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Jogo - Cadeias Alimentares

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos, Priscila Barbosa Peixoto, Maria Antonieta Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aplicar os conhecimentos sobre cadeia alimentar e identificar alguns seres vivos da fauna e da flora da Mata Atlântica.

Duração das atividades
2 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimento sobre as relações entre os seres vivos no Meio Ambiente (Consumidores, Produtores).

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Cadeia alimentar é a seqüência de organismos que, dentro de um ecossistema, servem de alimento um ao outro.

Na cadeia alimentar, há passagem de alimento - e, portanto, de energia - de um organismo para outro. A energia do Sol, captada pelas plantas na fotossíntese, é armazenada nas substâncias que elas produzem, como a glicose. Uma parcela dessas substâncias acaba fazendo parte do corpo das próprias plantas (raízes, caules, folhas, frutos), que servem de alimento para os herbívoros. Em seguida, esse alimento - e a energia que ele contém - é transferido para os demais elos da cadeia, até chegar aos animais da margem.

Adaptado de: http://www.editorasaraiva.com.br/eddid/CIENCIAS/explorando/5_agua_6.html

(Consultado em 25/11/09 as 16:54)

Despertar o interesse dos alunos é papel fundamental de qualquer professor, principalmente tratando-se de alunos na fase da pré-adolescência. Os métodos tradicionais, como aulas expositivas e avaliações, nem sempre são bem aceitas em sala de aula e acabam criando certa “apatia” nos alunos em relação a alguns conteúdos. Sendo assim, torna-se importante o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas com o intuito de fazer com que os alunos aprendam de uma maneira diferenciada dos métodos tr adicionais.

            Outro fator importante do aprendizado que pode não ser explorado pelas técnicas tradicionais é a “valorização” do ambiente que os alunos vivem. Em Biologia, muitos professores focam suas matérias em ecossistemas e biomas distantes da realidade do aluno. Isso acaba resultando numa compreensão incompleta dos alunos, uma vez que essa realidade é diferente daquela que eles vivem. Portanto, é necessário que se aborde e se valorize cada vez mais os ambientes que cercam a Escola, pois, antes de preservar é preciso conhecer.     

 

Estratégia

Nesta aula serão trabalhados os conceitos de cadeia alimentar através de um jogo lúdico, “Cadeias da Imaginação”. Esse jogo orienta como desenvolver uma aula de cadeias alimentares por meio de um jogo simples de respostas e perguntas.  (criado por: Emerson Batista Machado, Priscila Barbosa Peixoto, Vivian Nicolau Gonçalves e Ubirajara de Oliveira).

Atividade Prática: Brincando com as Cadeias Alimentares

Professor, nesta atividade você poderá introduzir conceitos importantes do assunto Cadeias Alimentares, através de um jogo em que os alunos conseguirão construir conhecimentos deste assunto, de forma divertida. Abaixo segue a descrição de como montar o jogo.

Como montar?

            Procure uma figura (ou várias) do bioma Mata Atlântica, e cole numa cartolina, ocupando todo o espaço. Pesquise também algumas figuras de exemplares de fauna e flora deste bioma, conforme listagem abaixo, e numere estes exemplares, sem nomeá-los. Isto será útil para que os alunos reconheçam a fauna e flora sem condicionar a nomes, ligar as imagens ao seu papel desempenhado no ambiente. Cole sobre a figura da Mata Atlântica as figuras dos exemplares, alternadamente, de acordo com o local em que cada espécie vive.

Exemplo de montagem:

Imagem retirada e modificada de

http://www.itanhaemvirtual.com.br/vale_rio_branco_26.jpg (acesso 05/12/2009)

1- Anta

2- Onça

3- Borboleta

4- Muriqui (primata)

5- Cobra

6- Angico

7- Tie-Sangue (pássaro)

8- Imbaúba

9- Centopéia

10- Decompositores (Fungos e Bactérias)

11- Mosca

12- Formiga

13- Urubu

Procure também imagens de algumas espécies exóticas (espécies não endêmicas da região), numere-as, mas não as cole no cartaz, pois estas espécies ficarão disponíveis para que você coloque, caso queira.

14- Achatina fulica (uma espécie de caracol),

15- Capim-Gordura,

16- Cipó-Chumbo. 

Depois de demonstradas as espécies, foram feitas cartas com cartolina (semelhantes a cartas de baralho) onde foram escritas perguntas sobre como as espécies, representadas por números ou figuras, se relacionam. Observe os exemplos abaixo:

                          

Não se deve colocar os nomes das espécies, pois a ideia é instigar os alunos a conhecer a flora e fauna locais. As cartas devem conter todas as relações possíveis entre 2 ou 3 espécies, sejam elas animais, vegetais ou microrganismos.

            Para incrementar, utilize as fotos de espécies exóticas, que devem ser afixadas no cartaz quando houver alguma carta perguntando: “Qual a relação entre 1 e 15?” Por exemplo. Existem 3 cartas com perguntas sobre os possíveis impactos que as espécies exóticas podem provocar no ambiente.

Regras:

            1-Dividir a turma em 4 grupos.

            2-Cada grupo deve retirar uma carta por vez.

            3-O grupo deverá, conforme a pergunta da carta, narrar uma história demonstrando a relação entre as espécies presentes na situação, ou qual o possível impacto que ela pode trazer ao ambiente.

            4-Os outros grupos avaliam a história contada como certa ou errada.

            5-O professor deve mediar a opinião dos alunos explicando se a narrativa está totalmente certa, parcialmente certa ou errada.

Narrativa certa: 15 pontos.

Parcialmente certa: 5 pontos.

Incorreta: 0 pontos.

            6-O grupo que atingir 60 pontos primeiro,  ganha o jogo.

Considerações finais:

            Esse jogo pode ser aplicado aos alunos do ensino médio ou ensino fundamental, a diferença deve estar focada na riqueza de detalhes. O professor pode facilmente adapta-lo para sua turma independe da idade de seus alunos. Os biomas podem também ser alterados assim como a espécie presente nele, o exemplo usado foi a Mata Atlântica, pois se encontra muito próximo da região onde vivemos, porém pode estar distante de outras. Além disso, é possível abordar outros biomas como o Cerrado e Caatinga ou mesmo a Floresta Amazônica.

            O jogo pode ser usado no começo do módulo de cadeias alimentares, interações ecológicas ou mesmo na aula do bioma utilizado com o intuito de introduzir a matéria à turma. Ou pode ser utilizado no fim dos módulos citados acima como forma de fixação dos conteúdos ministrados, ou na forma de avaliação (professor observará quais alunos são mais participativos, quais grupos apresentaram melhores argumentos e quais grupos tiveram maior dificuldade).

            Outro importante ponto do jogo é demonstrar algumas espécies que vivem nos biomas brasileiros, como eles se relacionam e como a introdução de espécies exóticas pode ser agressiva a esses ambientes. É importante salientar que os seres vivos vivem em estreita relação e que qualquer alteração pode provocar profundas alterações em sua maneira de viver.

Figuras utilizadas

Imagem retirada e modificada de http://modaescandinava.files.wordpress.com/2009/01/falsa_coral_1_2.jpg (acesso 05/12/2009)

 

Imagem retirada e modificada de http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/158_biologo_amazonia/1162156_galeria_bio_anta_anao.jpg (acesso 05/12/2009)

 

Imagem retirada e modificada de http://3.bp.blogspot.com/_3M6bbVvHa9Q/SUqeZQct7GI/AAAAAAAAAFA/hCyfPBLL-_U/s320/bacteria5.jpg (acesso 05/12/2009)

Imagem retirada e modificada de http://populo.weblog.com.pt/arquivo/borboleta.jpg (acesso 05/12/2009)

Imagem retirada de http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fa/Centopeia1.jpeg (acesso 05/12/2009)

 

Imagem retirada e modificada de http://www.agplast.com.br/admin/img/formiga.jpg (acesso 05/12/2009)

 

Imagem retirada de http://ipt.olhares.com/data/big/100/1003995.jpg (acesso 05/12/2009)

 

Imagem retirada de http://2.bp.blogspot.com/_PA3qarfuMMI/Sac9bH00GZI/AAAAAAAAB-c/TszPKUBKt1g/s400/mosca21.jpg (acesso 05/12/2009)

 

Imagem retirada e modificada de https://www.furb.br/especiais/download/173824-600107/muriqui.png (acesso 05/12/2009)

Imagem retirada e modificada de http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/onca_pintada.gif (acesso 05/12/2009)

Imagem retirada e modificada de http://raulmarinhog.files.wordpress.com/2008/12/urubu1.jpg (acesso 05/12/2009)

Imagem retirada e modificada de http://meridio.files.wordpress.com/2009/05/tie.jpg (acesso 05/12/2009)

Recursos Complementares

A reportagem da Super Interessante “Bobeou, virou comida” aborda as cadeias alimentares que acontecem no mar, onde quase todos os animais são carnívoros e, ao mesmo tempo, presa e predador. Texto disponível em http://super.abril.com.br/mundo-animal/bobeou-virou-comida-443852.shtml (acesso 14/12/2009)

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Para garantir que todos os alunos façam associações, e não só os mais competitivos e/ou participativos, após o jogo peça para que cada um faça duas associações diferentes, por escrito, utilizando os mesmos organismos da figura. Se quiser, selecione organismos diferentes dos utilizados no jogo e direcione toda a turma a pensar nas relações existentes com os novos organismos.
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