Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Revolução Industrial

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
THAIS SOARES FABRETTI BOZZETTO
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS COLEGIO ESTADUAL FRANCISCO A VIEIRA CALDAS JR

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As questões que envolvem o trabalho, tipos, condições, salário e relações desde os primórdios da industrialização e da mecanização até hoje. 

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Transição do Feudalismo para o capitalismo.
Estratégias e recursos da aula

Sempre parto de algo visual para ilustrar as transformações tecnológicas. Exemplo os primórdios das bicicletas para as bicicletas atuais.

Bicicleta antiga

Elaborei algumas apresentações de PowerPoint para utilizar. Uma com ilustrações e outras com uma linha do tempo e as invenções.

A seguir mostro a razão de a Revolução Industrial ter surgido na Inglaterra.

a) Exploração de camponeses e artesãos

b) Pirataria

c) Guerra de conquista

d) Cercamento ( eu sempre relembro através de desenhos as informações sobre relações sociais e econômicas. A partir destas informações demosntro as transformações que desencadearam a revolução urbana e comercial e as transformações sociais e econômicas advindas destas)

Construímos conceitos-chave e informações básicas sobre a Revolução Industrial inglesa, através de aulas expositivo-dialogadas.

São elas: artesanato, manufatura, fábrica, industria, empresa, burgo e burguesia,

Feudalismo  Características: autosuficiência, poder centralizado e partes do feudo e relações socias e econômicas.

feudo 2  Característocas: burgo, burguesia, troca de agricultura para criação de ovelha, expulsão dos servos que se tornam proletários.

Abordo as condições de vida e trabalho dos trabalhadores: horas de trabalho, falta de leis e direitos do trabalhador, abuso dos patrões, castigos, trabalho infantil e etc.

Faço uma atividade prática abordando a cooperação simples e a divisão do trabalho de Adam Smith em colaboração com os alunos.

Peço a colaboração de dois alunos. Um vai receber uma quantidade X de folhas de ofício para reutilização, tesoura e grampeador. O aluno deve dobrar em quatro a folha, recortar e grampear um número específico de folhas para fazer um bloco, que supostamente seria o produto final. O trabalho deve ser bem feito para possibilitar a venda fictícia do troduto. O segundo aluno conta tempo da execução do trabalho.

Peço a outros quatro alunos a colaboração. O grupo vai receber uma quantidade X de folhas de ofício para reutilização, tesoura e grampeador. O primeiro aluno deve dobrar em quatro a folha,  o segundo aluno deve recortar e o terceiro aluno deve grampear um número específico de folhas para fazer um bloco, que supostamente seria o produto final. O quarto aluno conta tempo da execução do trabalho. da mesma forma o trabalho deve ficar bem feito para possibilitar a venda fictícia.

Após a tarefa fazemos a análise da questão sob a ótica de produção, tempo de produção, venda do produto, vantagem dos processos de produção, lucro e etc.

Os movimentos operários são abordados em aula expositiva: ludismo, swing e cartismo. Fazemos uma comparação entre eles e o porque o cartismo deu mais certo que os outros. Analisamos os ambientes em que houve os movimentos e os motivos pelos quais se desenvolveram.

Consequências da Revolução Industrial:

Analisamos a questão da teoria da Miséria Inevitável de Thomas Maltus e suas consequências abordando a questão do controle de natalidade no Brasil e em diversos países.

Poluição

Transformações sociais, econômicas e tecnológicas.

Recursos Complementares

Computadores

PowerPoint

Folhas ofício, tesoura e grampeador

Avaliação

Uma prova é a melhor maneira de avaliar.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 1/6 - 16.67%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.