15/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Para obter as imagens acesse o site:
http://office.microsoft.com/pt-br/clipart/download.aspx
Em nosso sistema de escrita há relações entre grafemas e fonemas que são de natureza regular contextual, isto é, dependem do contexto em que a letra ocorre. O professor pode auxiliar o aluno a construir estas regras fornecendo um conjunto de palavras em que ocorre a regularidade que pretende estudar para que os alunos tomem consciência das relações entre som e letra.
O som [g] em nossa língua pode ser grafado com a letra G ou GU dependendo da palavra em que aparece (gato, guerra, guitarra etc.).
1 - O professor poderá trabalhar inicialmente despertando a atenção para o som das palavras. Um conjunto de imagens poderá ser apresentado aos alunos para que, descubram, primeiramente o que é, e após nomear cada imagem, o professor pode desafiá-los a descobrir o som que se repete em todas elas. Pode ocorrer que os alunos venham a fazer associações e a nomear as imagens com palavras que não apresentem o som [g], por exemplo, eles podem dizer violão ao invés de guitarra, ou bicicleta ao invés de guidom. Garanta uma única nomeação, fazendo uma leitura coletiva das imagens (GATO, GUERREIRO, GALO, GUINDASTE, GOTA, GALO, GUIDOM, GAFANHOTO, GOLEIRO, GUDE - bolinha de gude). Desafie os alunos a descobrirem qual é o som que se repete em todas as palavras. É importante que o professor já tenha desenvolvido um trabalho com consciência silábica e consciência fonêmica, pois neste caso, o foco será a consciência fonêmica.
Caso os alunos percebam mais facilmente os sons parecidos das sílabas (gato e galo, goleiro e gota), mas não percebam o som [g] em todas elas, o professor poderá isolar o som inicial de cada palavra e perguntar com qual som ela começa. Em seguida o professor deverá informar: ela s começam com o som [g ]. Caso as crianças digam que começa com a letra G é muito importante que se focalize o som, dizendo que neste momento o trabalho não é pensar nas letras, mas sim no som. Após a observação do som [g] inicial, estimule os alunos a produzirem este som.
2 - Após o momento de exploração do som [g] nas palavras apresentadas, o professor poderá desafiar os alunos perguntando: que letras servem para representar o som [g]? É importante que neste momento o professor fale o som [g]e não o nome da letra G.
O professor poderá fazer uma lista no quadro de todas as palavras da atividade anterior e propor aos alunos que separem as palavras em 5 grupos e ditem para ele as que podem ser colocadas juntas. Pode-se, ainda, pedir aos alunos que digam palavras que tenham sons parecidos, formando uma lista de pelo menos 3 palavras em cada coluna.
GALO | GUERRA | GUITARRA | GOLA | GULA |
Para ajudar a observação e reflexão dos alunos, o professor poderá perguntar: que letras foram usadas para formar o GA de galo? Quantas letras foram usadas? Repetir a pergunta para cada uma das palavras das demais colunas. Antes da letra E e da letra I, que letras foram usadas? E antes das letras A, O, U, que letra foi usada? Quantas letras tem na sílaba GA de gato? E na GUE de guerra? E na GUI de guidom? Quando usamos G? Quando usamos GU?
Após a descoberta de que “Usamos a letra G se estiver na frente de A, O, U e usamos GU se estiver na frente de E e I” o professor poderá propor o registro das palavras do quadro e da regra em um cartaz e afixá-la no mural para ser consultada sempre que necessário. Pode-se também propor atividades de pesquisa em sala e/ou em casa para acrescentar novas palavras à lista ao quadro.
ADAMS, Marilyn Jager et. al. Consciência fonológica em crianças pequenas . Porto Alegre: Artmed, 2006.
CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. 5 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 16 ed. São Paulo: Ática. 2004. (Série princípios).
MORAIS,Arthur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 4 ed. São Paulo: Ática. 2008.
O professor poderá observar o uso da regra estudada nas produções de textos dos alunos e também propor ditados em que o uso de G e GU seja verificado.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/02/2014
Cinco estrelasmuito esclarecedor.
29/08/2010
Cinco estrelasTrabalho com consciência fonológica em minhas aulas e adoto o mesmo sistema de aula. Adorei.
31/03/2010
Cinco estrelasNossa , me ajudou muito na liçao de portugues muito obrigada