Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Circo: o tema a partir de vários recursos no processo de alfabetização

 

21/01/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ampliar a consciência de rimas e terminações de palavras através da música.
• A partir de textos conhecidos e memorizados, localizar palavras no texto em inícios e finais de frases, em em músicas nas estrofes.
• Aprimorar a escrita alfabética.

Duração das atividades
4 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética
• Crianças que estejam iniciando a produção de uma escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Professor (a), você pode iniciar a atividade conversando com as crianças sobre o que elas sabem sobre circo. Pergunte se já foram a um circo, se gostaram e do que mais gostaram no circo.

Depois você poderá exibir às crianças o filme dos Trapalhões “Os Saltimbancos”. Caso não seja possível exibir o filme, você poderá exibir o vídeo do clip da música “Piruetas” (ver Recursos educacionais adicionados a aula).

Converse com as crianças sobre o filme. Peça a elas que comparem suas experiências pessoais com o circo e as coisas que acontecem no circo do filme.
Você pode pedir a elas que façam o registro desta atividade em uma folha. Elas podem fazer um desenho e escreverem palavras que elas relacionam com o tema circo.

Agora vocês podem cantar a música “Piruetas”. Se for possível, você pode ampliar a letra da música, talvez em tamanho A3. Ela é um pouco longa e talvez seja interessante ajudar as crianças a memorizarem somente as primeiras partes da música.

Piruetas : Chico Buarque

Uma pirueta
Duas piruetas
Bravo, bravo
Superpiruetas
Ultrapiruetas
Bravo, bravo
Salta sobre
A arquibancada
E tomba de nariz
Que a moçada
Vai pedir bis
Que a moçada
Vai pedir bis

Quatro cambalhotas
Cinco cambalhotas
Bravo, bravo
Arequicambalhotas
Hipercambalhotas
Bravo, bravo
Rompe a lona
Beija as nuvens
Tomba de nariz
Que os jovens
Vão pedir bis
Que os jovens
Vão pedir bis

No intervalo
Tem cheirim de macarrão
E a barriga ronca
Mais do que um trovão
Quero um prato
Cê tá louco
Quero um pouco
Cê tá chato
Só um pedaço
Cê tá gordo
Eu te mordo
Seu palhaço
Olha o público
Cansado de esperar
O espetáculo não
Pode parar

Vinte piruetas
Trinta piruetas
Bravo, bravo
Polipiruetas
Maxipiruetas
Bravo, bravo
Sobe ao céu
Fura a calota
E tomba de bumbum
Que a patota
Grita mais um
Que a patota
Grita mais um

No intervalo
Tem cheirim de macarrão
E a barriga ronca
Mais do que um leão
Quero um prato
Cê tá louco
Quero um pouco
Cê tá chato
Só um pedaço
Cê tá gordo
Eu te mordo
Seu palhaço
Olha o público
Cansado de esperar
O espetáculo
Não pode parar

Dez mil cambalhotas
Cem mil cambalhotas
Bravo, bravo
Maxicambalhotas
Extracambalhotas
Bravo, bravo
Salta além
Da atmosfera
E cai onde cair
Que a galera
Morre de rir
Que a galera
Morre de rir

Ai, minhas costelas
Já tô vendo estrelas
Bravo, bravo
Ai, minha cachola
Não tô bom da bola
Bravo, bravo
Lona... nuvens
Tomba no hospital
Uma pirueta
Uma cabriola
Uma cambalhota
Não tô bom da bola
E o pessoal
Delira...
Maxipirulito...
Ultravioleta...
Bravo, bravo!

Agora para sistematizar o trabalho, vocês podem fazer uma pequena atividade com a letra da música.

Você pode corrigir a atividade no quadro chamando a atenção das crianças para a escrita correta das palavras e fazê-lo, cantando juntos a música.

Para finalizar, vocês podem fazer uma “Invasão de Palhaços”. Observe a atividade no Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13821

Recursos Complementares

• Aparelho de DVD e televisão ou laboratório de informática com acesso a internet.
http://www.youtube.com/watch?v=A85lIztoKAc
(link para o vídeo da música: Piruetas – Chico Buarque)

• Filme/DVD:
Título Original: Os Saltimbancos Trapalhões
País de Origem: Brasil
Gênero: Infantil / Comédia
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 1981
Estúdio/Distrib.: Europa Filmes
Direção: J.B. Tanko
• CD Os Saltimbancos Trapalhões - Chico Buarque e aparelho de som;

Avaliação

Sobre a discussão a cerca do tema circo, analise a argumentação e organização das idéias.
Observe como as crianças processam a ideia de rimas e localização no texto, fazendo observações individuais durante o trabalho com a música.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.