20/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
As questões que envolvem o trabalho, tipos, condições, salário e relações desde os primórdios da industrialização e da mecanização até hoje.
Sempre parto de algo visual para ilustrar as transformações tecnológicas. Exemplo os primórdios das bicicletas para as bicicletas atuais.
Elaborei algumas apresentações de PowerPoint para utilizar. Uma com ilustrações e outras com uma linha do tempo e as invenções.
A seguir mostro a razão de a Revolução Industrial ter surgido na Inglaterra.
a) Exploração de camponeses e artesãos
b) Pirataria
c) Guerra de conquista
d) Cercamento ( eu sempre relembro através de desenhos as informações sobre relações sociais e econômicas. A partir destas informações demosntro as transformações que desencadearam a revolução urbana e comercial e as transformações sociais e econômicas advindas destas)
Construímos conceitos-chave e informações básicas sobre a Revolução Industrial inglesa, através de aulas expositivo-dialogadas.
São elas: artesanato, manufatura, fábrica, industria, empresa, burgo e burguesia,
Características: autosuficiência, poder centralizado e partes do feudo e relações socias e econômicas.
Característocas: burgo, burguesia, troca de agricultura para criação de ovelha, expulsão dos servos que se tornam proletários.
Abordo as condições de vida e trabalho dos trabalhadores: horas de trabalho, falta de leis e direitos do trabalhador, abuso dos patrões, castigos, trabalho infantil e etc.
Faço uma atividade prática abordando a cooperação simples e a divisão do trabalho de Adam Smith em colaboração com os alunos.
Peço a colaboração de dois alunos. Um vai receber uma quantidade X de folhas de ofício para reutilização, tesoura e grampeador. O aluno deve dobrar em quatro a folha, recortar e grampear um número específico de folhas para fazer um bloco, que supostamente seria o produto final. O trabalho deve ser bem feito para possibilitar a venda fictícia do troduto. O segundo aluno conta tempo da execução do trabalho.
Peço a outros quatro alunos a colaboração. O grupo vai receber uma quantidade X de folhas de ofício para reutilização, tesoura e grampeador. O primeiro aluno deve dobrar em quatro a folha, o segundo aluno deve recortar e o terceiro aluno deve grampear um número específico de folhas para fazer um bloco, que supostamente seria o produto final. O quarto aluno conta tempo da execução do trabalho. da mesma forma o trabalho deve ficar bem feito para possibilitar a venda fictícia.
Após a tarefa fazemos a análise da questão sob a ótica de produção, tempo de produção, venda do produto, vantagem dos processos de produção, lucro e etc.
Os movimentos operários são abordados em aula expositiva: ludismo, swing e cartismo. Fazemos uma comparação entre eles e o porque o cartismo deu mais certo que os outros. Analisamos os ambientes em que houve os movimentos e os motivos pelos quais se desenvolveram.
Consequências da Revolução Industrial:
Analisamos a questão da teoria da Miséria Inevitável de Thomas Maltus e suas consequências abordando a questão do controle de natalidade no Brasil e em diversos países.
Poluição
Transformações sociais, econômicas e tecnológicas.
Computadores
PowerPoint
Folhas ofício, tesoura e grampeador
Uma prova é a melhor maneira de avaliar.
Quatro estrelas 6 classificações
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19/05/2014
Cinco estrelasParabéns, são planos de aulas deste tipo que precisamos. Temos sempre que partirmos do ponto de vista lúdico, para chamarmos a atenção dos nossos jovens e até mesmo, fazer com que eles despertem o interesse pelos estudos.
04/05/2010
Uma estrelaexcelente
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Quatro estrelasFoi ótimo
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei sua aula prática e objetiva.
24/03/2010
Cinco estrelasÉ difícil dizer mas esta aula, também é uma de minhas prediletas. Acho que sou uma professora apaixonada pelo que faz!