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Descobrindo os critérios de Divisibilidade com o uso da calculadora - Parte I

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Márcia Aparecida Mendes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Aplicar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e 10 para facilitar a divisão.

Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Números pares e Ímpares

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa

Divida a turma em 5 grupos e entregue a cada um, um envelope contendo fichas com os seguintes números:

1º envelope: 634 –783 – 896 – 945 – 25492 – 7360 – 6051 – 855 – 747 – 891.

2º envelope: 6344 – 5990 – 873 – 602 – 7600 – 1119 – 495 – 939 – 6520 – 5421.

3º envelope: 327 – 7971 – 1527 – 795 – 656 – 18730 – 1467 – 4088 – 2451 – 7318.

4º envelope: 4528 – 496 – 597 – 8314 – 19000 – 9945 – 1642 – 735 – 1935 – 111.

5º envelope: 5355 – 423 – 15430 – 4011 – 549 – 772 – 4552 – 488 – 1113 – 1845.

Peça para que, com o auxílio da calculadora, verifiquem quais dos números que estão em cada envelope são divisíveis por 2 e quais são divisíveis por 3, colando-os nas respectivas colunas.

Enquanto os alunos fazem a atividade o professor divide o quadro em quatro colunas. Na primeira serão colocadas os números divisíveis por 2 e na segunda, os números divisíveis por 3.

Após os alunos colarem as fichas no quadro, o professor deverá interagir com os alunos para que os mesmos cheguem à regrinha de divisibilidade, podendo dar as seguintes orientações.


• Verifiquem na primeira coluna se realmente todos os números são divisíveis por 2.
• Verifiquem na segunda coluna, se realmente todos os números são divisíveis por 3.
• Verifiquem se na primeira coluna existe algum número que também é divisível por 3.
• Verifiquem se na primeira coluna existe algum número que também é divisível por 2.
• Nos números divisíveis por 2, o que podemos observar que existe de comum entre eles?
• Isso acontece também com os números divisíveis por 3? Então vejamos o que temos de comum nos números que são divisíveis por 3?
• Escrevam no caderno uma regrinha da divisibilidade por 2 e da divisibilidade por 3.

Em seguida, cada grupo apresenta sua regrinha para que o professor possa verificar se ficaram corretas.

2ª etapa

Ainda com as fichas dos números divisíveis por 2 e dos divisíveis por 3 coladas no quadro, o professor escreverá na terceira coluna números divisíveis por 5  e na quarta  coluna números diviisíveis por 10. Posteriormente, dará as seguintes orientações:

• Verifique se há em cada uma das duas primeiras colunas números divisíveis por 5 e números divisíveis por 10.
Um aluno de cada grupo deverá ir ao quadro pegar a ficha que tem o número divisível por 5 ou por 10 e colá-lo na respectiva coluna. Após todos os números divisíveis por 5 e por 10 serem colados, o professor deverá encaminhar questões, como às da primeira etapa, para que os alunos cheguem às regrinha e as escrevam no caderno.

• Verifiquem na terceira coluna se realmente todos os números são divisíveis por 5.
• Verifiquem na quarta coluna, se realmente todos os números são divisíveis por 10.
• Verifiquem se na terceira coluna existe algum número que também é divisível por 10.
• Pode se afirmar que todo número divisível por 5 será também por 10? Por quê?
• Verifiquem se na quarta coluna existe algum número que também é divisível por 5.
• Pode se afirmar que todo número divisível por 10 será também por 5? Por quê?
• Nos números divisíveis por 5, o que podemos observar que existe de comum entre eles?
• Isso acontece também com os números divisíveis por 10? Então vejamos o que temos de comum nos números que são divisíveis por 10?
• Escrevam no caderno uma regrinha da divisibilidade por 5 e da divisibilidade por 10.

Cada grupo apresenta sua regrinha para que o professor possa verificar se ficaram corretas.


3ª etapa

O professor entrega uma cartolina para cada grupo, para que os mesmos escrevam exemplos  de números divisíveis por 2, 3, 5 e 10 e post eriormente apresente para a classe verific ar se estão corretos (a quantidade de números deve ficar estabelecida pelo professor).

Recursos Complementares

Apesar de não serem muito usados, é importante que os alunos possam tomar conhecimento de critérios de divisibilidade de outros números. Para isso sugerimos o site http://www.malhatlantica.pt/mat/divisibilidade.htm

Avaliação

A avaliação será feita através de observação das atividades feitas pelos alunos durante todo o estudo.

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