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O Oposto na Matemática

 

03/03/2009

Autor e Coautor(es)
Enio Freire de Paula
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

Marcelo Lopes, Profª Drª Raquel Gomes de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar, compreender e representar os números inteiros; Interpretar informações e operar com os números inteiros;
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Operações com números naturais;
Estratégias e recursos da aula

Etapa I
Professor inicie sua aula realizando questionamentos aos alunos sobre o que eles entendem como oposto. Exiba que imagens que exemplifiquem isso, para que desse modo possa gerar mais discussão e representações ou modelo mentais sobre esse conceito.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1577/imagens/termometro.jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1577/imagens/yin-yang.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1577/imagens/altitude_profundidade.jpg

 

Imagens encontradas em www.marijuana.com.pt, pwp.netcabo.pt, www.allposters.com

Nesse mesmo momento, para introduzir o conceito de soma e subtração de números inteiros, utilizaremos o “Jogo dos números inteiros” encontrado no endereço:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8252

Material necessário: Uma folha de atividades, uma tabela de registro de jogadas, dois dados sendo um azul e um vermelho, um peão, lápis e borracha.
Caso sua escola não possua a quantidade de dados necessária, estes podem ser confeccionados, assim como os peões, pelos próprios alunos e com diversos materiais como madeira ou papel.
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1577/imagens/jogo_inteiro.bmp

 

 

Divida seus alunos em grupos, de forma que o número de grupos seja par, e instrua-os decidirem a equipe iniciante através do lançamento de um dos dados, iniciando o jogo quem obtiver o maior número na face do dado.
Após explicar as regras é muito importante que eles se familiarizem com o jogo para criarem suas próprias estratégias.
Durante as partidas os alunos deverão preencher a seguinte tabela:

 

 

 

Jogada Degrau inicial Dado azul Dado vermelho Degrau Quantidade de movimentos
01          
02          
03          
04          
05          
06          
07          
08          
09          
10          
11          
12          
13          
14          
15          
16          

Qual estratégia vocês utilizaram para definir qual a posição o peão ocuparia após os lançamentos dos dados?

 Onde a coluna “degrau inicial” se refere à posição do degrau ocupada inicialmente pelo peão da equipe, “dado azul” e “dado vermelho” indicam o número da face do dado naquela jogada, na coluna “Degrau” deverá ser anotado a posição ocupado pelo peão após a jogada ser finalizada, e “quantidade de movimentos”se refere a diferença entre a posição final e inicial dos degraus movimentados pelo peão.
Durante as partidas, o professor deve aproveitar para fazer uma analogia dos resultados obtidos através do jogo com a soma algébrica dos números inteiros.

Etapa II
A segunda etapa dessa proposta acontecerá na Sala Ambiente de Informática e utilizaremos o software “Viajando com a Matemática” encontrado no endereço:

http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/concurso2006/viajandomat/mat1_ativ1.swf


Este software possui três opções de atividades, todas envolvendo situações-problema com o conceito de operações com números inteiros, se possível, permita que seus alunos possam se familiarizar com todas as atividades, que abordam Fuso horário, Temperatura e Saldo Bancário.
Divida seus alunos em grupos de acordo com o número de computadores que sua escola possui, e instrua-os a optarem por uma das atividades selecionando um dos três aviões na tela inicial.
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1577/imagens/viajando_matematica_inicial.GIF

Durante a realização das atividades devemos clicar na mala para obter as informações necessárias para resolver o problema proposto, e a cada problema nos encontramos em cidades diferentes e situações diversas em quaisquer das três opções.

Etapa III
Professor, para essa terceira etapa necessitaremos de uma sala onde possa ser realizada a exibição de um filme, exibiremos um episódio da série “CyberChase”, chamado “Menor que zero”, onde os personagens se aventuram em um enorme edifício para resgatar os líderes do cyber mundo, elas descobrem que só podem mover-se entre os níveis do edifício pelas paredes exteriores de modo a transformar o edifício numa gigante régua. Eles também descobrem que existem níveis abaixo do chão e então, as crianças devem tocar no poder dos números negativos.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1577/imagens/cyberchase.jpg

 

Este episódio pode ser encontrado no youtube no endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=9d-kCe20tIw

Sempre que considerar conveniente pause o filme para realizar questionamentos a seus alunos ou mesmo investigar situações-problema apresentadas durante o filme.

 

 

 


 

Recursos Complementares
No endereço http://www.somatematica.com.br/negativos.php podemos encontrar materiais interessantes para uma pesquisa sobre a história dos números inteiros. E diversos jogos e atividades relacionadas a números inteiros no endereço: http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01038041/webfolios/grupo4/inteiros/atividades.htm
Avaliação
Durante as três etapas dessa proposta, temos momentos propícios para criação de registros para avaliação. Na primeira etapa, haverá a criação da tabela do “Jogo dos números inteiros” em grupo, assim como durante a utilização do software “Viajando com a Matemática” que nos disponibilizará notas realizadas pelos alunos durante o manuseio do mesmo, e um modo de avaliação individual pode-se dar com uma redação sobre o episódio da série “Cyberchase”. Os alunos deverão ser avaliados quanto a sua capacidade de identificar e interpretar os números inteiros presentes em diversas situações e utilizá-los na construção de argumentos, recorrendo à compreensão numérica para avaliar propostas de intervenção frente a problemas da realidade. Do mesmo modo, serão avaliadas competências de leitura e escrita deste conjunto numérico, dada uma situação problema.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

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Opiniões

  • Charles Maycon, Inst. Educ. São Francisco de Assis , Bahia - disse:
    charlesmaycon22@hotmail.com

    14/05/2011

    Cinco estrelas

    A sugestão de aula proposta aqui atende com excelência aos parâmetros de um ensino de Matemática contextualizado e interdisciplinar, envolvendo o desafio e o prazer de aprender de nossos jovens. Portanto, parabéns pela boa articulação do material nessa sugestão.


  • Felipe, =) , Paraná - disse:
    felipe.coxa@uol.com

    10/02/2011

    Cinco estrelas

    Valeu estava kerendo terminar a liçao de pesquisa e as 2 primeiras figuras ajudaram mtoooooooo!!!!! vlw


  • Claudio Ott, E. M. E. F. Dr. Berchon , Rio Grande do Sul - disse:
    claudio.ott@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente na disposição e no emprego dos recursos pedagógicos, utilizando muito bem as tecnologias de informação, fazendo um apanhado geral desse recurso e tornando a aula lúdica e agradável. Trazendo informações variadas e figurativas sobre onde números inteiros aparecem e tomam relevância no nosso dia a dia. É exatamente a linguagem que empregamos em nossas aulas, só que bem ilustrativa face aos recurssos empregados. Com a facilitação da internet às nossas aulas, pretendo empregar algo similar


  • adnilso Augusto da Silva Pinto, EEPG FILOGONIO CORREA , Mato Grosso - disse:
    adnilsoguia2008@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O professor, procurou explicar o conteúdo de diversas maneiras, dando ao aluno a oportunidade de visualizar as várias maneiras de ter a idéia dos numeros inteiros e para que se usam de acordo com o cotidiano, jogos é uma das maneiras do aluno assimilar a sua aprendizagem brincando, de uma maneira séria, com a visualização os alunos tem claro a lógica dos numeros inteiros pois, existe uma dificuldade muito grande dos educandos não assimilar os números negativos e a sua utilidade.


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