15/12/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Despertar a imaginação e a criatividade a partir da exploração de uma história de imagens.
Produzir texto coletivo a partir de um de livro de imagens.
Desenvolver a linguagem oral.
Desenvolver e valorizar a persistência diante dos objetivos a serem alcançados.
Momento 1
Apresentar o livro “Pela porta dos coração” para os alunos, pedindo que observem as ilustrações. Depois, os alunos podem contar com suas palavras a história apresentada.
Imagem disponível em:
http://www.americanas.com.br/home/begin.do?home=AcomImgAmp&itemId=768729
Título: Pela Porta do Coração
Autor: Regina Coeli Renno
Editora: Ftd
Assunto: Infanto-Juvenil
ISBN: 8532223672
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 24Momento 2
Após ouvir a história contada pelos alunos, a professora fará perguntas para verificar a compreensão:
Quais são os personagens dessa história?
Por que inicialmente o menino ficou triste?
Por que o coração chorou?
Como o menino conquistou o coração?
Momento 3
Convidar os alunos a escrever a história coletivamente no caderno de aula ou em uma folha de papel A4, uma vez que o livro apresenta somente imagens. O texto tomará a forma que os alunos apresentarem. Abaixo está um exemplo de como poderá ficar o texto.
Exemplo:
Um menino estava caminhando quando viu um coração. Como ele queria ser amigo do coração, levou para ele vários presentes. O coração como não o conhecia não o atendeu, mas o menino não desistiu. Depois de algumas tentativas e presentes conseguiu finalmente sua confiança e amizade. O coração também ficou tão feliz, que de longe dava pra ver o seu brilho, brilho esse que não vem só da estrela que ganhou, vem também da felicidade de ter um amigo.
Momento 4
Após a escrita coletiva da história, conversar com os alunos sobre o que significa ser persistente.
Perguntar:
O menino conseguiu ser amigo do coração rapidamente?
Ele desistiu quando não conseguiu sua confiança?
O que será que aconteceria se ele desistisse e não voltasse mais?
Valeu a pena ele tentar novamente?
O que podemos fazer para conquistarmos as pessoas e ganharmos um amigo?
Conversar com as crianças sobre a importância de não desistir facilmente quando não conseguimos alguma coisa. É importante tentar novamente, com esforço e dedicação para alcançarmos nossos objetivos.
Momento 5
Pedir que os alunos ilustrem a história mostrando outras maneiras do menino fazer amizade com o auixílio do coração.
Após o trabalho realizado, os alunos farão a apresentação para a turma, tecendo comentários ou verbalizando quais as opções ou como agem para conquistar um amigo.
Observar a participação dos alunos na contação oral da história.
Através das perguntas orais, perceber se todos compreenderam a história.
Avaliar a construção coletiva da história: a participação dos alunos,bem como a coerência e a coesão entre as partes do texto.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/08/2013
Cinco estrelasAmei o comentario sobre o livro, pois adotei este livro para minha turma de matrenal III e junto falamos quase a mesma mensagem amei de verdade!