Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A BRINCADEIRA DO NADA E A FORÇA DO SILÊNCIO

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz; Fátima Rezende Naves Dias; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entrar em contato consigo mesmo através do silêncio.

- Reconhecer o prazer de aquietar-se.

- Descobrir maneiras simples de sentir-se tranqüilo/a.

- Apreender o sentido e a função do silêncio.

-Desenvolver a auto-percepção.

- Tornar-se mais atento ao aqui e agora.


Duração das atividades
Uma aula de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professora/or, a auto-percepção é uma habilidade a ser desenvolvida nas crianças quando almejamos torná-las mais responsáveis por suas atitudes. Para estimulá-la, solicitamos a observação do próprio corpo para aos poucos, ampliar a  atenção para a pecepção de sentimento e atitudes que interferem nas relaçoes interpessoais.
Nesta aula, as crianças vão ser estimuladas a prestarem atenção na respiração, no corpo que deverá ficar imóvel, nas sensações advindas da experiência vivida. Diga às crianças que a Brincadeira do Nada vai ajudá-las na percepção de simesmo, e que, à medida que vamos nos conhecendo melhor, temos melhores condições de nos relacionarmos bem conosco mesmos e com as outras pessoas. Além disso a auto percepção ajuda a desenvolver nossa capacidade de atenção.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS:

COMENTÁRIOS INICIAIS DIRIGIDOS ÀS/AOS PROFESSORAS/ES:

Professora/or, essa aula tem como motivação, propiciar às crianças uma experiência lúdica com o silêncio. Trata-se de uma experiência pouco comum na vida de nossos/as alunos/as, uma vez que a vida moderna sobrecarrega os ouvidos com sons e barulhos excessivos, contribuindo para aumentar o nível de estresse, gerando, entre outras coisas, irritabilidade e impaciência, o que por sua vez interfere negativamente nos relacionamentos humanos. É possível e desejável desenvolver práticas em sala de aula que objetivem minimizar esse estado de agitação e favoreça o convívio mais harmonioso entre as pessoas. Como educadoras/es, ensinamos prioritariamente a ação, a palavra, o movimento.  Porém, em nosso esforço de trabalhar pela paz, uma aprendizagem indispensável é a capacidade de ouvir mais atentamente o outro, de perceber-se e desenvolver a autoconsciência, de lidar melhor com emoções destrutivas que são vivenciadas em algumas situações de vida. Sem a prática do silêncio, pouca chance teremos de desenvolver atitudes pacíficas. A BRINCADEIRA DO NADA é uma prática meditativa que, ao ser apresentada às crianças como brincadeira, ganha imediatamente a adesão delas. Para obter um resultado positivo com a proposta, é preciso torná-la parte da rotina de sala de aula. É a regularidade da prática que trará os benefícios esperados.

1º Momento:

Comece a aula dizendo aos/às alunos/as  que hoje vocês vão fazer uma atividade diferente de todas que já fizeram na escola. Peça que imaginem que atividade será essa. Dê dicas para ajudá-los/as a pensar em algo próximo ao que você irá propor: para realizar essa atividade, nós vamos gastar pouquíssima energia, não será preciso mover quase nenhum músculo do nosso corpo, é uma atividade que os povos orientais fazem com frequência, essa atividade nos deixa calmos/as...

Depois de ouvir as crianças e deixá-las curiosas sobre o que vão fazer, diga-lhes que vocês vão praticar A BRINCADEIRA DO NADA.

2º Momento:

Para essa aula você precisará de um relógio de parede. As crianças deverão acompanhar a passagem do tempo estipulado para a brincadeira: vários períodos de 1min.

Posicione o relógio de modo que todas as crianças possam vê-lo. Explique- lhes que durante um minuto, todas deverão ficar quietinhas, sem mexer nenhuma parte do corpo. Só é permitido piscar e respirar e que devem procurar não pensar em nada. Oriente-as a se sentarem com a coluna ereta, com o corpo relaxado, livre de tensões. Diga-lhes ainda que se esforcem para realmente não se movimentarem, inclusive se sentirem uma coceirinha no nariz, que simplesmente esperem a coceira passar e não façam nada, pois, quando menos esperarem, a coceirinha sumirá. Com isso, as crianças começarão a desenvolver uma auto percepção e entender que a vida é dinâmica, que nossas sensações, tanto as agradáveis quanto as desagradáveis, duram um determinado tempo e vão embora.

 Após transcorrer um minuto, interrompa a atividade para avaliar o que aconteceu. Evite chamar atenção das crianças que não cumpriram o que foi solicitado. Procure ressaltar a sua observação de que algumas crianças conseguiram ficar sem se mover, apenas respiraram conforme o pedido. Assim, todas acabam se sentindo desafiadas a tentar mais uma vez e se esforçar para se manter quietas e em silêncio. Depois de repetir a brincadeira por alguns minutos, converse sobre a experiência vivida. Pergunte às crianças como se sentiram fazendo esta brincadeira e, se julgar conveniente, diga-lhes que todos os dias, no início das aulas, vocês vão fazer A BRINCADEIRA DO NADA.

Professora/or,é muito importante ouvir o que as crianças têm a dizer. Provavelmente a maioria vai descobrir por si m esmo, um sentido na at ividade. Em minha experiência, as crianças pareciam encantadas com a descoberta de que o silêncio traz uma sensação de descanso, favorece a fantasia/imaginação, proporciona uma sensação de relaxamento, etc. Minha impressão era de que muitos/as dos meus/minhas alunos/as, ainda não tinham experimentado algo parecido com aquilo que estavam vivenciando por meio da brincadeira do nada. Algumas crianças, após um tempo de prática dessa brincadeira na escola, começaram espontaneamente, a repeti-la em casa, envolvendo a família e usufruindo dos benefícios do silêncio no espaço doméstico.

3º Momento:

Solicite às crianças que expressem, por meio de desenhos, símbolos ou texto, como foi entrar em contato consigo mesmas, ficar quietas. Como se sentiram? Após o registro,solicite que cada uma por vez compartilhe com o grupo, sua produção.



Recursos Complementares

RECURSOS COMPLEMENTARES:

Professora/or, caso você se interesse por conhecer melhor os benefícios da meditação, sugiro a leitura do livro: A mente meditativa, de Daniel Goleman. Nesse livro o autor apresenta resultados de pesquisas que comprovam o benefício da prática da meditação para a saúde física, mental e emocional das pessoas.

Referência: Goleman, Daniel. A Mente Meditativa. São Paulo: Ática, 1988.

Avaliação

AVALIAÇÃO:

- Após experimentar o silêncio e a quietude e conversar sobre sensações e sentimentos ao vivenciá-los, proponha às crianças que pensem em uma definição para o silêncio. Pergunte-lhes o que é o silêncio e para que ele serve? A partir das respostas, observe se as crianças compreenderam o sentido e o valor do silêncio na vida de toda e qualquer pessoa.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 3/7 - 42.86%
  • Quatro estrelas 3/7 - 42.86%
  • Três estrelas 1/7 - 14.29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ada Marina, Col. Bat. Min. , Minas Gerais - disse:
    adissima10@yahoo.com.br

    27/08/2014

    Três estrelas

    Gostei muito da dica e vou aplicá-la amanhã em minha sala de aula.


  • davi, DAMA , Rio de Janeiro - disse:
    zorro00769@hotmail.com

    23/07/2014

    Cinco estrelas

    parabéns, ajudou bastante, como se diz toda ajuda é bem vinda, e essa sim, é uma excelente ajuda.


  • Midian, Escola Cantinho da Criança , Pernambuco - disse:
    midi_monteiro@hotmail.com

    28/09/2013

    Quatro estrelas

    Não sabia que ''a brincadeira do nada'' iria ajudar tanto!


  • Luana Rezende Brito Costa, Escola Municipal José Wilson Leite , Tocantins - disse:
    luana.gna@hotmail.com

    13/05/2013

    Quatro estrelas

    já tinha lido essa matéria antes, hoje resolvi comprar o relógio de parede. Amanhã irei apresentar essa dinâmica aos meus abençoados alunos, pois a cada dia conversam mais. Estou ansiosa para vê o resultado.


  • claudia, FUNDAÇAO OASIS , Minas Gerais - disse:
    claudiabueno2008@yahoo.com.br

    13/04/2013

    Cinco estrelas

    muito boa a dinamica , vou aproveitar e acrescentar nela que no silencio encontramos a paz e esta paz é jesus , por isso precisamos separar tempo e espaço para ficar quieto e sozinho para ouvir o coraçao e a voz de DEUS.


  • Marselli Mendes, Colégio Batista Albert Schweitzer , Bahia - disse:
    enoelimarselli@hotmail.com

    06/02/2013

    Quatro estrelas

    Achei jóia! Vou fazer amanhã com as minhas crianças, quero ver o resultado. Interessante fazer as crianças pararem um pouquinho, tem sido mais difícil a cada dia.


  • Lurdes Sá, Portugal - disse:
    lurdes_sa@portugalmail.pt

    05/03/2012

    Cinco estrelas

    Muito Interessante e Muito Bom!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.