e o sabonete de seus corpos, mas sempre alertados para o fato de que é preciso tomar um banho rápido para não se estragar água.
2º Momento
Quando retornarem do banho, o professor, auxiliado pelas crianças, escreverão um texto sobre o momento vivenciado, priorizando tal texto as sensações que cada um sentiu durante o banho, bem como a maneira mais adequada se se tomar "aquele" banho.
No término da aula, o aluno será avaliado:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!