20/12/2009
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Elaborar um exercício de leitura de imagem a partir do ensaio crítico da autora Tereza Cristina Melo da Silveira
• Tarsila do Amaral
• Leitura de imagem
Aula 1
• Apresentar, aos alunos, slides em PowerPoint sobre o exercício de leitura de imagem da obra Boi na Floresta, de Tarsila do Amaral realizada, por Tereza Cristina Melo da Silveira no ensaio crítico, “(Des) Carneando[1] O Touro de Tarsila do Amaral: Um Ensaio Crítico permeado de alegorias e sons” (http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa01.htm)
Boi na Floresta (detalhe);
• Boi na floresta compõe na parte central a figura estilizada de um touro;
Com grandes olhos brancos;
• Corpo volumoso;
• Enormes chifres apontando para cima;
• Um touro com as patas direcionadas simultaneamente para a direita e para a esquerda, tornando-o imóvel no ambiente;
• Figuras e fundo são contrastadas por cores escuras e claras respectivamente, onde o fundo é formado por um plano côncavo que se encaixa, pousando levemente, sobre um outro plano convexo;
• Volumes verticais ocupam grande parte do espaço, sendo que um deles parece se apoiar exatamente sobre a cabeça do touro;
• As diferentes posições destes volumes, no que se refere ao limite inferior da tela, dão uma certa profundidade à cena;
• Tais volumes, bem como a figura em cores escuras e linhas horizontais inclinadas, tendem a sugestionar o olhar do observador para baixo, atribuindo um peso maior à parte inferior da obra
• Entretanto a linha curva formada pelos chifres do touro concede uma maior leveza ao quadro, equilibrando a composição em um movimento ascendente.
• A linha do horizonte inclinada para baixo é fundamental para dar um certo movimento à composição, o que não ocorreria caso fosse mais retilínea.
• Excetuando-se as formas volumosas da cabeça e do corpo do touro, a composição poderia ser resumida simplesmente em algumas linhas retas e curvas, dispostas ordenadamente na tela.
• Entretanto, as linhas prevalecem não apenas em quantidade, mas também na grande ocupação do espaço como se invadissem toda a obra.
• Solicitar, durante a apresentação em slides, que os alunos busquem em dicionário algumas palavras não compreendidas;
• Indicar, para os alunos, o endereço eletrônico de tal ensaio para que eles possam ter acesso ao seu todo;
• Dividir a sala em grupos de 6 alunos e solicitar que tragam para a próxima aula imagens de obras de Tarsila do Amaral para serem trabalhadas, tal como a apresentada nesta aula, estas imagens deverão ser xerocadas (20 cópias cada).
Aula 2
• Expor na parede da sala de aula as imagens trabalhadas por Tereza Cristina e apresentadas na aula anterior;
• Dizer aos alunos que eles realizarão , em grupo, um exercício de leitura de imagens a partir da proposta apresentada à luz do olhar de Tereza Cristina Melo da Silveira;
• Distribuir aos alunos folhas de papel sulfite, tesoura e cola;
• Explicar aos alunos que para a leitura eles deverão analisar a obra e, por meio de recortes e colagem, montar uma sequência lógica que permita uma compreensão da obra selecionada;
• Acompanhar a discussão dos grupos orientando-os em suas dúvidas e ações;
• Combinar com os alunos a socialização dos trabalhos na próxima aula.
Aula 3
• Solicitar que os grupos comecem a apresentação dos trabalhos;
• Abrir um espaço para debates e discussões sobre os trabalhos apresentados;
• Expor, na sala de aula, os trabalhos dos alunos, para que outras turmas possam apreciá-los.
• Sobre Tarsila do Amaral e suas obras ver: http://www.google.com.br/search?sourceid=navclient&hl=pt-BR&ie=UTF-8&rlz=1T4GGIH_pt-BRBR285BR286&q=obras+de+tarsila
• A avaliação se fará durante a apresentação dos exercícios de leitura de obras de Tarsila do Amaral, bem como através da análise da apresentação dos trabalhos pelos grupos.
Cinco estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/02/2014
Cinco estrelasParabéns! Ficou ótimo!
17/12/2011
Cinco estrelasGostei da forma como a obra foi detalhada, como um passo a passo, os alunos tem bastante dificuldades em fazer uma leitura de obra,mas penso que dessa maneira fica de mais fácil entendimento. Vou usar. Gostaria de receber coisas interessantes, pois moro no interiorzão e é dificil sair para me reciclar.Procuro muita coisa na internet. Se tiver por favor me envie por imail.
20/10/2011
Cinco estrelasAdorei, irá me ajudar muito!
23/09/2010
Cinco estrelasmaravilhosa. Parabéns! pela criatividade
13/04/2010
Cinco estrelasA proposta das aulas sobre a leitura de imagem a partir da obra de Tarsila do Amaral é uma ótima dica para se trabalhar nas aulas de artes. A pesar de serem 3 aulas, ela pode ser ampliada e seguir para outros caminhos - outras obras da artista, outros artistas que retratam animais etc.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente