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Descobrindo os critérios de Divisibilidade com o uso da calculadora - Parte II

 

22/01/2010

Autor e Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Márcia Aparecida Mendes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Utilizar os critérios de divisibilidade por 6 e por 9 para faciliatar a divisão.

Duração das atividades
1 hora/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Divisibilidade de um número por 2.
  • Divisibilidade de um número por 3.
Estratégias e recursos da aula

1ª etapa

Divida a turma em grupos e entregue a cada um, duas tiras de cartolina. Proponha que escrevam numa delas escreva 5 exemplos de números divisíveis por 2 e na outra 5 exemplos de números divisíveis por 3. Cada grupo apresentará para o resto da turma os exemplos dados por ele, colando-os no quadro.

Nessa não permita o uso da calculadora, possibilitando que os alunos exercitem o conhecimento das divisibilidades por 2 e por 3.

2ª etapa

Nessa etapa, já com o auxílio da calculadora peça para cada grupo verificar quais dos exemplos de números escritos por eles e colados no quadro são divisíveis por 6 e quais  são os divisíveis por 9 e reorganizá-los no quadro utilizando duas colunas.

Após os grupos colarem no quadro, o professor deverá interagir com os alunos para que os mesmos cheguem à regrinha de divisibilidade, dando orientações como as sugeridas abaixo:

• Verifiquem na primeira coluna se realmente todos os números são divisíveis por 6.
• Verifiquem na segunda coluna, se realmente todos os números são divisíveis por 9.
• Verifiquem se na primeira coluna existe algum número que também é divisível por 9. Se houver escreva-o na segunda coluna, abaixo dos colados.
• Verifiquem se na segunda coluna existe algum número que também é divisível por 6. Se houver escreva-o na primeira coluna abaixo dos números colados.
• Nos números divisíveis por 6, o que podemos observar que existe de comum entre eles?
• Isso acontece também com os números divisíveis por 9? Então vejamos o que temos de comum nos números que são divisíveis por 9?
• Escrevam no caderno uma regrinha de divisibilidade por 6 e de divisibilidade por 9.

Cada grupo apresentará sua regrinha para que o professor possa verificar se ficaram corretas.

3ª etapa

Os grupos escreverão 5 números para verificar quais são divisíveis por 6 e quais são divisíveis por 9 que serão trocadas entre eles.

Após todos terminarem as folhas devem ser entregue ao grupo que elaborou os números para que este faça a correção oralmente para o restante dos alunos.

Recursos Complementares

Para que os alunos tomem conhecimento de outras regrinhas de divisibilidade, como sugestão consulte:

http://www.malhatlantica.pt/mat/divisibilidade.htm

Avaliação

A avaliação será feita através de observação das atividades feitas pelos alunos durante todo o estudo e na verificação da correção, por parte dos alunos, da última etapa.

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