14/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
O ideal é partir do conceito de Renascimento e do porque a Itália foi o berço deste movimento artístico.
Mas que o Renascimento foi além de artístico (pintura, escultura e música) científico, literário e arquitetônico.
Localizar temporalmente o movimento.
Elaborei uma apresentação de PowerPoint sobre alguns pintores e escultores para estimular a curiosidade dos alunos.
É interessante fazer uma comparação entre o mundo medieval e o mundo renascentista para que o aluno possa tirar suas próprias conclusões sobre as mudanças. Neste momento se torna significativo analisar a questão econômica que estimulou o surgimento dos mecenas e vincular as grandes navegações e a tecnologia para se descobrir a América, que foi desenvolvida ou recriada neste período.
Dividi a turma em grupos para elaborar a pesquisa sobre o Renascimento. São eles:
Itália (Duocento, Trecento, Quattrocento e Alta Renascença )
Holanda
Portugal
Espanha
Inglaterra
Alemanha
Esta pesquisa deve ser apresentada em PowerPoint ou movie maker no final das aulas em data préviamente combinada com os alunos.
Enquanto os alunos se dedicam a pesquisa em livros primeiramente e depois na internet as aulas podem seguir seu curso.
As características gerais do renascimento:
* Racionalidade, harmonia e equilíbrio artístico
* Valorização do Ser Humano e do corpo
* Rigor Científico e de beleza artística
* Ideal Humanista
* Busca dos ideias artísticos das artes greco-romana
O mais interessante é analisar obras portanto como sugestão temos:
Albrecht Dürer como exemplo do Renascimento alemão mostrando a técnica de pintura, o tema e a tecnologia por trás de uma obra de arte renascentista.
Observando as característica desta pintura de El Greco, que era espanhol e tem uma história de vida muito característica e interessante de contar aos alunos sobre sua pintura antes da tragédia pessoal e depois da mesma. Observe os quadrados e as explicações:
Architectural influências A estrutura da relação arco conopial com caracteres em um semicírculo, pode ser comparado com o tambor de uma cúpula, volumétrica aproxima os efeitos do tambor-top barroco Santivo della Sapienza, de Borromini, um fervoroso servo dos arcos ea combinado mista triângulos, círculos e desenhos geométricos miguelangelescos, naturalista detalhe.
1 .- Influência bizantina No topo onde está Cristo lembra um bizantino. Esta representação é uma clara influência dos bizantinos. Este detalhe se repete nas obras de El Greco.
2 .- Misticismo influenciou o tempo em que ele veio de uma viagem onde a incluencia do secularismo na arte já era grande.
3 .- Luminosidade, o brilho exibido mostra uma influência da escola veneziana de pintura em Greco.
4 .- Você pode ver as influências de pintores que revela os estudos anatômicos por Michelangelo.
5 e 6 .- A roupa. Há uma preocupação especial em representar personagens com roupas, representativas do status social do personagem. O Senhor Orgaz está vestindo armadura castelhano cavaleiro. E a nobreza e o clero, de acordo com sua idade.
7 .- Traços psicológicos da atitude dos homens com relação a morte, alguns meditando, alguns chorando, outros de comentar sobre o evento. Outros percebem o milagre, a glória. Todas estas personalidades são pessoas impertantes da sociedade da época.
Outro aspecto interessante já citado acima é o estudo da anatomia do Ser Humano feita por Leonardo da Vinci.
O mesmo Leonardo fazendo pesquisas e estudos sobre arquitetura, construções bélicas entre outras qualidades do artísta.
A Capela Sixtina é uma outra demosntrãção da genialidade dos pintores da época.
Um quadro de Jan Van Ayck é interessante de analisar acompanhe:
O Retrato dos Esposos Arnolfini está cheio de codificações simbólicas. Um casal em que o homem, de expressão sombria, levanta a mão direita (um dos pormenores mais trabalhados e alterados pelo pintor, conforme revela o exame infra-vermelho, num gesto que parece uma expressão de repreensão, uma vez que a sua mão esquerda segura, em vez de entrelaçar, a mão direita da mulher. A mulher assume uma expressão submissa e levanta o vestido sobre o ventre dilatado (um gesto convencional que pode representar a gravidez). Em torno das duas figuras, numerosos pormenores parecem veicular alguma mensagem: - Perto de um leito encontra-se uma imagem de Sta. Margarida, patrona dos nascimentos e das parturientes. - Uma vela no candelabro continua a arder em pleno dia. - No chão, sapatos masculinos e femininos apontam em direcções diferentes. -Um cão (símbolo de fidelidade) desaparece, num pequeno espelho côncavo que reflecte todo o resto da cena, incluindo dois observadores misteriosos que lhe são exteriores, no limiar de uma porta. Numa parede encontra-se em latim e enormes letras: «Johannes de eyck fuit hic 1434» (João de Eyck esteve aqui 1434). Um inventário de 1700 refere que o quadro possuía originalmente uma moldura com versos de Ovídio descrevendo como um casal se enganava mutuamente.
Esta análise já demonstra as técnicas atuais que nos permitem descobrir se a tela já foi reutilizada, qual o tipo da tinta, a análise psicológica pelos detalhes da obra.
Fatos que influenciaram o renascimento:
Reforma Protestante
Grandes Navegações
Império Bizantino
A apresentação dos powerpoints deve respeitar a visão dos alunos sobre as questões.
Computadores com internet para elaborar um powerpoint ou movie maker.
Quatro estrelas 3 classificações
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15/05/2011
Cinco estrelasAdorei tua aula, este tema adoro trabalhar também. Gosto muito de analisar com os alunos imagens renascentistas e medievais para eles identificarem as diferenças. Abraços e sucesso! Maristela Lemos
24/03/2010
Cinco estrelasÉ difícil dizer mas esta aula, também é uma de minhas prediletas. Acho que sou uma professora apaixonada pelo que faz!
24/03/2010
Quatro estrelasSensacional este conteúdo.