Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com o livro: Na porta da padaria

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o gosto pela leitura.
Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.
Enriquecer o vocabulário da criança.
Sistematizar a ortografia.
Associar palavras e figuras.

Desenvolver a preocupação por uma alimentação saudável.

Duração das atividades
2 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização
Estratégias e recursos da aula

Momento 1 

Ouvir a história: Pela porta da padaria, de Ivan e Marcelo, da Editora Scipione.

Disponível em:

http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/na-porta-da-padaria

Capa do livro disponível em:
undefined

http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capas1/199/3008199.jpg

Após ouvir a história, a professora poderá apresentar o livro para os alunos verem as imagens e poderem ler.

Fazer uma leitura modelar (com entonação e pontuação)

Verificar a compreensão da história através de perguntas:

* Quem era D. Miúda?

* Onde ela estava?
* Como ela era? Quantos quiilos pesava?

*Quais dietas já tinha feito?

* O que ela comeu na padaria?
* O que aconteceu depois de tanta comilança?

* Quem tentou ajudá-la?

* A história apresentou um desfecho?

Momento 2

Convidar os alunos a escrever um desfecho para a história, contando como Dona Miúda conseguiu sair da padaria.

O texto pode ser feito individual ou coletivamente.

Caso os alunos não estejam na fase alfabética, a professora poderá escrever abaixo do texto do aluno da forma convencional.

Momento 3

 Após a escritura dos textos, pedir a alguns alunos que recontem oralmente o desfecho que propuseram.

Momento 4

 Conversar com os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável.

Momento 5

 Convidar os alunos a trazerem frutas picadas para a sala de aula a fim de fazerem uma salada de frutas bem saborosa.

Avaliação

Identificar o avanço em relação ao código escrito do aluno, baseado na atividade de escrever um desfecho para a história.

Avaliar as dificuldades de cada aluno em relação à escrita: ortografia.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.